06/04/2022

Projeto ‘Amigo, Estou Aqui’ faz encontro sobre qualidade de vida e voluntariado

Projeto ‘Amigo, Estou Aqui’ faz encontro sobre qualidade de vida e voluntariado

Iniciativa da Secretaria de Administração busca orientar os colaboradores que estão próximos da aposentadoria para garantir mais vitalidade

A Secretaria de Administração de Suzano, por meio do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), realizou na última semana o quarto encontro da segunda edição do projeto “Amigo, Estou Aqui”. A iniciativa busca oferecer uma rede de apoio aos funcionários públicos municipais que estão em fase de aposentadoria, por meio da ampliação de diversos temas, como a qualidade de vida e o voluntariado, abordados nesta última reunião.

O projeto foi implementado em fevereiro de 2021, a fim de integrar com outras ações da pasta que seguem a premissa de proporcionar o bem-estar e mais saúde a todos os efetivos. Esta, em especial, é voltada para aqueles que estão no período entre seis e 24 meses para se aposentar e têm vínculo com o Instituto de Previdência do Município de Suzano (IPMS).

O último encontro contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, assim como do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Mogi das Cruzes. Na ocasião, os profissionais apresentaram um panorama geral sobre o entendimento da perspectiva de vida no envelhecimento, assim como alternativas para retomada das ocupações que possam contribuir com o fortalecimento do processo cognitivo e motor de cada um.

Para a titular da pasta, Cintia Renata Lira, a iniciativa é essencial para desmistificar o conceito de que a aposentadoria é sinônimo de invalidez e que o assunto deve ser abordado de forma constante. “A cada edição trabalhamos com propostas diferentes, de acordo com o perfil do grupo participante. Este último encontro foi muito produtivo para incentivá-los à prática de exercícios físicos, assim como se dispor a ajudar o próximo, por meio do voluntariado, que atualmente transforma muitas vidas”, ressalta.

O próximo encontro será realizado no dia 6 de maio e terá como proposta fomentar a reflexão sobre a velhice e os projetos de vida. Dentro deste contexto, a equipe do NAS oferece esclarecimentos e orientações, abordando também sobre os aspectos emocionais, sociais e culturais envolvidos nesta mudança.

A secretária ainda reforçou que as atividades seguem de forma remota para atender o maior número de inscritos e garantir a disseminação das informações. “Este novo modo de operação foi instituído por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e será mantido, após a avaliação e resultados positivos. Entendemos que esta é uma forma simplificada e confortável para todos participarem”, finaliza Cintia.

Outras informações podem ser obtidas na sede do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), localizado no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (rua Baruel, 501, sala 202 – Centro) e disponível no número (11) 4745- 2152, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.