24/05/2022

Programa ‘Diálogos Ambientais’ debate sobre hortas urbanas e compostagem

Programa ‘Diálogos Ambientais’ debate sobre hortas urbanas e compostagem

Encontro online contou com a participação de especialistas na temática

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CTEA/COMDEMA) realizaram na última sexta-feira (20/05) mais uma edição do programa “Diálogos Ambientais”, que visa promover a educomunicação socioambiental e o fortalecimento da relação entre a administração pública municipal e os diversos setores da sociedade civil em prol da preservação ambiental.

Desta vez, o tema foi hortas urbanas e compostagem, contando com a empreendedora socioambiental e sócia-fundadora da loja Planta Feliz Adubo Orgânico, Marina Sierra de Camargo, e a presidente e fundadora do Instituto Agroterra na Comunidade, Daniela Ribeiro. O encontro sucedeu à quarta reunião da CTEA, em celebração ao Dia do Pedagogo.

De acordo com o coordenador da CTEA, o engenheiro ambiental Allan Santos de Oliveira, o tema escolhido para a edição do projeto tem grande relevância para a área ambiental, uma vez que reforça a necessidade do aproveitamento dos resíduos orgânicos e a importância do estímulo a uma alimentação saudável, proporcionando qualidade de vida à população e, ao mesmo tempo, um meio urbano mais verde.

Na oportunidade, o encontro online via plataforma Zoom abordou o empreendedorismo socioambiental e trouxe a experiência das convidadas, por meio dos casos de sucesso da loja Planta Feliz Adubo Orgânico e do Instituto Agroterra na Comunidade, desenvolvido em Suzano em parceria com alunos da rede municipal de ensino.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, parabenizou a ação e destacou o compromisso ambiental da gestão suzanense. “É muito importante que trabalhemos a reciclagem e a reutilização de resíduos desde cedo, abordando este ciclo junto às crianças. Por isso, seguimos firmes, sempre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o Viveiro Municipal Tomoe Uemura e outros projetos amigos a fim de incentivar uma cultura de transformação”, disse.

Prefeitura Coleta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta também com o programa recém-lançado “Prefeitura Coleta” e “Coleta nas Escolas”. O trabalho visa o incentivo à coleta seletiva nos prédios e escolas municipais de Suzano, por meio da implantação de Postos de Entrega Voluntária (PEVs). A iniciativa pioneira na cidade é realizada em parceria com o Rotary Club de Suzano, a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano e as secretarias municipais de Educação e de Administração.

O principal objetivo da ação é fomentar a coleta seletiva, dispondo de orientações e PEVs, que são estruturas especialmente projetadas para receber materiais recicláveis secos e limpos.