26/08/2021

Profissionais do NAS vão até os cemitérios em nova edição do projeto ‘Trocando Ideias’

Equipe pôde acompanhar os trabalhadores nos locais onde atuam e ouvir suas demandas na segunda série de encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Administração

A Secretaria de Administração de Suzano realizou nesta quinta-feira (26/08) mais uma edição do projeto “Trocando Ideias” com trabalhadores dos cemitérios municipais da cidade. Desta vez, a equipe do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) foi até os locais onde atuam esses profissionais, a fim de conhecer os ambientes e suas demandas. Esta foi a segunda leva de encontros promovidos pela pasta, que começaram em julho e que têm como objetivo prestar apoio psicológico a este público, diretamente afetado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O projeto conta, ao todo, com a participação de 45 trabalhadores efetivos e de empresas terceirizadas, sendo 27 do Cemitério São Sebastião e do Velório Municipal, localizados no bairro Sítio São José, próximo à área central, e 18 do Cemitério São João Batista, também conhecido como Cemitério do Raffo, que fica no Parque Alvorada. Nesta quinta-feira, a diretora do NAS, Renata Paula Pires, dois psicólogos e um assistente social foram ao encontro desses profissionais durante a manhã e também no período da tarde. A atividade ocorre uma vez por mês, sendo que a próxima já está marcada para 23 de setembro.

“Como o próprio nome do projeto enfatiza, a intenção é possibilitar a esses trabalhadores uma oportunidade de fala. A pandemia afetou muitos servidores, a exemplo de quem atua na Saúde, com o atendimento de pessoas contaminadas pela Covid-19, mas também aqueles que estão no dia a dia dos cemitérios e do velório. O luto, a perda e a dor dos parentes daqueles que se foram estão muito presentes nestes locais. Por isso, a Secretaria de Administração viu a necessidade de prestar um acolhimento a essas pessoas”, explicou a diretora do NAS.

Um dos participantes é o sepultador Moisés Rodrigues da Silva, que é servidor da Prefeitura de Suzano desde 2008. Para ele, o projeto “Trocando Ideias” tem feito grande diferença para a categoria. “O trabalho realizado pelo NAS é muito importante para o aspecto psicológico do trabalhador, principalmente por causa da grande quantidade de enterros que realizamos durante a pandemia”, disse ele, referindo-se aos meses de março e abril deste ano, quando houve 264 e 333 sepultamentos, respectivamente. Desde então os números vêm caindo e julho fechou com 179.

A secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira, destacou que a intenção com o projeto é tirar o profissional do ambiente de trabalho para que ele se sinta mais à vontade para expor aquilo que deseja. Tanto que o primeiro encontro ocorreu no Viveiro Municipal Tomoe Uemura, cujo clima mais leve permitiu uma troca de ideias muito importante não só para eles como também para nós. A meta agora é que o acompanhamento seja realizado de forma permanente, dando todo o suporte necessário que garanta a saúde mental dos servidores.