26/08/2021

Profissionais do NAS vão até os cemitérios em nova edição do projeto ‘Trocando Ideias’

Profissionais do NAS vão até os cemitérios em nova edição do projeto ‘Trocando Ideias’

Equipe pôde acompanhar os trabalhadores nos locais onde atuam e ouvir suas demandas na segunda série de encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Administração

A Secretaria de Administração de Suzano realizou nesta quinta-feira (26/08) mais uma edição do projeto “Trocando Ideias” com trabalhadores dos cemitérios municipais da cidade. Desta vez, a equipe do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) foi até os locais onde atuam esses profissionais, a fim de conhecer os ambientes e suas demandas. Esta foi a segunda leva de encontros promovidos pela pasta, que começaram em julho e que têm como objetivo prestar apoio psicológico a este público, diretamente afetado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O projeto conta, ao todo, com a participação de 45 trabalhadores efetivos e de empresas terceirizadas, sendo 27 do Cemitério São Sebastião e do Velório Municipal, localizados no bairro Sítio São José, próximo à área central, e 18 do Cemitério São João Batista, também conhecido como Cemitério do Raffo, que fica no Parque Alvorada. Nesta quinta-feira, a diretora do NAS, Renata Paula Pires, dois psicólogos e um assistente social foram ao encontro desses profissionais durante a manhã e também no período da tarde. A atividade ocorre uma vez por mês, sendo que a próxima já está marcada para 23 de setembro.

“Como o próprio nome do projeto enfatiza, a intenção é possibilitar a esses trabalhadores uma oportunidade de fala. A pandemia afetou muitos servidores, a exemplo de quem atua na Saúde, com o atendimento de pessoas contaminadas pela Covid-19, mas também aqueles que estão no dia a dia dos cemitérios e do velório. O luto, a perda e a dor dos parentes daqueles que se foram estão muito presentes nestes locais. Por isso, a Secretaria de Administração viu a necessidade de prestar um acolhimento a essas pessoas”, explicou a diretora do NAS.

Um dos participantes é o sepultador Moisés Rodrigues da Silva, que é servidor da Prefeitura de Suzano desde 2008. Para ele, o projeto “Trocando Ideias” tem feito grande diferença para a categoria. “O trabalho realizado pelo NAS é muito importante para o aspecto psicológico do trabalhador, principalmente por causa da grande quantidade de enterros que realizamos durante a pandemia”, disse ele, referindo-se aos meses de março e abril deste ano, quando houve 264 e 333 sepultamentos, respectivamente. Desde então os números vêm caindo e julho fechou com 179.

A secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira, destacou que a intenção com o projeto é tirar o profissional do ambiente de trabalho para que ele se sinta mais à vontade para expor aquilo que deseja. Tanto que o primeiro encontro ocorreu no Viveiro Municipal Tomoe Uemura, cujo clima mais leve permitiu uma troca de ideias muito importante não só para eles como também para nós. A meta agora é que o acompanhamento seja realizado de forma permanente, dando todo o suporte necessário que garanta a saúde mental dos servidores.