09/06/2022

Procon Suzano orienta consumidores sobre compras online no Dia dos Namorados

Procon Suzano orienta consumidores sobre compras online no Dia dos Namorados

Clientes devem se atentar a propagandas em redes sociais e links para pagamento

No próximo domingo (12/06) comemora-se o Dia dos Namorados, uma data estratégica para o comércio, movimentando diferentes ramos do mercado. Para além do jantar romântico, a escolha do presente perfeito faz parte do roteiro tradicional dos apaixonados. Para isso, a busca no comércio eletrônico (e-commerce) se mostra como uma alternativa fácil, porém perigosa. A fim de auxiliar os consumidores e evitar golpes neste dia especial, o Procon Suzano compartilha orientações preciosas para o sucesso nas compras online.

De acordo com a diretora do órgão municipal, Daniela Itice, o e-commerce é potencializado por meio de anúncios nas redes sociais, que podem direcionar os usuários a páginas duvidosas. Por isso, antes de efetuar a compra, uma boa pesquisa sobre a reputação da loja é indispensável. Entre os principais pontos que devem ser verificados estão o CNPJ da empresa, o endereço físico e canais de contato com o cliente. Vale destacar que o site da Fundação Procon também conta com uma lista de sites não recomendados.

“Além da reputação da loja, precisamos ficar de olho no preço e nas características do produto para não adquirir uma peça falsificada. Golpes e fraudes também têm sido recorrentes durante o contato com o vendedor, por isso evite clicar em links enviados por e-mail ou WhatsApp. E, antes de realizar qualquer pagamento, principalmente via Pix ou boleto, certifique-se de que realmente é a loja que está recebendo o valor. Também não esqueça de verificar a Nota Fiscal Eletrônica, que pode ser enviada junto com o produto ou encaminhada eletronicamente, por e-mail”, alerta a diretora.

Conhecer a política de pós-venda da empresa também é necessário, assim como é recomendado evitar o cadastro do cartão de crédito em plataformas de e-commerce, a fim de se evitar clonagens. Já o arrependimento de compra é um direito previsto pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma vez que a aquisição fora do estabelecimento, pela Internet ou por telefone, pode não atender às expectativas do cliente. Neste caso, o consumidor tem até sete dias para o cancelamento da transação.

Contudo, é importante destacar que esta normativa não abrange aquisições presenciais, em loja física. “Muitas vezes, o estabelecimento comercial procede à troca do produto como gentileza e até mesmo como forma de fidelizar um potencial cliente, exceto em casos de defeito comprovado, quando se tornam obrigatórias a substituição ou a devolução do dinheiro. Nessas situações, o prazo para solucionar o problema é de 30 dias a partir da data da reclamação do consumidor”, explicou.

O Procon Suzano está localizado na rua Baruel, 126, na região central. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Também é possível entrar em contato pelo telefone (11) 4744-7322 e pelos e-mails procon@suzano.sp.gov.br e procon.atendimento@suzano.sp.gov.br.