15/03/2022

Procon segue com plantão orientativo nesta quarta-feira

Procon segue com plantão orientativo nesta quarta-feira

Operação alusiva à Semana do Consumidor ocorre na Estação Suzano, em parceria com a CPTM

O plantão orientativo do Procon Suzano na estação de trem da cidade tem prosseguimento nesta quarta-feira (16/03). A ação, das 10 às 16 horas, ocorre em alusão à Semana do Consumidor, marcada pelo Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. O trabalho liderado pelo órgão municipal conta com a parceria da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e garante à comunidade suzanense mais informação e acesso a serviços gratuitos.

O primeiro dia de trabalho na Estação Suzano (rua Prudente de Morais, nº 473 – Centro) foi marcado por movimento intenso de passageiros e transeuntes junto ao Plantão Procon, que também contou a participação de colaboradores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano), por meio da Comissão dos Direitos do Consumidor, liderada pela advogada Daniella Menezes.

Com uma equipe preparada para a atividade orientativa e abertura de reclamações, o órgão municipal segue nesta quarta-feira com a abordagem gratuita. Segundo a diretora do Procon, Daniela Itice, o acesso à informação é o primeiro passo para a garantia de direitos. “Precisamos cada vez mais difundir o Código de Defesa do Consumidor e apresentar à população, de maneira didática, caminhos que podem ser recorridos em caso de violações na relação de consumo”, explicou.

Além de sanar dúvidas e garantir informação por meio de material orientativo, as equipes do Procon também estão empenhadas em realizar a abertura de reclamações formais durante o plantão especial da Semana do Consumidor. Esse tipo de atendimento é voltado aos moradores de Suzano e para aqueles que estabeleceram relação de consumo na cidade.

Para isso, o usuário deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e todos os documentos e comprovantes relacionados ao caso da reclamação. Tais itens são necessários para que o órgão do município possa acolher a demanda e auxiliar na solução do impasse reportado pelo consumidor.

É importante lembrar que, além do Plantão Procon, que visa a realização de ações periódicas na cidade, sobretudo em datas sazonais propícias ao consumo, o órgão municipal está à disposição do público com atendimento gratuito. O Procon Suzano está localizado no número 126 da rua Baruel, na região central da cidade, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Também é possível contato pelo telefone (11) 4744-7322 / 7461 e pelo e-mail procon@suzano.sp.gov.br.