11/03/2022

Procon promove plantão orientativo na Semana do Consumidor

Procon promove plantão orientativo na Semana do Consumidor

Ação deve ocorrer na Estação Suzano, nos dias 15 e 16 de março

O Procon de Suzano promove na próxima terça e quarta-feira (15 e 16/03) um plantão orientativo na Estação Suzano (rua Prudente de Morais, nº 473 – Centro), em parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A ação será das 10 às 16 horas e ocorre em alusão à Semana do Consumidor, marcada pelo Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março.

De acordo com a diretora do Procon de Suzano, a advogada Daniela Itice, a atividade visa conscientizar a população sobre os direitos do consumidor, além de sanar dúvidas, abrir reclamações e difundir mais informação sobre o tema. Na oportunidade, as equipes devem promover panfletagem e acolher aqueles que desejam abrir reclamação formal.

Esse tipo de atendimento será voltado aos moradores de Suzano e para aqueles que estabeleceram relação de consumo na cidade. Para isso, o usuário deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e todos os documentos e comprovantes relacionados ao caso da reclamação. Segundo a diretora, os itens são necessários para que o órgão do município possa acolher a demanda e auxiliar na solução do impasse reportado pelo consumidor.

“Nosso objetivo é promover esse plantão aberto de maneira periódica na cidade, sobretudo em datas sazonais propícias ao consumo, como Dia das Mães, Natal e Black Friday, por exemplo. Esse tipo de ação nos ajuda a alcançar aqueles que sofreram algum tipo de violação de direitos na relação de consumo e garantir que todos possam sanar suas dúvidas”, explicou a diretora.

Além disso, a atividade deve contar com a distribuição de material orientativo sobre temas específicos. “Estamos preparando um material exclusivo com dicas sobre boleto fraudado, política de troca, cuidados com o cartão de crédito e ligações de telemarketing. Esses temas são recorrentes nas reclamações acolhidas pelo Procon, por isso procuramos viabilizar esse conteúdo orientativo que com certeza vai ajudar muita gente”, concluiu.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, reforçou a importância da parceria com a CPTM neste processo de difusão da informação. “Agradeço a CPTM por abrir as portas ao Procon e à Prefeitura de Suzano para a realização desse projeto tão necessário. Diariamente, milhares de pessoas circulam pela Estação Suzano, sendo um ponto estratégico para nossas atividades. Além do ‘Plantão Procon’, já fizemos neste mês de março a ação da Patrulha Maria da Penha na estação, levando mais informação às mulheres suzanenses”, relembrou.