14/09/2022

Primeira-dama prestigia abertura da ‘Semana do Lian Gong’ na prefeitura

Ação ocorreu no período da manhã e marcou a sanção da lei que institui a atividade no município

A primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, prestigiou a abertura da “Semana do Lian Gong”, em uma aula que reuniu cerca de cem pessoas, por volta das 9 horas desta quarta-feira (14), no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa. A Lei 057/2022, que instituiu a prática no calendário oficial da cidade, proposta pelo vereador Joaquim Rosa, foi sancionada pelo Executivo municipal no último sábado (10/09). O prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou os presentes pela inclusão do Lian Gong no calendário do município.

Durante a solenidade, Larissa Ashiuchi reforçou o compromisso do poder Executivo municipal em preservar e difundir essa prática chinesa tão marcante para Suzano, além de agradecer a parceria dos alunos com as causas sociais da cidade. “Em todas as campanhas que temos no Fundo Social de Solidariedade, temos a participação das alunas e equipe do Lian Gong, além de levarem essa prática para diferentes locais de forma totalmente gratuita. Tenho muito orgulho de poder ver esse trabalho de perto”, compartilhou a primeira-dama. Após a abertura, todos foram convidados a realizar a atividade corporal.

Em 2022, a prática chinesa completará 25 anos na cidade, o que evidencia uma ampla história que já marcou diferentes gerações de suzanenses. Há oito anos as atividades são geridas pela Associação Chinesa de Suzano, com apoio da prefeitura.

“O Lian Gong está presente na rotina de vários munícipes, que tornaram a prática um hábito diário. É com muita alegria que recebemos essa notícia da sanção da lei e pretendemos organizar atividades especiais para marcar a data também nos próximos anos”, pontuou o presidente da associação, Diego Tung. Ele ainda revelou que o encerramento da “Semana Lian Gong” será no dia 18 de setembro, com uma aula aberta ao público no Parque Municipal Max Feffer.

Durante a solenidade, também estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang; o presidente do Bunkyo de Suzano, Reinaldo Katsumata; e as coordenadoras do Lian Gong, Laís Tavani, Sônia Kudeken, Heloina Andrelino, Hitomi Santiago e Elisa Teruya.

Lian Gong em Suzano

Atualmente, a prática corporal chinesa é oferecida em 19 pontos da cidade, com aulas em diferentes dias e horários, que podem ser conferidos nos canais oficiais da Associação Chinesa. Entre os locais onde a prática ocorre, estão diferentes unidades de saúde, o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti, além da própria Prefeitura de Suzano.