07/04/2022

Prefeitura oferece prática oriental de relaxamento aos servidores

Prefeitura oferece prática oriental de relaxamento aos servidores

Atividades de Chi-Kung são realizadas todas as quintas-feiras a partir das 8h30 no subsolo do Paço Municipal

A Secretaria de Administração de Suzano, por meio do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), está oferecendo aulas gratuitas da prática de relaxamento Chi-Kung aos funcionários nas manhãs de quinta-feira no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa. As atividades começam às 8h30 e consistem em trabalhos de alongamento do corpo e equilíbrio mental para uma melhor qualidade de vida.

As aulas consistem em exercícios orientados por educadores sociais do NAS, unindo movimentos dos membros e do tronco com o controle respiratório para oferecer leveza e calma ao início do dia. Essa prática pode garantir uma melhoria na saúde mental e física. Interessados precisam trabalhar na administração municipal e confirmar seu desejo de participação.

Segundo a secretária municipal de Administração, Cíntia Renata Lira, o Chi-Kung é uma prática que visa o exercício da mente e do corpo, de forma a sentir os efeitos terapêuticos durante e após o processo. “São dez minutos para encontrar equilíbrio, ter calma e exercitar o corpo de uma forma leve, com repetições e um trabalho bem orientado de respiração. É um processo muito positivo que pode mudar o dia de trabalho de uma pessoa”, pontuou.

A prática tem origem chinesa, sendo uma das principais vertentes da medicina tradicional do país. Em sua concepção, os exercícios têm como função o cultivo de energia vital (do chinês, “Chi”) no corpo por meio do movimento, partindo das crenças do povo nativo do século II AC. Atualmente, o trabalho é aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) enquanto medicina integrativa, sendo indicado para pacientes ou indivíduos em condição de cansaço mental leve ou moderado.

A prática do Chi-Kung no Paço Municipal acontece a partir das 8h30. Outras informações podem ser obtidas com o NAS, pelo telefone 4745-2152, ou no site oficial da prefeitura (www.suzano.sp.gov.br).