18/08/2022

Prefeitura inicia trabalho de revitalização do viaduto Ryu Mizuno

Prefeitura inicia trabalho de revitalização do viaduto Ryu Mizuno

Estrutura receberá trabalhos artísticos nas pilastras e limpeza da área, com previsão de término para o mês de setembro

O viaduto Ryu Mizuno, que liga a região central à Vila Maria de Maggi e ao Parque Maria Helena, está recebendo trabalhos de limpeza e de revitalização da área para a implementação de novos murais artísticos. Os trabalhos têm investimento de R$ 25 mil, conquistados a partir do edital “Arte Urbana SP”, do governo do Estado, e são conduzidos pela Secretaria Municipal de Cultura junto ao setor de Manutenção e Serviços Urbanos, visando a pintura das áreas laterais de seis das nove pilastras da edificação, com artes em grafite retratando a cultura suzanense.

O serviço de restauração da área teve início neste mês de agosto, com a remoção de dejetos na área e a limpeza das estruturas, com término previsto para a segunda quinzena de agosto. Após este processo, os artistas convocados iniciam os trabalhos de desenho e pintura nas pilastras. A pasta estima que o serviço no local esteja pronto até o fim de setembro.

Ao todo, 13 artistas do município estarão encarregados das produções no viaduto: Edson Fernandes Junior, o Alemãozinho; Fabiano Galdino, o Oreia; Ítalo Raphael, o Ital; Janaina Santos, a Jana Ilustra; Vinicius Mariano, o Ripa; Jaeane Alves, a Jae; André Mendes, o Dezu; Nicolas Takaki, o Niko; José Carlos Lima, o Raça; William Azevedo, o Willo; Viviane Carneiro, a Caiçaró; Katia Kaori, a Nekotombo; e Racil Saraiva. Todos estes participam ativamente de trabalhos no município e implantarão seu próprio estilo ao retratar símbolos da cultura da cidade de Suzano e da região, como elementos da cultura japonesa, expressões das culturas indígena e afro-brasileira e as artes urbanas.

Para a coordenadora de Artes Plásticas de Suzano, Aline Baliberdin, o serviço será realizado por pessoas extremamente talentosas. “Nossa cidade tem artistas de muita qualidade técnica e originalidade, ganharmos esse prêmio do edital confirma isso. A realização destes painéis em um ponto tão importante e de acesso será um presente para Suzano”, pontuou.

Segundo o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, os murais serão mais uma das grandes expressões culturais presentes no município. “Estamos muito contentes por Suzano ter sido contemplada neste edital, onde conquistamos este valor para acrescentar mais um projeto muito interessante para embelezar nossa cidade. Tenho certeza que os suzanenses vão gostar muito do resultado”, finalizou.