23/11/2022

Prefeitura executa serviços para retirada de resíduos do rio Una

Iniciativa ocorre de modo preventivo para impedir a formação de alagamentos no entorno da Marginal do Una; ações devem durar até o fim da semana

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano deu início no último sábado (19/11) a um trabalho de limpeza do rio Una, entre as duas pistas da avenida Governador Mário Covas Junior, a Marginal do Una, para impedir que o rio fique cheio durante o período de chuvas. A iniciativa, que já ocorre normalmente ao longo do ano, ganhou um reforço antes do verão para melhorar a vazão da água e impedir o acúmulo de água.

O serviço ainda seguirá durante a semana, podendo ser ampliado até o começo de dezembro. “Nós já realizamos os trabalhos em valas e córregos de forma rotineira, mas vamos intensificar agora como meio de prevenção aos alagamentos. Suzano está há um bom tempo sem esse tipo de situação e queremos manter assim com esses trabalhos de prevenção”, destacou o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira.

As ações serão concentradas nas margens do corpo d’água, com a retirada de resíduos feita por meio de veículos como escavadeiras e pás carregadeiras e colocadas em caminhões para terem o destino correto. Nos próximos dias, também deve ocorrer a limpeza no interior da parte canalizada do rio Una. “O veículo consegue entrar no espaço removendo toda a sujeira que existe lá e depois despeja no caminhão para a retirada”, definiu o secretário.

Embora este serviço de caráter preventivo vá ocorrer de forma pontual no rio Una, a Prefeitura de Suzano, somente neste ano, já removeu de outros corpos d’água, valas e bueiros 2.276 toneladas de resíduos e entulhos. Os dados abrangem os meses entre janeiro e setembro, o que equivale a retirada de 8,36 toneladas por dia de objetos retirados, capacidade média de um caminhão basculante.

“É um trabalho que não para e que estamos reforçando com essas ações voltadas para o rio Una. O objetivo de tudo isso é impedir a formação de alagamentos com o transbordamento do rio em razão da pouca vazão da água, ocasionada por obstruções, e garantir a segurança de quem trafega e anda pela Marginal do Una”, definiu.