19/09/2017

Prefeitura de Suzano-SP promove evento “Transpondo Barreiras” nesta quinta-feira

Iniciativa tem o objetivo de valorizar as pessoas com deficiência e seus familiares, bem como prestar orientações sobre direitos e benefícios garantidos por lei; expectativa é que a ação tenha adesão de mais de 300 pessoas

Em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência a Prefeitura de Suzano-SP, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promove nesta quinta-feira (21 de setembro), no Salão Social do Suzano Futebol Clube (rua Nove de Julho, 724 – centro), o evento “Transpondo Barreiras”. A iniciativa tem como objetivo valorizar as pessoas com deficiência e seus familiares, bem como prestar orientações sobre os direitos e os benefícios garantidos por lei. A expectativa é que a ação tenha adesão de mais de 300 pessoas.

Com entrada franca, o evento terá abertura oficial às 13h30 com a participação do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, da presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, e do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Claudinei Valdemar Galo. Vereadores e demais autoridades suzanenses também são esperadas para o encontro.

Num primeiro momento, os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) vão apresentar um vídeo produzido com as famílias assistidos pelo local, visando prestar orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – programa federal de transferência de renda destinados para idosos e deficientes em situação de vulnerabilidade social.

Em seguida, uma roda de conversa entre as famílias e os técnicos da área da Assistência Social será promovida. Na oportunidade, serão discutidas questões de preconceito embasados em casos reais, além de serem compartilhadas conquistas da categoria e os direitos das pessoas com deficiência. O encontro que acontece nesta quinta-feira vai abarcar, ainda, uma capacitação para 50 motoristas de ônibus sobre como melhorar o atendimento para quem tem necessidades especiais.

Na ocasião, os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) vão promover a “Apae Arte”, com direito a uma apresentação de dança e de teatro. Já os assistidos pelo Centro de Convivência (avenida Antônio Marques Figueira, 2.222 – Vila Figueira) vão retratar as dificuldades do dia a dia de uma pessoa com deficiência por meio de uma peça teatral. O “Transpondo Barreiras” também será marcado pela posse dos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

De acordo com Galo, o evento é de suma importância, uma vez que terá a premissa de evidenciar e enaltecer a importância das pessoas com deficiência na sociedade.