19/10/2021

Prefeito vistoria etapa final da construção da nova UBS Monte Cristo

Unidade será inaugurada no próximo sábado (23/10) e deverá beneficiar mais de 4 mil pessoas da região

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou nesta terça-feira (19/10) de uma vistoria técnica na construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Monte Cristo. O local será inaugurado no próximo sábado (23/10), substituindo a antiga instalação, que é anexa à Escola Municipal Caic e tem mais de 20 anos. Com a mudança, a expectativa é de que a capacidade de acolhimento seja ampliada e possa beneficiar ainda mais moradores.

Na ocasião, o chefe do Executivo esteve acompanhado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, do assessor estratégico da pasta de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, e dos vereadores Gerice Lione e Denis Claudio da Silva, o Filho do Pedrinho do Mercado. Eles acompanharam o processo de finalização da nova unidade e também visitaram a antiga, que sediou a prestação de serviços para a região por décadas.

Construída em uma área de 2.958 metros quadrados na rua Cachoeira, a UBS será composta por 20 repartições, incluindo quatro consultórios, salas de agentes, reuniões, medicamentos, farmácia, imunização, curativo, administração, coleta, almoxarifado, central de material e esterilização, depósito de material de limpeza, recepção, espera, escovódromo, copa, jardim e estacionamento, com rampa de acesso para ambulâncias. Todas as salas são climatizadas. A obra tem investimento de R$ 1.314.376,55, sendo R$ 400 mil do Ministério da Saúde, R$ 480 mil do governo estadual, via emenda do deputado José Américo, e R$ 434.376,55 de contrapartida da Prefeitura de Suzano.

De acordo com Ishi, a novidade representa um ganho muito importante para o atendimento da região, pois a antiga unidade tinha apenas quatro consultórios, duas salas de medicação e atendimento, com uma estrutura antiga e inadequada para acolher os pacientes, inclusive sem qualquer tipo de acessibilidade. Ele explicou que no sábado será entregue um prédio completo, com destaque para os consultórios de ginecologia adaptado, de enfermagem, ginecológico e de emergência. A obra traz melhores condições para o atendimento e contribuirá muito para que seja possível ofertar um serviço ágil, diverso e de qualidade.

A responsável pela unidade, Raquel Santos Fernandes, guiou os presentes na visita técnica e destacou que, com mais espaço e estrutura, será possível ampliar os trabalhos da unidade, que atualmente já conta com 12 mil prontuários ativos. Com isso, pretende-se expandir a oferta de serviços-chave, como consultas com clínico geral, ginecologista, dentista e psicólogo, além de atendimentos de rotina e pré-natal compartilhado.

Em sua fala, Ashiuchi ressaltou a importância desta nova UBS, um marco para a região após mais de 20 anos com uma estrutura de atendimento limitada. Antes, o posto realizava cerca de 25 mil atendimentos por ano. Agora, esse número poderá chegar a 50 mil. Ele disse que o município está cada vez mais próximos da entrega e este é um momento muito significativo para toda a administração municipal, pois promoverá mais conforto e comodidade para os moradores da região, sendo um espaço totalmente adequado às suas necessidades. Para o prefeito, esse é mais um passo importante para fortalecer a rede municipal de saúde e levar cada vez mais qualidade de vida aos suzanenses.

Até a inauguração (23/10), a UBS Monte Cristo em funcionamento, anexa à escola, seguirá com a rotina de vacinas e demais exames de coleta. Apenas na sexta-feira (22/10) não haverá expediente, por causa da transferência de atividades para as novas instalações.