12/11/2021

Prefeito se reúne com equipe do Instituto de Nefrologia

Prefeito se reúne com equipe do Instituto de Nefrologia

Unidade deve ampliar gradativamente a capacidade de atendimento ao público em Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, recebeu nesta semana a equipe do Instituto de Nefrologia (Diaverum) em reunião com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e com o diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz. Na oportunidade, o grupo anunciou o plano de ampliação da capacidade de atendimento na unidade suzanense, superando 430 vagas na cidade. Ashiuchi reforçou o apoio do município e solicitou prioridade para os pacientes moradores de Suzano.

O encontro contou com a participação dos membros da Diaverum Rafael Ferreira (gerente comercial), Humberto Lugão Monteiro (gerente regional), Bianca Machado Ferreira (enfermeira responsável técnica) e Luciano Bonaldo (presidente). A clínica prevê um novo investimento de R$ 3 milhões que deve culminar na ampliação gradativa dos atendimentos na cidade.

Atualmente, a unidade suzanense oferece três turnos diários de acolhimento aos pacientes em hemodiálise, com cerca de 50 vagas cada. A expectativa é de que a ampliação chegue a ofertar de 60 a 120 vagas por turno, totalizando mais de 430 oportunidades de tratamento no município. A clínica conta com atendimento privado, por meio de convênio particular, e público, via sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, cerca de 40 pacientes suzanenses realizam hemodiálise em outras localidades, contando com o transporte sanitário. “A ampliação da quantidade de vagas no Instituto de Nefrologia de Suzano significa mais chances de conseguirmos remanejar esses pacientes para a unidade dentro do próprio município, o que seria muito bom porque o tratamento é bastante cansativo, exigindo uma rotina de três ou quatro viagens por semana. Se for possível realizar o atendimento na própria cidade vai ajudar muito os pacientes”, explicou.

O diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz, também comemorou a novidade. “A Diaverum assumiu o Instituto de Nefrologia de Suzano há pouco tempo, mas tem prestado um serviço de qualidade. Realizamos a fiscalização in loco e percebemos o cuidado da equipe com o tratamento. Sem dúvida, a ampliação do atendimento vem para agregar ainda mais à unidade”, disse.

Já o prefeito agradeceu a visita e colocou o município à disposição da clínica. “Essa é uma notícia muito boa e que nos anima bastante. Seguimos dialogando com o governo do Estado para que possamos priorizar o remanejamento dos pacientes da nossa cidade para que sejam atendidos no próprio município agora que há oportunidade de ampliação das vagas. Nosso objetivo é garantir mais qualidade de vida a essas pessoas, para que não precisem mais se deslocar até São Paulo”, destacou.