30/11/2022

Prefeito participa de encerramento de projeto na escola Marques Figueira

Evento ocorreu na tarde desta quarta-feira (30/11) e abordou a celebração da diversidade entre as pessoas, ressaltando a humanidade em todas elas

O prefeito Rodrigo Ashiuchi participou nesta quarta-feira (30/11) da finalização do projeto “Diversidade, Somos Todos Iguais” na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro da cidade, com a temática voltada para a inclusão das pessoas, mas valorizando suas diferenças. Para esta ação, alunos e professores realizaram ações durante o mês de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto; o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini; e a gestora estratégica da Educação suzanense, Renata Priscila Valencio Magalhães.

Ao longo do mês, cerca de 300 alunos do 4º ano realizaram atividades sobre a inclusão de pessoas diferentes, mas sem esquecer que uma única característica em comum: a humanidade. “É sempre bom lembrar que é a humanidade que nos faz iguais, mas nossas características nos diferenciam, o que é ótimo, porque se fossemos iguais em tudo seríamos muito chatos”, apontou Bassini.

O vice-prefeito também elogiou os trabalhos realizados pelos alunos durante o mês de novembro. “Fico muito feliz de ver todas essas crianças trabalhando desde cedo que ser diferente não é ser ruim, pelo contrário, é o que nos faz ser brasileiros. Poder contar com toda essa mistura muito nos orgulha”, apontou Walmir.

Por fim, o prefeito celebrou o projeto que está sendo realizado na escola onde ele estudou. “Fui aluno da escola Marques Figueira e me dá muita satisfação voltar aqui, já que tenho muitas recordações. Mas o que me traz hoje é poder ver que com este projeto os professores e as crianças estão semeando o respeito, espalhando o amor. Devemos ter consciência de que é preciso dispor de espaços para todas as pessoas e religiões, e poder estar na escola celebrando isso, apoiando essa diversidade, para mim é motivo de orgulho”, definiu Ashiuchi. Ainda participaram do encerramento do “Diversidade, Somos Todos Iguais” o diretor da escola, Marcos de Oliveira, e a coordenadora pedagógica da unidade, Renata Carlini.

Iniciado em março, o projeto já abordou a Copa do Mundo, festa junina, entre outros temas, com a participação de 1.180 estudantes. A ação segue no mês que vem com o encerramento oficial do ano letivo, marcado para ocorrer em 12 de dezembro. Desta vez vão participar os alunos do 5º ano.

Troféus

Além da participação, o prefeito, o vice e o secretário de Educação receberam troféus em alusão ao projeto “Copa do Mundo AMF”. A ação foi uma atividade pedagógica organizada pela direção junto ao corpo de professores para que os alunos conheçam outras culturas, aprendendo mais sobre o respeito às diferenças por meio do contato com culturas diversas, aproximando-os de novas histórias voltadas para as nações pelas quais cada sala ficou responsável.

O evento começou em 25 de outubro e terminou em 5 de novembro, também com as presenças de Ashiuchi, Walmir e Bassini. E a entrega dos troféus foi em referência às participações deles na iniciativa.