18/11/2022

Prefeito participa da celebração de três anos de funcionamento do Cravi em Suzano

Prefeito participa da celebração de três anos de funcionamento do Cravi em Suzano

Solenidade ocorreu nesta manhã de sexta-feira (18/11) no Cineteatro Wilma Bentivegna e destacou o trabalho que a unidade suzanense vem realizando no Alto Tietê

O prefeito Rodrigo Ashiuchi participou nesta sexta-feira (18/11) da celebração do aniversário de 3 anos do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi) de Suzano, inaugurado em 3 de novembro de 2019, por meio de uma parceria da administração municipal com a Secretaria de Estado de de Justiça e Cidadania, e que promove atendimento no município e demais cidades do Alto Tietê. Também participaram das comemorações os secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Governo, Alex Santos. O evento ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna, na região central da cidade, no período da manhã.

O Cravi suzanense é um dos 13 em todo o Estado e o único em toda a região, e está instalado no subsolo, nas salas 14 e 15, nas dependências do Paço Municipal, localizado na rua Baruel, 501. Somente neste ano a unidade atendeu cerca de 900 pessoas e por volta de 3 mil desde a inauguração. O funcionamento do espaço ocorre graças aos cinco funcionários que atuam no local e a gestão é realizada pela Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae). O local oferece atendimento público gratuito às vítimas de crimes violentos e seus familiares para que possam superar esses ciclos de violência e promover o acesso aos direitos dessas vítimas.

Durante pronunciamento, o prefeito destacou o trabalho realizado pelo Cravi ao longo dos anos, beneficiando os moradores de todo o Alto Tietê. “Poder contar com esse serviço em nossa cidade, sendo que ele pode ser utilizado por todos aqueles que vivem em nossa região, para mim é um motivo de orgulho. Somente quem passou por um crime violento sabe a dificuldade que é lidar com as cicatrizes, tanto físicas como emocionais, por isso rendo aqui meus elogios a esta ótima equipe que auxilia as vítimas a conseguir seguir com a vida mesmo depois de um evento que pode trazer lembranças ruins. Não é um trabalho fácil, todos estão de parabéns, assim como a Aamae, que gerencia o Cravi aqui de Suzano”, apontou Ashiuchi.

A presidente da Aamae, Silvia Rangel, apontou os serviços prestados pela unidade suzanense e elogiou o apoio dado pela Prefeitura de Suzano. “Nós conseguimos prestar um ótimo serviço na cidade e queremos aperfeiçoar ainda mais nosso atendimento para a população da região. Esse trabalho que nós realizamos aqui só é possível graças a parceria que temos com a prefeitura, que nos fornece toda a estrutura que precisamos para que o serviço possa ser muito bem prestado”.

Por fim, a coordenadora geral dos Cravis paulistas, Luane Natalle, detalhou que a unidade suzanense é uma das mais bem avaliadas do Estado. “Nós temos 13 unidades e a de Suzano é uma das que mais recebem elogios e atende todo o Alto Tietê com uma qualidade técnica impecável desde a sua inauguração”, definiu a coordenadora.

A solenidade que celebrou os três anos de atuação do Cravi ainda contou com a participação do vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; da presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Subseção Suzano e assessora jurídica do Cravi, Maria Margarida Mesquita; além dos funcionários do Cravi Suzano, Alessandra Roberta, Alan Souza, Mariana do Nascimento, Eduardo Henrique Gonzaga e Amanda Rangel.

Interessados em procurar ajuda do Cravi podem se direcionar à unidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou por meio do atendimento on-line, disponível pelo e-mail cravisuzano@justica.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 4745-2180.