18/11/2022

Prefeito participa da celebração de três anos de funcionamento do Cravi em Suzano

Solenidade ocorreu nesta manhã de sexta-feira (18/11) no Cineteatro Wilma Bentivegna e destacou o trabalho que a unidade suzanense vem realizando no Alto Tietê

O prefeito Rodrigo Ashiuchi participou nesta sexta-feira (18/11) da celebração do aniversário de 3 anos do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi) de Suzano, inaugurado em 3 de novembro de 2019, por meio de uma parceria da administração municipal com a Secretaria de Estado de de Justiça e Cidadania, e que promove atendimento no município e demais cidades do Alto Tietê. Também participaram das comemorações os secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Governo, Alex Santos. O evento ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna, na região central da cidade, no período da manhã.

O Cravi suzanense é um dos 13 em todo o Estado e o único em toda a região, e está instalado no subsolo, nas salas 14 e 15, nas dependências do Paço Municipal, localizado na rua Baruel, 501. Somente neste ano a unidade atendeu cerca de 900 pessoas e por volta de 3 mil desde a inauguração. O funcionamento do espaço ocorre graças aos cinco funcionários que atuam no local e a gestão é realizada pela Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae). O local oferece atendimento público gratuito às vítimas de crimes violentos e seus familiares para que possam superar esses ciclos de violência e promover o acesso aos direitos dessas vítimas.

Durante pronunciamento, o prefeito destacou o trabalho realizado pelo Cravi ao longo dos anos, beneficiando os moradores de todo o Alto Tietê. “Poder contar com esse serviço em nossa cidade, sendo que ele pode ser utilizado por todos aqueles que vivem em nossa região, para mim é um motivo de orgulho. Somente quem passou por um crime violento sabe a dificuldade que é lidar com as cicatrizes, tanto físicas como emocionais, por isso rendo aqui meus elogios a esta ótima equipe que auxilia as vítimas a conseguir seguir com a vida mesmo depois de um evento que pode trazer lembranças ruins. Não é um trabalho fácil, todos estão de parabéns, assim como a Aamae, que gerencia o Cravi aqui de Suzano”, apontou Ashiuchi.

A presidente da Aamae, Silvia Rangel, apontou os serviços prestados pela unidade suzanense e elogiou o apoio dado pela Prefeitura de Suzano. “Nós conseguimos prestar um ótimo serviço na cidade e queremos aperfeiçoar ainda mais nosso atendimento para a população da região. Esse trabalho que nós realizamos aqui só é possível graças a parceria que temos com a prefeitura, que nos fornece toda a estrutura que precisamos para que o serviço possa ser muito bem prestado”.

Por fim, a coordenadora geral dos Cravis paulistas, Luane Natalle, detalhou que a unidade suzanense é uma das mais bem avaliadas do Estado. “Nós temos 13 unidades e a de Suzano é uma das que mais recebem elogios e atende todo o Alto Tietê com uma qualidade técnica impecável desde a sua inauguração”, definiu a coordenadora.

A solenidade que celebrou os três anos de atuação do Cravi ainda contou com a participação do vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; da presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Subseção Suzano e assessora jurídica do Cravi, Maria Margarida Mesquita; além dos funcionários do Cravi Suzano, Alessandra Roberta, Alan Souza, Mariana do Nascimento, Eduardo Henrique Gonzaga e Amanda Rangel.

Interessados em procurar ajuda do Cravi podem se direcionar à unidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou por meio do atendimento on-line, disponível pelo e-mail cravisuzano@justica.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 4745-2180.