15/10/2021

Prefeito homenageia GCMs por atuação exemplar no Parque Max Feffer

Prefeito homenageia GCMs por atuação exemplar no Parque Max Feffer

Agentes retiraram do local um homem em comportamento agressivo que se recusou a seguir as normas sanitárias de enfrentamento à Covid-19

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ao lado do chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo, se reuniu na tarde desta quinta-feira (14/10) com um grupo de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para homenageá-los por sua postura diante de uma ocorrência no Parque Municipal Max Feffer, onde um homem desrespeitou as normas sanitárias de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A situação foi resolvida de forma pacífica e sem prejudicar o momento de recreação das pessoas presentes.

O caso aconteceu no dia 26 de setembro (domingo), data em que o equipamento público retomou o acolhimento seguro da população após cinco meses fechado. Na ocasião, um indivíduo surgiu exaltado e se recusou a seguir a norma de segurança sanitária, desacatando os funcionários e gritando com eles.

Pouco depois, ele passou pelos fiscais e invadiu o parque, em comportamento agressivo. Quatro guardas municipais que estavam próximos dali viram a cena e rapidamente interviram na situação. Eles abordaram o homem e buscaram o diálogo, tentando acalmá-lo, momento em que ele se recusou a sair do parque. A equipe então controlou a situação sem gerar tumulto nem prejudicar a tarde daqueles que se divertiam no local, e o conduziram para fora, sem uso de violência ou risco à segurança dos presentes. Após o ocorrido, eles foram elogiados pelos cidadãos que acompanharam a ação.

O chefe do Executivo destacou que a conduta deles foi exemplar. Diante de uma situação que tinha tudo para causar mais problemas e até mesmo colocar em risco a segurança dos cidadãos, os guardas agiram de forma rápida, discreta e correta, sem nenhum excessos. Com isso, foi possível garantir a segurança de todos, inclusive do indivíduo que estava em comportamento alterado. Ashiuchi os parabenizou pelo profissionalismo, dedicação e pelo trabalho extremamente importante que realizam em Suzano, estendendo os elogios à toda a corporação.

Os guardas municipais de Primeira Classe, Edmundo Gomes e Fábio Gomes, e de Terceira Classe, João Arlindo e Veronica da Paixão, foram parabenizados de forma individual por Ashiuchi e Evaristo. Estiveram presentes na homenagem o secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques, o assessor estratégico da pasta, Jefferson Ferreira dos Santos, e a comandante da GCM, Rosemary Caxito.

Marques afirmou que a pasta está preparada para lidar com este tipo de situação, sempre visando preservar a segurança e a integridade de todos os presentes. Por isso, existe uma série de procedimentos a serem seguidos, que envolvem a abordagem e o diálogo para coibir o conflito. O titular agradeceu o reconhecimento da administração municipal, exaltando não apenas a integridade e compromisso dos guardas que atuaram no local, como de toda a corporação. Ele finaliza dzendo que quando um agente é elogiado, motiva e inspira os outros a continuarem se aprimorando e prestando o melhor serviço possível à sociedade.