15/10/2021

Prefeito homenageia GCMs por atuação exemplar no Parque Max Feffer

Agentes retiraram do local um homem em comportamento agressivo que se recusou a seguir as normas sanitárias de enfrentamento à Covid-19

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ao lado do chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo, se reuniu na tarde desta quinta-feira (14/10) com um grupo de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para homenageá-los por sua postura diante de uma ocorrência no Parque Municipal Max Feffer, onde um homem desrespeitou as normas sanitárias de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A situação foi resolvida de forma pacífica e sem prejudicar o momento de recreação das pessoas presentes.

O caso aconteceu no dia 26 de setembro (domingo), data em que o equipamento público retomou o acolhimento seguro da população após cinco meses fechado. Na ocasião, um indivíduo surgiu exaltado e se recusou a seguir a norma de segurança sanitária, desacatando os funcionários e gritando com eles.

Pouco depois, ele passou pelos fiscais e invadiu o parque, em comportamento agressivo. Quatro guardas municipais que estavam próximos dali viram a cena e rapidamente interviram na situação. Eles abordaram o homem e buscaram o diálogo, tentando acalmá-lo, momento em que ele se recusou a sair do parque. A equipe então controlou a situação sem gerar tumulto nem prejudicar a tarde daqueles que se divertiam no local, e o conduziram para fora, sem uso de violência ou risco à segurança dos presentes. Após o ocorrido, eles foram elogiados pelos cidadãos que acompanharam a ação.

O chefe do Executivo destacou que a conduta deles foi exemplar. Diante de uma situação que tinha tudo para causar mais problemas e até mesmo colocar em risco a segurança dos cidadãos, os guardas agiram de forma rápida, discreta e correta, sem nenhum excessos. Com isso, foi possível garantir a segurança de todos, inclusive do indivíduo que estava em comportamento alterado. Ashiuchi os parabenizou pelo profissionalismo, dedicação e pelo trabalho extremamente importante que realizam em Suzano, estendendo os elogios à toda a corporação.

Os guardas municipais de Primeira Classe, Edmundo Gomes e Fábio Gomes, e de Terceira Classe, João Arlindo e Veronica da Paixão, foram parabenizados de forma individual por Ashiuchi e Evaristo. Estiveram presentes na homenagem o secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques, o assessor estratégico da pasta, Jefferson Ferreira dos Santos, e a comandante da GCM, Rosemary Caxito.

Marques afirmou que a pasta está preparada para lidar com este tipo de situação, sempre visando preservar a segurança e a integridade de todos os presentes. Por isso, existe uma série de procedimentos a serem seguidos, que envolvem a abordagem e o diálogo para coibir o conflito. O titular agradeceu o reconhecimento da administração municipal, exaltando não apenas a integridade e compromisso dos guardas que atuaram no local, como de toda a corporação. Ele finaliza dzendo que quando um agente é elogiado, motiva e inspira os outros a continuarem se aprimorando e prestando o melhor serviço possível à sociedade.