28/07/2022

Prefeito empossa nova gestão do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Prefeito empossa nova gestão do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Grupo é um importante apoio para fortalecimento de políticas públicas que assegurem acessibilidade e inclusão social; presidência será eleita na 1ª reunião ordinária

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, empossou na manhã desta quinta-feira (28/07) a nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, o chefe do Executivo deliberou o início das atividades dos 24 integrantes, que vão realizar a 1ª reunião ordinária para eleger o presidente da sociedade civil para representação focal da organização.

O encontro contou com a presença do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, que deu início a cerimônia endossando a importância da união de diversos profissionais e entidades na luta pela mesma causa: a dignificação dos munícipes com deficiência. De acordo com o titular da pasta, a pluralidade de conhecimentos agregados por cada conselheiro vai ampliar o debate e também enriquecer a população com o acesso a diversos serviços.

Integram a nova gestão titulares e suplentes do poder público municipal, como das secretarias de Educação, Saúde, Governo, Esportes e Lazer; e da sociedade civil organizada, com a participação de representantes de entidades de pessoas com deficiência como a Comunidade Kolping do Jardim São José; a Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (AADVIS); a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Suzano (Apae); a Fundação MGI; a Associação Paulista de Esporte Cultura e Cidadania (APECC); e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 55ª Subseção de Suzano, por meio da Comissão das Pessoas com Deficiência.

O papel do conselho municipal é de estabelecer um espaço de participação democrática para realizar ações como acompanhamento, monitoramento, avaliação e fiscalização das políticas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores da administração pública direta e indireta. A organização foi criada por meio da lei municipal nº 4.200, de 3 de dezembro de 2007, e regulamentada pelo decreto municipal nº 7.696, de maio de 2008.

Para a gestão durante o biênio 2022 a 2024, as propostas incluem dar mais visibilidade para este grupo e principalmente estabelecer uma rede de apoio e parcerias para proporcionar o acesso a serviços essenciais e atividades que promovam o bem-estar dos munícipes e seus familiares.

Em sua fala, o prefeito parabenizou os novos conselheiros e instigou o grupo a novos desafios perante os objetivos alinhados com a gestão. “A bandeira dos direitos da pessoa com deficiência é uma que sempre levanto e pela qual luto de forma muito próxima e particular. Toda vez que há oportunidade de fortalecer esta rede eu não meço esforços. Portanto, peço para que todos sejam ousados e sonhem grande, pois tenho certeza de que juntos vamos alçar voos mais distantes e muito promissores”.

Ashiuchi ainda apresentou os novos projetos que estão em andamento na cidade e destacou a contribuição do conselho. “Todos nós podemos nos tornar pessoas com deficiência ou também conhecemos alguém nesta condição. Não é um cenário distante e nem deve ser negligenciado. Reconhecemos a importância do desenvolvimento de políticas públicas e hoje é o início de uma nova caminhada em busca da garantia destes direitos”.

A primeira ação do grupo será durante a reunião ordinária para eleição do presidente que vai representar todos os conselheiros. O encontro será realizado no dia 12 de agosto (sexta-feira), às 9 horas, no Espaço dos Conselhos, localizado na rua Monsenhor Nuno, 595, no centro de Suzano.