04/01/2022

Prefeito de Suzano vistoria obras do Hospital Federal

Equipamento chegou a marca de 20% de obras concluídas; previsão é que as intervenções cheguem ao fim em dezembro de 2023

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ao lado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, vistoriou nesta terça-feira (04/01) as obras do Hospital Federal, que está sendo construído no cruzamento da rua Sete de Setembro com a avenida Senador Roberto Simonsen, no bairro Cidade Cruzeiro do Sul. O equipamento está com 20% dos trabalhos concluídos e deverá ser entregue no final de 2023.

Acompanhados do secretário municipal de Finanças, Itamar Viana; da diretora da Rede de Urgência e Emergência (RUE) de Suzano, Cíntia Steffens Watanabe; e do assessor da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Rodolfo de Matteo, as autoridades foram guiadas pelo engenheiro responsável pela obra, Davi Lopes, da Scopus Construtora, que, na oportunidade, falou das intervenções no local e explicou todo o processo de construção.

Com investimento de R$ 28.832.078,54, o local tem 8,5 mil metros quadrados de área construída, de um total de 15 mil m² de intervenção, e já passou por análise de solo por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), serviço de limpeza, topografia, implantação do canteiro de obras, terraplanagem, nivelamento do platô e o estaqueamento com 463 estacas cravadas de 16 metros de profundidade, visando dar base de sustentação. Esta última etapa, também conhecida como fundação, foi a mais complexa e demorada

Neste momento, a construção se encontra na etapa de superestrutura, com revestimento interno, tendo já recebido pilares, vigas e lajes. Até o final de 2023, quando a primeira fase for finalizada, o Hospital Regional irá dispor do serviço de pronto-socorro. “No piso térreo, teremos um PS adulto e um infantil, além do setor de ortopedia. Já no primeiro andar, contaremos com ala para exames laboratoriais; centro de diagnóstico de imagem, com Raio-X, tomografia, ressonância e ultrassonografia; e ambientes para farmácia e suporte administrativo”, detalhou Ishi.

Segundo Ashiuchi, a construção do Hospital Regional representa não só a expansão dos serviços de Saúde da cidade, mas também a preocupação do governo em garantir os direitos e a dignidade do suzanense. “Em 2017, quando assumi a gestão da prefeitura, descobri que havia sido perdida a verba para construção do hospital. Foi então que, ao lado dos deputados André do Prado e Marcio Alvino, fui a Brasília e, juntos, conquistamos a liberação dos recursos que garantiam a 1ª etapa da obra do Hospital Federal. Desde então, houve um período de tramitação documental por parte do Ministério da Saúde e autorização da Caixa Econômica Federal para o início das obras. Em seguida, houve o início efetivo da construção”, lembrou o chefe do Executivo.

O prefeito destacou também o empenho de todos para a finalização da obra. “Estamos trabalhando ao máximo para acelerar as obras. A nossa expectativa é de entregar o prédio pronto no final de 2023 ou no começo de 2024. Agradeço o secretário de Saúde, Pedro Ishi, e toda a sua equipe. Essa entrega será mais um grande marco para Suzano”, concluiu Ashiuchi.