13/04/2022

Prefeito de Suzano dá posse ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente

Prefeito de Suzano dá posse ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente

Órgão colegiado terá biênio liderado por representante da associação Luz do Amanhã

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, deu posse ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas) em reunião nesta quarta-feira (13/04). O encontro sediado no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa contou com os membros do órgão colegiado referente à gestão do biênio 2022/2024. O Conselho será presidido por Susana Rosa da Silva, representante da Associação Desportiva e Cultural “Luz do Amanhã”.

Na oportunidade, o chefe do Executivo suzanense recebeu os novos membros do conselho, sendo 16 membros titulares e 16 suplentes, em uma composição paritária entre sociedade civil e poder público municipal. A visita ao gabinete também foi acompanhada pelo secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, e pelo coordenador do Espaço dos Conselhos, Carlos Araújo.

Além da presidente Susana, o grupo tem como vice Jaqueline Mendes Ferreira, representante da Secretaria Municipal de Educação. No posto de primeira secretária está Cristina Andrea do Nascimento, representante da Comunidade Kolping São José; como segundo secretário está Edicarlos Natan Silva, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; já na tesouraria estão Helisson Bueno de Lima, do Instituto Beneficente “Viva a Vida”, e Leonilda Ferreira, da Secretaria Municipal de Cultura.

Entre as principais atividades para a gestão, o grupo prevê a continuidade do projeto “Restitua Amor”, voltado à restituição do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCA), que promove ações a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O conselho também financia e fiscaliza o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e executa, em parceria com a Fundação Itaú Social, um projeto que promove a reeducação alimentar e o combate à fome.

Além disso, outra atividade importante encabeçada pelo Comdicas é a próxima eleição dos conselheiros tutelares da cidade, prevista para acontecer em 2023. De acordo com o secretário Geraldo Garippo, o órgão colegiado cumpre papel determinante. “O Comdicas vem desempenhando um belo trabalho no município, com pessoas responsáveis e comprometidas com os objetivos do conselho. Essa alternância e diálogo constante garante êxito e total transparência nas atividades desempenhadas”, disse.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou o grupo da nova gestão e pontuou a importância do conselho para as crianças e adolescentes suzanenses. “Enquanto sociedade, é nossa missão zelar pela infância e por uma juventude saudável, com acesso à educação, ao esporte, à cultura e ao lazer de qualidade, sendo livres da violação de direitos. Nisso, o Comdicas vem para somar e fortalecer essa luta que mobiliza o poder público e diferentes entes. Agradeço o empenho do grupo, que realmente vem realizando um trabalho sério e que, com certeza, vai continuar com grande desempenho no município”.

Membros

Por parte do poder público, o Comdicas também deve contar com os seguintes membros: Regiane Borges Marques Macedo (Suplente), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Carla Navajas Quadra Andrez (Suplente), da Secretaria Municipal de Educação; Josias Ferreira Silva (Titular) e Adriana Pereira da Silva Souza (Suplente), da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; Maikel Messias Garcia Silva (Titular) e Eder Barbosa da Silva (Suplente), da Secretaria Municipal de Saúde; Joyce Ferreira da Silva (Titular) e Jessica de Lourdes de Freitas Gonçalves (Suplente), da Secretaria Municipal de Governo; Simone Felix (Suplente), da Secretaria Municipal de Cultura; Heloize Helena de Campos (Titular) e Vanessa Casemiro Cury Ribeiro (Suplente), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego; e Wanderley Pereira Costa (Titular) e Teresa Aparecida Gonçalves (Suplente), da Secretaria Municipal de Comunicação Pública.

Já entre os membros da sociedade civil organizada, o conselho ainda conta com os seguintes representantes: Edna da Silva Santos Lima, do Instituto Thadeu José de Moraes; Édiler Peter Castilho, da Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e à Crianças Esperança (Aamae); Letícia Carrelo Anraku, do Instituto Amar Holiness; Amanda Leite Pereira, da Guarda Mirim de Suzano; e Sirlei Gonçalves Norbach, do Instituto Virtutis.