24/01/2023

Prefeito de Suzano apresenta avanços da Educação em congresso da Unesco

Rodrigo Ashiuchi falou para um público de diversas nacionalidades sobre as iniciativas de sucesso aplicadas nas escolas municipais de Suzano

O prefeito Rodrigo Ashiuchi participou nesta terça-feira (24/01) do painel “Futuras Ciudades Mil de Unesco en América Latina, Caribe y el mundo”, evento que faz parte do “IX Encontro Internacional de Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade”, que está sendo realizado nesta semana no Centro Cultural Plaza, em Havana, capital de Cuba, e é apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A apresentação de Suzano ocorreu das 12h40 às 13h40, hora local (14h40 às 15h40, horário de Brasília), e contou com as participação do prefeito de Kingston, capital da Jamaica, Willians DelRoy; do prefeito da cidade Quelimane, Moçambique, Manuel de Araújo; do coordenador do Comitê para América Latina e Caribe da Unesco Mil Alliance, Felipe Chivás Ortiz; e do diretor de Município de Cultura de Plaza, que integra a capital cubana, Harold Vergara Padron.

Durante o painel, Ashiuchi pôde destacar as ações realizadas em Suzano voltadas à Educação e expôs ao público as experiências de sucesso na cidade. “Tive a oportunidade nesta terça-feira de falar para diversos públicos, de vários países, das nossas experiências que deram um bom resultado e mostrar que a educação pública pode ser boa também. Expliquei que ao longo da minha gestão nós entregamos 22 escolas e creches e fizemos a aquisição de de 3,5 mil chromebooks, que se tornaram laboratórios móveis nas escolas e também servem de equipamentos aos profissionais da rede, além da implantação da plataforma israelense Matific, que contribui com o aprendizado de Matemática, o ‘Google For Education’ e a Avaliação Municipal Digital. Pude ainda destacar nossa parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a oferta de bolsas de pós-graduação e MBA aos nossos educadores”, afirmou o prefeito.

Ashiuchi ainda ressaltou a retomada das aulas presenciais após o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que, em paralelo, resultou na queda de insuficiência na disciplina de matemática, de 40% para 8%, enquanto que a alfabetização subiu de 20% para 80%. “Temos mais de 28 mil estudantes, cerca de 1,5 mil professores e 101 unidades educacionais em Suzano e, para este ano, nosso objetivo é chegar a 100% da alfabetização, com apoio a todos os alunos da rede municipal, e do material que utilizamos do sistema Sesi”, detalhou.

Após a apresentação, o prefeito recebeu os cumprimentos do coordenador da Unesco e do diretor de Município de Cultura de Plaza. “É muito gratificante participar de um congresso como esse e poder mostrar para pessoas de outros países que estamos realizando um bom trabalho na Educação e que podemos avançar ainda mais neste segmento nos próximos anos. Inclusive, entreguei ao Felipe Chivás Ortiz e ao Harold Vergara Padron camisetas do Suzano Vôlei e materiais informativos sobre a nossa cidade”, finalizou o chefe do Poder Executivo municipal.

O evento também contou com a participação do prefeito de Mogi das Cruzes e presidente do Consórcio de Desenvolvimentos dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Caio Cunha; e dos prefeitos de Guarulhos, Gustavo Henric, o Guti; de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale; e de Salesópolis, Vanderlon Gomes.

Além do apoio da Unesco, o congresso é realizado pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), pela Faculdade de Comunicação (FCOM) da Universidade de Havana (UH) e pelo Ministério da Cultura de Cuba, e também conta com o apoio da do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac).