28/09/2022

Prefeito assina ordem de serviço para construção do Parque Mirante do Sesc

Prefeito assina ordem de serviço para construção do Parque Mirante do Sesc

Iniciativa prevê a revitalização da estrutura da antiga caixa d’água do bairro e a criação de unidade preservação ambiental com espaço multiuso

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, assinou nesta quarta-feira (28/09) a ordem de serviço para construção do novo Parque Mirante do Sesc, às margens da avenida Katsutoshi Naito, na região norte da cidade. A iniciativa prevê a revitalização da estrutura da antiga caixa d’água do bairro, conhecida como “Pirâmide do Sesc”, além da criação de uma unidade de preservação ambiental com espaço multiuso à população. O projeto terá investimento de R$ 1.560.862,43, por meio de subsídios da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A previsão é de que a construção seja concluída até o final do primeiro semestre de 2023.

O anúncio foi feito no Cineteatro Wilma Bentivegna, em cerimônia acompanhada por moradores, representantes de entidades de classe e familiares das pessoas que darão nome às benfeitorias. A Pirâmide do Sesc homenageará o ex-vereador e ex-secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Ari Serafim Barbosa, enquanto o Parque Mirante Sesc fará referência à professora Bianca Nunes, ambas lideranças da cidade com histórico de luta pela revitalização do espaço, que compreende 124 hectares de área, o equivalente a 174 campos de futebol entre o bairro do Sesc e a Várzea do Rio Tietê.

Na oportunidade, Ashiuchi pontuou a importância do projeto enquadrado dentro da legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) e previsto no Plano Diretor da cidade (lei municipal nº 312/2017), com a expectativa de contemplar 85 mil pessoas. De acordo com estudos técnicos, a Pirâmide do Sesc poderá ser mantida na localidade do novo Parque Mirante como um monumento turístico, sendo um símbolo da região que por anos foi abastecida pela antiga caixa d’água.

Agora, a ideia é manter a estrutura revitalizada no espaço de contemplação, recebendo fachadas de vidro e pinturas artísticas que representam a história do município. Além disso, a Prefeitura de Suzano vai criar um percurso de mountain bike para treinos dos ciclistas locais, podendo ainda futuramente abrigar grandes competições. Além do viés turístico, o local também representa um novo polo de desenvolvimento econômico na região, uma vez que poderá sediar feiras, eventos e diversas atividades esportivas e culturais em uma área de 2,7 mil metros quadrados com pavimentação de bloquete intertravado.

Lembranças

“A primeira vez que estive na Pirâmide do Sesc foi com o Ari. Subimos ao topo e contemplamos nossa cidade imaginando diferentes projetos e funcionalidades que essa área poderia ter. Já a professora Bianca, sempre muito engajada na causa ambiental, costumava fazer visitas guiadas com seus alunos e também idealizava muito esse projeto que agora efetivamente tiramos do papel. Para mim é uma honra poder proporcionar isso na gestão e garantir mais essa grande entrega para a população suzanense”, disse.

Entre os familiares que acompanharam a cerimônia estiveram presentes a esposa e a filha de Ari Serafim Barbosa, Maria das Dores Ferreira Barbosa e Ana Karina Ferreira Barbosa; o marido e a mãe de Bianca Nunes, Antônio do Amaral Lima e Antônia Pereira Silva, além dos filhos Allan Nunes da Cunha, José Antônio Nunes Lima e Maria Luiza Nunes Lima.

Os vereadores Artur Takayama; Joaquim Antônio da Rosa Neto; Lazario Nazare Pedro, o Lázaro de Jesus; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt; e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, estiveram presentes.

Ainda compareceram o gerente comercial da Sabesp, Zemicindo Mendes; o diretor da Renov Pavimentação e Construção, Everson Pinheiro de Souza; o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS), Eduardo Habu; o presidente da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano), Fabrício Ciconi Tsutsui; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Maria Margarida Mesquita; o presidente do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Boa Vista, Roberto Kobayashi; entre outras autoridades.