02/05/2022

Prefeito assina ordem de contratação para gestão da UPA de Suzano

Prefeito assina ordem de contratação para gestão da UPA de Suzano

Unidade 24 horas, no Jardim Revista, será gerida por Organização Social (OS)

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, assinou na última sexta-feira (29/04) a Ordem de Contratação da Organização Social (OS) que deverá ser responsável pela gestão da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no Jardim Revista. A etapa consiste na fase anterior à abertura definitiva do equipamento inédito na cidade, com inauguração prevista para este semestre. A assinatura do documento foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e pelos deputados estadual André do Prado e federal Marcio Alvino.

Durante reunião no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, o chefe do Executivo suzanense destacou a importância da contratação, uma vez que a empresa ficará responsável pela operação da unidade. A expectativa é de que a UPA contemple todo o município, mas principalmente as famílias da região norte de Suzano, que pela primeira vez contará com um equipamento de atendimento 24 horas.

“Essa é uma grande conquista para a cidade que, graças aos deputados e aos vereadores, foi possível levar esse projeto adiante. Estamos prestes a inaugurar a unidade, mas antes precisamos celebrar a contratação de uma OS que ficará responsável pela gestão da UPA, que é um compromisso nosso com a sociedade. Trabalho sério se faz com responsabilidade, dedicação e muito esforço. A unidade é mais um legado que fica para a Saúde suzanense. Só temos a agradecer a mais esse trabalho conjunto”, disse.

O deputado federal Marcio Alvino, que destinou R$ 4,2 milhões à Saúde em abril, relembrou a luta do município para a conquista do equipamento, que vem para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no município. “O serviço será integralmente aberto à população, principalmente para os moradores da região norte da cidade, mas que poderá também acolher qualquer paciente conforme as diretrizes do nosso SUS”, reforçou Alvino.

Já o deputado estadual André do Prado apontou a UPA como um sonho para a cidade. “Me alegra ver a evolução desse projeto tão aguardado por Suzano. Essa é mais uma vitória do povo suzanense. É um grande prazer fazer parte dessa grande conquista”, destacou.

Por fim, o secretário Pedro Ishi agradeceu a atividade parlamentar, por parte dos deputados e vereadores do município. “A autorização do chamamento público é a reta final para a gente dar início ao serviço. Saúde é prioridade e a contratação é a última etapa para essa inauguração tão importante para a comunidade. Sem dúvidas, a UPA será uma revolução para a assistência na região norte”.

Estrutura

O novo equipamento vai ficar na altura do número 200 da rua Guarani, no Jardim Revista, em uma área de 940 metros quadrados, sendo o mesmo espaço que abrigaria a Clínica da Família que, por sua vez, teve o projeto remanejado para a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia, na avenida Jaguari.

Atualmente, a referência em atenção básica para a região é a nova UBS Octacilio de Carvalho Schiavi, localizada na esquina da rua Presbítero Benedito de Oliveira com a estrada Takashi Kobata, a menos de 350 metros de distância do antigo posto que vai se tornar a Clínica da Família. Assim, as três unidades de atendimento representam um avanço inédito na assistência em Saúde promovido à região norte da cidade.