05/10/2022

Portal GeoSuzano conta com novas funcionalidades

Secretaria de Planejamento Urbano apresentou ferramentas para entidades de classe nesta quarta-feira (05/10)

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação apresentou nesta quarta-feira (04/10) a nova atualização do portal de georreferenciamento de informações GeoSuzano. A plataforma, que é tida como referência quanto ao uso de Location Intelligence na gestão pública, contabiliza dez funcionalidades e 40 camadas de dados, tendo uma média de 1,2 mil acessos mensais à base de informações.

Entre os novos recursos apresentados pela pasta estão a disponibilidade do mapa de mobilidade, curvas de nível e visualização de plantas e loteamento, além de facilitar a busca por equipamentos públicos e camadas referentes ao gráfico do último Censo (2010). Outra novidade são os tutoriais de uso da plataforma, com vídeos disponíveis no canal oficial da Prefeitura de Suzano no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

De acordo com a secretaria, atualmente, o portal recebe acessos de diferentes lugares do Brasil e do mundo, garantindo mais agilidade e transparência nas informações gratuitamente disponibilizadas aos cidadãos. O GeoSuzano é uma ferramenta completa para arquitetos, engenheiros, corretores de imóveis e demais profissionais da área, favorecendo a competitividade do município e o estabelecimento de novos negócios na cidade.

O chefe da pasta, Elvis Vieira, pontuou a importância da atualização apresentada pelo coordenador do Departamento de Geotecnologias, Márcio Martins, e pelo engenheiro civil Gabriel Santana. “A ampliação da oferta de dados é um passo importante para que a cidade se torne cada dia mais inteligente. Para além da importância da plataforma para os profissionais da área, o portal democratiza a informação para que todos os cidadãos tenham acesso aos dados referentes ao municípios, além de configurar uma ferramenta complementar para as diferentes áreas da administração pública”, explicou.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, também enalteceu o trabalho desenvolvido pela pasta. “O GeoSuzano é um grande caso de sucesso, sendo referência no uso de Location Intelligence para dezenas de municípios brasileiros. Na minha visão, evoluir na tecnologia, assim como em demais áreas, só faz sentido se está melhorando a vida das famílias suzanenses. Esse é o principal objetivo da nossa gestão. Parabenizo o empenho da equipe, o projeto é um grande orgulho para Suzano”, afirmou.

A apresentação foi acompanhada pela analista de negócios da Imagem Geo Sistemas, Carolina Landin; pelo presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS), Eduardo Habu; pelo presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Suzano (Acoris), Ademilson Bernardes; pelo representante da Associação dos Arquitetos de Poá, Yuri Barbosa dos Reis; pelo representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Comdur) Elvis Godoy Alves Costa; pelo diretor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Suzano, Eugênio Zampini; pela arquiteta Tatiana Donadio Abreu; pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Suzano, Maria Margarida Mesquita; pelo presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Centro, Djalma Lessa; e pelo presidente do Conselho Municipal de Desportos, José Serafim da Silva Júnior.

Também estiveram presentes os vereadores Artur Takayama e Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt, os secretários Itamar Viana (Planejamento e Finanças), André Chiang (Meio Ambiente) e Leandro Bassini (Educação) e o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Mauro Vaz.