08/03/2022

Patrulha Maria da Penha promove ação de conscientização em Suzano

Patrulha Maria da Penha promove ação de conscientização em Suzano

Dia Internacional da Mulher foi marcado por diferentes atividades realizadas pela administração municipal

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, por meio da Patrulha Maria da Penha, realizou nesta terça-feira (08/03) uma ação especial de conscientização contra a violência doméstica. As agentes se concentraram na Estação Suzano, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e abordaram passageiras com conteúdo orientativo sobre o tema. O trabalho faz parte das atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que também pautou ações de Saúde e homenagens às servidoras da Prefeitura de Suzano.

De acordo com a comandante da GCM, Rosemary Caxito, a iniciativa junto ao público feminino visa garantir informações sobre a patrulha e a Lei Maria da Penha, além de orientar o público sobre os canais de denúncia em caso de violência. “A informação pode salvar vidas, então aproveitamos essa data marcante para reforçar um tema tão necessário. A violência doméstica e familiar existe, independentemente de classe social. Optamos por realizar essa abordagem de conscientização em um local estratégico, com um grande fluxo de pessoas, para que possamos levar a informação cada vez mais longe”, explicou.

A atividade também contou com a presença da coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jaqueline de Lima. “É importante mostrar à sociedade o serviço da patrulha, da GCM e de tantos outros órgãos empenhados na luta contra a violência em Suzano. Somos nacionalmente reconhecidos, sendo referência para inúmeros municípios. Então, as mulheres precisam saber que contam com essa rede de apoio na cidade e difundir essa informação”, disse ela, destacando o conteúdo do material distribuído.

Outra ação importante neste Dia Internacional da Mulher foi a operação de atendimento à implantação do Dispositivo Subcutâneo Contraceptivo (Implanon) para mulheres em situação de vulnerabilidade. O trabalho promovido pela Secretaria Municipal de Saúde ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria de Lourdes Cardozo Mathias, no Jardim Vitória, com dez pacientes previamente convocadas.

Segundo o chefe da pasta, Pedro Ishi, Suzano já desempenha ações e políticas voltadas aos direitos reprodutivos e planejamento familiar. No entanto, disponibilizar mais métodos é uma grande evolução. “A inserção do implante subdérmico é um método pouco utilizado, sendo Suzano o segundo município do Alto Tietê a aderir. Ampliar a escolha garante o exercício dos direitos reprodutivos, visto que no Brasil mais de 50% das gestações não planejadas resultam da falha no uso do anticoncepcional”, alertou.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, a iniciativa é um novo projeto-piloto da pasta. “Nossa intenção é ampliar essa oferta em breve para que cada dia mais possamos contemplar as mulheres que precisam e, assim, garantir os direitos e a segurança delas em relação ao planejamento familiar”.

Homenagens

As Secretarias de Manutenção e Serviços Urbanos e de Esportes e Lazer também celebraram o dia 8 de março com homenagens às servidoras. A primeira promoveu um café da manhã especial, contando com a presença do chefe da pasta, Samuel Oliveira, do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi. “Nos empenhamos em garantir um momento marcante junto às colaboradoras. Em um setor majoritariamente masculino, as mulheres fazem a diferença e merecem respeito, acima de tudo”, comentou Oliveira.

De maneira semelhante, as equipes de Esportes e Lazer promoveram um almoço às servidoras. “Para além das homenagens neste dia, queremos que todas se sintam sempre muito acolhidas e respeitadas no ambiente de trabalho. Essa é a premissa que seguimos”, explicou o secretário Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho.