08/03/2022

Patrulha Maria da Penha promove ação de conscientização em Suzano

Dia Internacional da Mulher foi marcado por diferentes atividades realizadas pela administração municipal

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, por meio da Patrulha Maria da Penha, realizou nesta terça-feira (08/03) uma ação especial de conscientização contra a violência doméstica. As agentes se concentraram na Estação Suzano, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e abordaram passageiras com conteúdo orientativo sobre o tema. O trabalho faz parte das atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que também pautou ações de Saúde e homenagens às servidoras da Prefeitura de Suzano.

De acordo com a comandante da GCM, Rosemary Caxito, a iniciativa junto ao público feminino visa garantir informações sobre a patrulha e a Lei Maria da Penha, além de orientar o público sobre os canais de denúncia em caso de violência. “A informação pode salvar vidas, então aproveitamos essa data marcante para reforçar um tema tão necessário. A violência doméstica e familiar existe, independentemente de classe social. Optamos por realizar essa abordagem de conscientização em um local estratégico, com um grande fluxo de pessoas, para que possamos levar a informação cada vez mais longe”, explicou.

A atividade também contou com a presença da coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jaqueline de Lima. “É importante mostrar à sociedade o serviço da patrulha, da GCM e de tantos outros órgãos empenhados na luta contra a violência em Suzano. Somos nacionalmente reconhecidos, sendo referência para inúmeros municípios. Então, as mulheres precisam saber que contam com essa rede de apoio na cidade e difundir essa informação”, disse ela, destacando o conteúdo do material distribuído.

Outra ação importante neste Dia Internacional da Mulher foi a operação de atendimento à implantação do Dispositivo Subcutâneo Contraceptivo (Implanon) para mulheres em situação de vulnerabilidade. O trabalho promovido pela Secretaria Municipal de Saúde ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria de Lourdes Cardozo Mathias, no Jardim Vitória, com dez pacientes previamente convocadas.

Segundo o chefe da pasta, Pedro Ishi, Suzano já desempenha ações e políticas voltadas aos direitos reprodutivos e planejamento familiar. No entanto, disponibilizar mais métodos é uma grande evolução. “A inserção do implante subdérmico é um método pouco utilizado, sendo Suzano o segundo município do Alto Tietê a aderir. Ampliar a escolha garante o exercício dos direitos reprodutivos, visto que no Brasil mais de 50% das gestações não planejadas resultam da falha no uso do anticoncepcional”, alertou.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, a iniciativa é um novo projeto-piloto da pasta. “Nossa intenção é ampliar essa oferta em breve para que cada dia mais possamos contemplar as mulheres que precisam e, assim, garantir os direitos e a segurança delas em relação ao planejamento familiar”.

Homenagens

As Secretarias de Manutenção e Serviços Urbanos e de Esportes e Lazer também celebraram o dia 8 de março com homenagens às servidoras. A primeira promoveu um café da manhã especial, contando com a presença do chefe da pasta, Samuel Oliveira, do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi. “Nos empenhamos em garantir um momento marcante junto às colaboradoras. Em um setor majoritariamente masculino, as mulheres fazem a diferença e merecem respeito, acima de tudo”, comentou Oliveira.

De maneira semelhante, as equipes de Esportes e Lazer promoveram um almoço às servidoras. “Para além das homenagens neste dia, queremos que todas se sintam sempre muito acolhidas e respeitadas no ambiente de trabalho. Essa é a premissa que seguimos”, explicou o secretário Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho.