PROGRAMA PASSE LIVRE
ESTUDANTIL DO MUNICÍPIO
DE SUZANO

 

suzano.sp.gov.br

© 2020 Passe Livre | Prefeitura de Suzano

A Quem se Destina
A Quem se Destina


O Passe Livre é um benefício semestral concedido para o uso exclusivo dos estudantes moradores do Município de Suzano que ATENDAM aos requisitos exigidos pela lei complementar que instituiu o Programa no Município de Suzano, matriculados nas modalidades de ensino:


Quando e como Solicitar
Cronograma do 2° Semestre de 2020


01 a 10 de JULHO de 2020
Período de INSCRIÇÕES (NOVOS/RECADASTRO)
Acessar a página eletrônica do Programa, clicar no botão (INSCRIÇÕES/CONSULTA) para ATUALIZAR suas informações (RECADASTRO) ou INSERIR suas informações (NOVOS).
A partir de 01 de JULHO de 2020
Período de DIGITALIZAÇÃO de documento
Acessar a página eletrônica do programa no botão (INSCRIÇÕES/CONSULTA) informar seu RG e na tela "Dados do Estudante" clicar em Enviar/Anexar Documentação para digitalizar seus documentos.
A partir de 13 de JULHO de 2020
Período de ACOMPANHAMENTO da Análise da solicitação do benefício
Após a digitalização da documentação, sua solicitação será analisada, por isso é IMPORTANTE acompanhar a evolução do seu STATUS no botão (INSCRIÇÕES/CONSULTA) na tela "Dados do Estudante".
A partir de 13 de JULHO de 2020
Período de divulgação da DATA e do LOCAL de confecção de cartão (SOMENTE PARA NOVAS SOLICITAÇÕES)
Os estudantes que estão realizando sua SOLICITAÇÃO do Passe Livre de Suzano, A PARTIR desta data, devem CONSULTAR DIARIAMENTE a página eletrônica do Programa, em (INSCRIÇÕES/CONSULTA) na tela "Dados do Estudante", até que visualize SUA DATA e LOCAL de confecção de cartão.
A partir de AGOSTO de 2020
Período de vigência do benefício para o primeiro semestre de 2020
O estudante deve RETORNAR à página eletrônica do programa uma vez por mês, verificando na tela "Dados do Estudante" o seu "STATUS", e eventuais lançamentos de "Pendências Documentais"

Documentos Necessários
Documentos Necessários


- Estudantes que estão solicitando o Passe Livre da Cidade de Suzano necessitam DIGITALIZAR os seguintes documentos, que serão utilizados para análise e comprovação dos dados informados durante a solicitação:


Curso Técnico
e Universitário

Estudante Novo

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Foto 3x4

Recadastro

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais

Ensino Fundamental I
do 1° ao 5° ano Público

Estudante Novo

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Foto 3x4
  • Declaração das Escolas Próximas de Casa Informando Não Haver Vaga

Recadastro

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Declaração das Escolas Próximas de Casa Informando Não Haver Vaga

Ensino Fundamental
e Médio Particular

Estudante Novo

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Foto 3x4
  • Declaração de Bolsista

Recadastro

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Declaração de Bolsista


Dúvidas Frequentes



  • DURANTE O PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS, MEU CARTÃO RECEBERÁ CRÉDITOS?

    Devido à recomendação dos órgãos da SAÚDE de manter-se um isolamento / distanciamento social, as diversas Instituições de Ensino suspenderam suas aulas. Nesse cenário e em cumprimento ao disposto no Decreto Municipal nº 9432/2020 de 16 de março de 2020, o Programa Passe Livre Estudantil da cidade de Suzano NÃO promoverá carregamentos durante o período de SUSPENSÃO.

  • QUANDO COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA O 2º SEMESTRE DE 2020?

    As inscrições para o 2º semestre de 2020 acontecerão entre os dias 01 a 10 de julho.

  • PRECISO ME RECADASTRAR, UMA VEZ QUE AS AULAS AINDA ESTÃO SUSPENSAS?

    SIM, realize seu RECADASTRO, gerando sua inscrição para o 2º semestre de 2020, pois assim poderá ter sua documentação digitalizada quando sua unidade escolar retornar com as aulas presenciais

  • POR QUE DIGITO MEU RG E O SISTEMA NÃO PERMITE QUE EU FAÇA MINHA INSCRIÇÃO?

    Por que você está tentando fazer sua inscrição fora do período.
    As inscrições para o 2º semestre de 2020 acontecerão entre os dias 01 a 10 de julho

  • MINHA MATRÍCULA NÃO ESTARÁ REGULARIZADA DENTRO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO, COMO DEVO PROCEDER?

    Você deve fazer sua inscrição entre os dias indicados no "cronograma", e assim que regularizar sua matrícula, acessar a página eletrônica do programa, clicar em "INSCRIÇÕES/CONSULTA", inserir seu RG e na tela "Dados do Estudante" digitalizar sua documentação

  • MINHA UNIDADE ESCOLAR IRÁ ASSINAR MEU FORMULÁRIO SOMENTE QUANDO COMEÇAR AS AULAS, O QUE DEVO FAZER?

    Aguarde a unidade escolar assinar seu formulário, e assim que estiver com todos os documentos em mãos faça a digitalização.

  • ESTOU SOLICITANDO O BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ, ONDE DEVO COMPARECER PARA FAZER A ENTREGA DOS DOCUMENTOS?

    A entrega de documentação para solicitação do Programa Passe - Livre Estudantil da cidade de Suzano deve ser feito exclusivamente através da digitalização dos seus documentos na página eletrônica do programa

  • COMO CONSIGO O FORMULÁRIO PARA LEVAR NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO?

    No período indicado no "cronograma", ao clicar em "INSCRIÇÕES/CONSULTA 2º SEMESTRE/2020", digite seu RG, inserir (NOVOS) ou atualize (RECADASTRO) suas informações. Ao terminar esse processo, você deve ler o Regulamento, clicar em "Li e concordo" para concluir sua Inscrição e ter acesso a IMPRESSÃO DO FORMULÁRIO

  • QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O BENEFÍCIO DO PROGRAMA PASSE LIVRE DE SUZANO?

    No ícone “'DOCUMENTOS NECESSÁRIOS", no site do programa, você encontra a informação de todos os documentos organizados por modalidade de ensino, separados para estudantes que estão solicitando o benefício pela primeira vez (Estudante Novo), e para estudantes que já usaram o benefício (RECADASTRO) para visualizar clique na categoria desejada.

  • CONCLUI MEU CADASTRO E JÁ IMPRIMI MEU FORMULÁRIO O QUE FAÇO AGORA?

    - Leve o Formulário até a instituição de ensino, solicite carimbo e assinatura;
    - Assine o formulário;
    - Retorne a página eletrônica do programa;
    - Clique no botão INSCRIÇÃO/CONSULTA;
    - Informe seu RG;
    - Na tela "Dados do Estudante" clique no botão "Enviar/Anexar Documentação", e anexe os seguintes documentos digitalizados:
    * Formulário de solicitação (somente folha onde contém dados do
    estudante e da instituição de ensino);
    * Folha Resumo do Cadastro Único (ou comprovante da
    entrevista no CAD)
    * RG:
    * CPF;
    * Comprovante de Endereço (atualizado no nome do estudantes ou dos
    pais)
    - Acompanhe diariamente a análise da sua solicitação através do botão "Inscrição/Consulta"

  • O QUE É A FOLHA RESUMO DO CADASTRO ÚNICO?

    É um documento emitido pelo CRAS/CADASTRO ÚNICO para que o estudante solicitante do benefício possa comprovar sua renda familiar.

  • COMO CONSIGO A FOLHA RESUMO?

    Você deve procurar o CRAS que atende seu bairro e solicitar a inclusão da sua família no CADASTRO ÚNICO, você receberá agendamento para uma entrevista.
    Aproximadamente 30 dias após essa entrevista, a FOLHA RESUMO estará disponível para você no setor do CADASTRO ÚNICO.

  • MINHA FOLHA RESUMO NÃO ESTARÁ PRONTA DENTRO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO, COMO DEVO PROCEDER?

    Você deve digitalizar no lugar da Folha Resumo o "COMPROVANTE DE PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES " (COMPROVANTE DA ENTREVISTA) e 30 dias após a entrevista retirar a Folha Resumo e fazer a substituição para não ter prejuízo em seus carregamentos.

  • ENVIEI TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS E MEU STATUS ESTÁ PENDENTE DOCUMENTAÇÃO, O QUE DEVO FAZER?

    Antes de reenviar observe a descrição de cada documentos presente na página de digitalização:

    FORMULÁRIO – Verifique se ele está assinado pelo estudante ou responsável (quando estudante menor de idade);
    - Certifique-se que a escola assinou, carimbou, respondeu e colocou data;
    - Em caso de novas solicitações certifique-se de colar a foto.

    FOLHA RESUMO – verifique se:
    * a data da entrevista está legível e se está dentro do prazo de vencimento (a partir da data da entrevista ao CAD, este documento tem validade de dois anos);
    * o estudante consta da composição familiar.

    RG – Certifique-se que na imagem a ser enviada consta nome, número do documento e foto do estudante.

    CPF – Certifique-se que na imagem a ser enviada consta número e nome do estudante.

    COMPROVANTE DE ENDEREÇO – O documento a ser enviado deve estar no nome do estudante ou de seus pais, no endereço declarado ao programa e com data recente.

  • COMO POSSO ALTERAR ALGUMA INFORMAÇÃO NO MEU FORMULÁRIO?

    O solicitante após gerar seu formulário não consegue ter acesso aos seus dados e efetuar qualquer alteração.
    Para fazer uma alteração, acesse a seção "Fale Conosco" na página eletrônica do programa, e envie uma mensagem para passelivresuz@gmail.com informando:
    - seu nome completo;
    - número do RG;
    - e a informação que precisa ser alterada.

  • NÃO CONSEGUI COMPARECER NA DATA AGENDADA PARA CONFECÇÃO DE CARTÃO, COMO DEVO PROCEDER AGORA?

    Poderá fazê-lo em outra data qualquer, após o agendamento. Comparecendo ao ESPAÇO RADIAL - Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, Terminal Norte (avenida Jorge Bei Maluf, s/n – Vila Theodoro.

  • CUMPRI A "PENDÊNCIA DOCUMENTAL" E FUI DEFERIDO, MEU CARTÃO CARREGA IMEDIATAMENTE?

    NÃO, sua recarga acontecerá no prazo de 10 a 15 dias úteis

  • ESTOU COM DIFICULDADES NA DIGITALIZAÇÃO DOS MEUS DOCUMENTOS REFERENTES AO 1º SEMESTRE DE 2020, O QUE FAZER?

    Para maiores informações sobre o cronograma de atendimento consulte a seção "Quando e Como solicitar".
    Em caso de dúvidas entre em contato no "FALE CONOSCO" ou pelo e-mail passelivresuz@gmail.com

  • NÃO CONSIGO ACESSAR O ÍCONE DO "FALE CONOSCO"

    Envie sua dúvida pelo endereço de e-mail passelivresuz@gmail.com.