PROGRAMA PASSE LIVRE
ESTUDANTIL DO MUNICÍPIO
DE SUZANO

 

suzano.sp.gov.br

© 2022 Passe Livre | Prefeitura de Suzano

A Quem se Destina
A Quem se Destina


O Passe Livre é um benefício semestral concedido para o uso exclusivo dos estudantes moradores do Município de Suzano que ATENDAM aos requisitos exigidos pela lei complementar que instituiu o Programa no Município de Suzano, matriculados nas modalidades de ensino:


Quando e como Solicitar
Cronograma do 1° Semestre de 2022


À partir de 03 de Janeiro de 2022
Período de INSCRIÇÕES (NOVOS/RECADASTRO)
Acessar a página eletrônica do Programa, clicar no botão (INSCRIÇÕES/CONSULTA) para ATUALIZAR suas informações (RECADASTRO) ou INSERIR seus dados (NOVOS).
À partir de 03 de Janeiro de 2022 ATÉ 15 de Maio de 2022
Período de DIGITALIZAÇÃO de documento
Acessar a página eletrônica do programa no botão (INSCRIÇÕES/CONSULTA) informar seu CPF e na tela "Dados do Estudante" clicar em Enviar/Anexar Documentação para digitalizar seus documentos.
À partir de 17 de Janeiro de 2022
Período de ACOMPANHAMENTO da Análise da solicitação do benefício
Após a digitalização da documentação, sua solicitação será analisada, por isso é IMPORTANTE acompanhar a evolução do seu STATUS no botão (INSCRIÇÕES/CONSULTA) na tela "Dados do Estudante".
À partir de 17 de Janeiro de 2022
Período de divulgação da DATA e do LOCAL de confecção de cartão (SOMENTE PARA NOVAS SOLICITAÇÕES)
Os estudantes que estão solicitando pela primeira vez o benefício do Programa Passe Livre de Suzano, A PARTIR desta data, devem CONSULTAR DIARIAMENTE a página eletrônica do programa em “INSCRIÇÕES/CONSULTA”, NA TELA “Dados do Estudante”, até que visualize SUA DATA DE CONFECÇÃO DE CARTÃO
À partir de Fevereiro de 2022 Até Junho de 2022
Período de vigência do benefício para o primeiro semestre de 2022
O estudante deve RETORNAR à página eletrônica do programa uma vez por mês, verificando na tela "Dados do Estudante" o seu "STATUS", e eventuais lançamentos de "Pendências Documentais"

Documentos Necessários
Documentos Necessários


- Estudantes que estão solicitando o Passe Livre da Cidade de Suzano necessitam DIGITALIZAR os seguintes documentos, que serão utilizados para análise e comprovação dos dados informados durante a solicitação:


Curso Técnico
e Universitário

Estudante Novo

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Foto 3x4

Recadastro

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais

Ensino Fundamental I
do 1° ao 5° ano Público

Estudante Novo

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Foto 3x4
  • Declaração das Escolas Próximas de Casa Informando Não Haver Vaga

Recadastro

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Declaração das Escolas Próximas de Casa Informando Não Haver Vaga

Ensino Fundamental
e Médio Particular

Estudante Novo

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Foto 3x4
  • Declaração de Bolsista

Recadastro

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Declaração de Bolsista


Dúvidas Frequentes



  • PORQUE DIGITO MEU CPF E O SISTEMA NÃO PERMITE QUE EU FAÇA MINHA INSCRIÇÃO?

    - tente novamente usando o número do seu RG / CPF (sem pontuação)

    - atualize a página eletrônica utilizando a tecla F5

  • POR QUE O SISTEMA NÃO PERMITE QUE EU FAÇA MINHA INSCRIÇÃO?

    - primeiro verifique se você esta realizando sua inscrição dentro do prazo (observe a data de inscrição no cronograma de atendimento na seção "Quando e como solicitar")

    - atualize a página utilizando a tecla F5,

  • CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO DO 1º SEMESTRE DE 2022

    De 03 á 21 Janeiro de 2022 - Período de INSCRIÇÕES

    ATÉ 15 de Maio de 2022 - Período de DIGITALIZAÇÃO de documento

    À partir de 17 de Janeiro de 2022 - Período de ACOMPANHAMENTO da Análise

    À partir de 17 de Janeiro de 2022 - Período de divulgação da DATA e do LOCAL de confecção de cartão (SOMENTE PARA NOVAS SOLICITAÇÕES)

    À partir de Fevereiro de 2022 Até Junho de 2022 - Período de vigência do benefício para o primeiro semestre de 2022

    MAIORES INFORMAÇÕES NA "SEÇÃO QUANDO E COMO SOLICITAR"

  • CONCLUI MINHA INSCRIÇÃO E JÁ IMPRIMI MEU FORMULÁRIO O QUE FAÇO AGORA?

    - Leve o Formulário até a instituição de ensino, solicite carimbo e assinatura;

    - Assine o formulário;

    - Retorne a página eletrônica do programa;
    - Clique no botão INSCRIÇÃO/CONSULTA;
    - Informe o número do documento solicitado;
    - Na tela "Dados do Estudante" clique no botão "Enviar/Anexar Documentação", e anexe os seguintes documentos digitalizados:
    * Formulário de Inscrição (folha onde contém dados do estudante e da instituição de ensino;
    * Folha Resumo do Cadastro Único;
    * RG:
    * CPF;
    * Comprovante de Endereço (atualizado no nome do estudantes ou dos pais)


    - Acompanhe diariamente a análise da sua solicitação através do botão "Inscrição/Consulta"

  • QUANDO COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA O 1º SEMESTRE DE 2022?

    A data da inscrição para o 1º SEMESTRE DE 2022 está no cronograma de atendimento na página eletrônica do programa na seção "Quando e como solicitar"

  • MINHA MATRÍCULA NÃO ESTARÁ REGULARIZADA DENTRO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO, COMO DEVO PROCEDER?

    Você deve acessar a página eletrônica do programa, clicar em "INSCRIÇÕES/CONSULTA", digitar o número do documento solicitado e realizar sua inscrição, nos dias indicados no cronograma. E assim que regularizar sua matrícula, retornar à página eletrônica do programa e na tela "Dados do Estudante" digitalizar os documentos solicitados para análise.

  • AINDA NÃO TENHO DEFINIDA A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, COMO PROCEDER PARA REALIZAR MINHA INSCRIÇÃO?

    Você deve fazer sua inscrição nos dias indicados no "cronograma", na lista de nomes de escolas temos a opção “NÃO DEFINIDA”, assim poderá concluir sua solicitação.

  • NÃO SEI QUANDO IREI FAZER MINHA MATRíCULA, O QUE DEVO FAZER?

    Faça sua inscrição nos dias indicados no "cronograma", e assim que regularizar sua matrícula, acesse a página eletrônica do programa, clique em "INSCRIÇÕES/CONSULTA", digite o número do documento solicitado e na tela "Dados do Estudante" digitalize os documentos solicitados para análise.

  • COMO POSSO ALTERAR ALGUMA INFORMAÇÃO NO MEU FORMULÁRIO?

    O solicitante após gerar seu formulário não consegue ter acesso aos seus dados e efetuar qualquer alteração. Para isso, acesse a seção "Fale Conosco" na página eletrônica do programa, ou envie uma mensagem para passe.livre@educ.suzano.sp.gov.br
    - nome completo do estudante;
    - número do CPF / RG;
    - e todas informações que precisam ser alteradas.

  • PRECISO FAZER MINHA SOLICITAÇÃO UMA VEZ QUE MINHAS AULAS AINDA ESTÃO SUSPENSAS?

    SIM. Realize sua solicitação, gerando sua inscrição para o 1º semestre de 2022, nos dias indicados no "cronograma" assim poderá digitalizar sua documentação quando sua unidade escolar retornar com as aulas presenciais.

  • COMO SERÁ FEITA A COMPROVAÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PARA A COMPRA DOS CRÉDITOS?

    Quando o estudante realizar sua solicitação, no “Formulário de Inscrição”, a Instituição Escolar informará sobre as Aulas Presenciais. E também no ícone “Legislação” o estudante encontra disponível para download, a Declaração de aulas Presenciais a ser preenchida pela instituição de ensino, possibilitando assim sua impressão.

  • MINHA UNIDADE ESCOLAR IRÁ ASSINAR O MEU FORMULÁRIO SOMENTE QUANDO COMEÇAR AS AULAS, O QUE DEVO FAZER?

    Você deve fazer sua inscrição nos dias indicados no "cronograma". Aguardar a unidade escolar assinar seu formulário, para fazer a digitalização de todos os documentos solicitados para análise.

  • ESTOU SOLICITANDO O BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ, ONDE DEVO COMPARECER PARA FAZER A ENTREGA DOS DOCUMENTOS?

    A entrega da documentação para solicitação do Programa Passe - Livre Estudantil da cidade de Suzano é feita exclusivamente através da digitalização dos mesmos na página eletrônica do programa.

  • COMO CONSIGO O FORMULÁRIO PARA LEVAR NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO?

    O estudante tem acesso ao formulário ao concluir sua inscrição quando clicar em “Li e concordo” na tela que apresenta o regulamento que rege o programa, neste momento o sistema libera a impressão do formulário. Clicando no botão "Salvar/ Imprimir" (neste momento você imprime o formulário ou salvar para imprimir quando e onde puder)

  • COMO TER CERTEZA QUE MINHA INSCRIÇÃO FOI CONCLUÍDA?

    No período indicado no "cronograma":
    - clique em "INSCRIÇÕES/CONSULTA 1º SEMESTRE/2022",
    - digite o número do documento solicitado;
    - o estudante visualiza dois botões “cadastrar” (NOVOS) ou “atualizar dados” (RECADASTRO),
    - o estudante deve então cadastrar seus dados pessoais e escolares, ou atualizar as informações cadastrais apresentadas pelo sistema,
    - na tela do Regulamento, ler o documento apresentado,
    - clicar em "Li e concordo",
    - agora clicar em “SALVAR / IMPRIMIR” seu formulário,
    - PRONTO sua inscrição está concluída (obs: é necessário clicar em “SALVAR / IMPRIMIR” para concluir sua inscrição)

  • QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O BENEFÍCIO DO PROGRAMA PASSE LIVRE DE SUZANO?

    No ícone “'DOCUMENTOS NECESSÁRIOS", você encontra a informação de todos os documentos organizados por modalidade de ensino, separados para estudantes que estão solicitando o benefício pela primeira vez (Estudante Novo), e para estudantes que já usaram o benefício (RECADASTRO), para visualizar clique na sua modalidade de ensino.

  • O QUE É A FOLHA RESUMO DO CADASTRO ÚNICO?

    É um documento emitido pelo CRAS/CADASTRO ÚNICO para que o estudante solicitante do benefício possa comprovar sua renda familiar.

  • COMO CONSIGO A FOLHA RESUMO?

    Você deve procurar o CRAS que atende seu bairro e solicitar a inclusão da sua família no CADASTRO ÚNICO, você receberá o agendamento para uma entrevista. Aproximadamente 30 dias após essa entrevista, a FOLHA RESUMO estará disponível para você no CRAS ou pelo endereço eletrônico https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico.

  • NÃO TENHO A FOLHA RESUMO, CONSIGO O BENEFÍCIO?

    A Folha Resumo é o documento usado para comprovação da Renda Familiar, sem esse documento não é possível concluir a análise documental

  • QUAL O PRAZO DA FOLHA RESUMO?

    A Folha Resumo precisa ser atualizada a cada dois anos, á partir da Data de Entrevista / Data de Atualização

  • QUAL É O VALOR DA RENDA FAMILIAR ACEITA PELO PROGRAMA

    A Renda Familiar apontada na Folha Resumo deve ser equivalente a 3 (três) salários mínimos e/ou ½ (meio) salário mínimo per capita de acordo com a Lei Complementar 226/2013

  • ENVIEI TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS E MEU STATUS ESTÁ PENDENTE DOCUMENTAÇÃO, O QUE DEVO FAZER?

    Antes de reenviar observe a descrição de cada documentos presente na página de digitalização:

    FORMULÁRIO – Verifique se ele está assinado pelo estudante ou responsável (quando estudante menor de idade);
    - Certifique-se que a escola assinou, carimbou, respondeu e colocou data;
    - Em caso de novas solicitações, certifique-se de colar a foto.

    FOLHA RESUMO – verifique se:
    * a data da entrevista está legível e se está dentro do prazo de vencimento (a partir da data da entrevista ao CAD, este documento tem validade de dois anos);
    * o estudante consta da composição familiar.

    RG - Certifique-se que na imagem a ser enviada consta nome, número do documento e foto do estudante.

    CPF – Certifique-se que na imagem a ser enviada consta número e nome do estudante.

    COMPROVANTE DE ENDEREÇO – O documento a ser enviado deve estar no nome do estudante ou de seus pais, no endereço declarado ao programa e com data recente.

  • NÃO CONSEGUI COMPARECER NA DATA AGENDADA PARA CONFECÇÃO DE CARTÃO, COMO DEVO PROCEDER AGORA?

    Poderá fazê-lo em outra data qualquer, após o agendamento. Comparecendo ao ESPAÇO RADIAL - Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, Terminal Norte (avenida Jorge Bei Maluf, s/n – Vila Theodoro.

  • CUMPRI A "PENDÊNCIA DOCUMENTAL" E FUI DEFERIDO, MEU CARTÃO CARREGA IMEDIATAMENTE?

    NÃO, sua recarga acontecerá no prazo de 10 a 15 dias úteis

  • ESTOU COM DIFICULDADES NA DIGITALIZAÇÃO DOS MEUS DOCUMENTOS REFERENTES AO 1º SEMESTRE DE 2022, O QUE FAZER?

    Os formatos dos arquivos aceitos são PDF, JPEG ou PNG, e devem ter no máximo 3 MB cada.

    Caso esteja usando celular para gerar suas imagens, uma dica é diminuir a resolução da câmera.

    Persistindo a dificuldade entre em contato no "FALE CONOSCO" ou pelo e-mail passe.livre@educ.suzano.sp.gov.br.

  • NÃO CONSIGO ACESSAR O ÍCONE DO "FALE CONOSCO"

    Envie sua dúvida pelo endereço de e-mail passe.livre@educ.suzano.sp.gov.br.