O Passe Livre é um benefício semestral concedido para o uso exclusivo dos estudantes moradores do Município de Suzano que ATENDAM aos requisitos exigidos pela lei complementar que instituiu o Programa no Município de Suzano, matriculados nas modalidades de ensino:
- Estudantes que estão solicitando o Passe Livre da Cidade de Suzano necessitam DIGITALIZAR os seguintes documentos, que serão utilizados para análise e comprovação dos dados informados durante a solicitação:
Curso Técnico
e Universitário
Estudante Novo
Recadastro
Ensino Fundamental I
do 1° ao 5° ano Público
Estudante Novo
Recadastro
Ensino Fundamental
e Médio Particular
Estudante Novo
Recadastro
POR QUE DIGITO MEU RG E O SISTEMA NÃO PERMITE QUE EU FAÇA MINHA INSCRIÇÃO?
Porque você está tentando fazer sua inscrição fora do período.
As inscrições para o 1º semestre de 2021 acontecerão entre os dias 04 a 15 de janeiro.
QUANDO COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA O 1º SEMESTRE DE 2021?
As inscrições para o 1º semestre de 2021 acontecerão entre os dias 04 a 15 de janeiro de 2021.
MINHA MATRÍCULA NÃO ESTARÁ REGULARIZADA DENTRO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO, COMO DEVO PROCEDER?
Você deve fazer sua inscrição nos dias indicados no "cronograma", e assim que regularizar sua matrícula, acessar a página eletrônica do programa, clicar em "INSCRIÇÕES/CONSULTA", inserir seu RG e na tela "Dados do Estudante" digitalizar os documentos solicitados para análise.
NÃO SEI QUANDO IREI FAZER MINHA MATRíCULA, O QUE DEVO FAZER?
Faça sua inscrição nos dias indicados no "cronograma", e assim que regularizar sua matrícula, acesse a página eletrônica do programa, clique em "INSCRIÇÕES/CONSULTA", digite seu RG e na tela "Dados do Estudante" digitalize os documentos solicitados para análise.
PRECISO FAZER MINHA SOLICITAÇÃO UMA VEZ QUE MINHAS AULAS AINDA ESTÃO SUSPENSAS?
SIM. Realize sua solicitação, gerando sua inscrição para o 1º semestre de 2021, nos dias indicados no "cronograma" assim poderá digitalizar sua documentação quando sua unidade escolar retornar com as aulas presenciais.
COMO SERÁ FEITA A COMPROVAÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PARA A COMPRA DOS CRÉDITOS?
Quando o estudante realizar sua inscrição deverá receber por e-mail o modelo de uma “Declaração de Aulas Presenciais", caso isso não aconteça no ícone “Legislação” ela está disponível para download, possibilitando assim sua impressão.
MINHA UNIDADE ESCOLAR IRÁ ASSINAR O MEU FORMULÁRIO SOMENTE QUANDO COMEÇAR AS AULAS, O QUE DEVO FAZER?
Você deve fazer sua inscrição nos dias indicados no "cronograma". Aguardar a unidade escolar assinar seu formulário, para fazer a digitalização de todos os documentos solicitados para análise.
ESTOU SOLICITANDO O BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ, ONDE DEVO COMPARECER PARA FAZER A ENTREGA DOS DOCUMENTOS?
A entrega da documentação para solicitação do Programa Passe - Livre Estudantil da cidade de Suzano é feita exclusivamente através da digitalização dos mesmos na página eletrônica do programa.
COMO CONSIGO O FORMULÁRIO PARA LEVAR NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO?
O estudante tem acesso ao formulário quando terminar sua inscrição e clicar em “Li e concordo” no Regulamento, neste momento o sistema libera a impressão do formulário, clicando no botão "Salvar/ Imprimir" (neste momento você imprimi o formulário ou salva para imprimir quando e onde puder)
COMO TER CERTEZA QUE MINHA INSCRIÇÃO FOI CONCLUÍDA?
No período indicado no "cronograma":
- clique em "INSCRIÇÕES/CONSULTA 1º SEMESTRE/2021",
- digite seu RG, inserir (NOVOS) ou atualize (RECADASTRO) suas informações,
- ler o Regulamento,
- clicar em "Li e concordo"
- agora em “SALVAR / IMPRIMIR” seu formulário,
- PRONTO sua inscrição está concluída
QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O BENEFÍCIO DO PROGRAMA PASSE LIVRE DE SUZANO?
No ícone “'DOCUMENTOS NECESSÁRIOS", você encontra a informação de todos os documentos organizados por modalidade de ensino, separados para estudantes que estão solicitando o benefício pela primeira vez (Estudante Novo), e para estudantes que já usaram o benefício (RECADASTRO), para visualizar clique na categoria desejada.
CONCLUI MINHA INSCRIÇÃO E JÁ IMPRIMI MEU FORMULÁRIO O QUE FAÇO AGORA?
- Leve o Formulário até a instituição de ensino, solicite carimbo e assinatura;
- Assine o formulário;
- Retorne a página eletrônica do programa;
- Clique no botão INSCRIÇÃO/CONSULTA;
- Informe seu RG;
- Na tela "Dados do Estudante" clique no botão "Enviar/Anexar Documentação", e anexe os seguintes documentos digitalizados:
* Formulário de Inscrição (folha onde contém dados do estudante e da instituição de ensino e a
Declaração de Aula Presencial);
* Folha Resumo do Cadastro Único;
* RG:
* CPF;
* Comprovante de Endereço (atualizado no nome do estudantes ou dos pais)
- Acompanhe diariamente a análise da sua solicitação através do botão "Inscrição/Consulta"
O QUE É A FOLHA RESUMO DO CADASTRO ÚNICO?
É um documento emitido pelo CRAS/CADASTRO ÚNICO para que o estudante solicitante do benefício possa comprovar sua renda familiar.
COMO CONSIGO A FOLHA RESUMO?
Você deve procurar o CRAS que atende seu bairro e solicitar a inclusão da sua família no CADASTRO ÚNICO, você receberá agendamento para uma entrevista. Aproximadamente 30 dias após essa entrevista, a FOLHA RESUMO estará disponível para você no setor do CADASTRO ÚNICO.
ENVIEI TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS E MEU STATUS ESTÁ PENDENTE DOCUMENTAÇÃO, O QUE DEVO FAZER?
Antes de reenviar observe a descrição de cada documentos presente na página de digitalização:
FORMULÁRIO – Verifique se ele está assinado pelo estudante ou responsável (quando estudante menor de idade);
- Certifique-se que a escola assinou, carimbou, respondeu e colocou data;
- Em caso de novas solicitações, certifique-se de colar a foto.
FOLHA RESUMO – verifique se:
* a data da entrevista está legível e se está dentro do prazo de vencimento (a partir da data da entrevista ao CAD, este documento tem validade de dois anos);
* o estudante consta da composição familiar.
RG - Certifique-se que na imagem a ser enviada consta nome, número do documento e foto do estudante.
CPF – Certifique-se que na imagem a ser enviada consta número e nome do estudante.
COMPROVANTE DE ENDEREÇO – O documento a ser enviado deve estar no nome do estudante ou de seus pais, no endereço declarado ao programa e com data recente.
COMO POSSO ALTERAR ALGUMA INFORMAÇÃO NO MEU FORMULÁRIO?
O solicitante após gerar seu formulário não consegue ter acesso aos seus dados e efetuar qualquer alteração. Para fazer uma alteração, acesse a seção "Fale Conosco" na página eletrônica do programa, e envie uma mensagem para passelivresuz@gmail.com informando:
- seu nome completo;
- número do RG;
- e a informação que precisa ser alterada.
NÃO CONSEGUI COMPARECER NA DATA AGENDADA PARA CONFECÇÃO DE CARTÃO, COMO DEVO PROCEDER AGORA?
Poderá fazê-lo em outra data qualquer, após o agendamento. Comparecendo ao ESPAÇO RADIAL - Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, Terminal Norte (avenida Jorge Bei Maluf, s/n – Vila Theodoro.
CUMPRI A "PENDÊNCIA DOCUMENTAL" E FUI DEFERIDO, MEU CARTÃO CARREGA IMEDIATAMENTE?
NÃO, sua recarga acontecerá no prazo de 10 a 15 dias úteis
ESTOU COM DIFICULDADES NA DIGITALIZAÇÃO DOS MEUS DOCUMENTOS REFERENTES AO 1º SEMESTRE DE 2021, O QUE FAZER?
Para maiores informações sobre o cronograma de atendimento consulte a seção "Quando e Como solicitar"., Em caso de dúvidas entre em contato no "FALE CONOSCO" ou pelo e-mail passelivresuz@gmail.com
NÃO CONSIGO ACESSAR O ÍCONE DO "FALE CONOSCO"
Envie sua dúvida pelo endereço de e-mail passelivresuz@gmail.com