PROGRAMA PASSE LIVRE
ESTUDANTIL DO MUNICÍPIO
DE SUZANO

 

suzano.sp.gov.br

© 2022 Passe Livre | Prefeitura de Suzano

A Quem se Destina
A Quem se Destina


O Passe Livre é um benefício semestral concedido para o uso exclusivo dos estudantes moradores do Município de Suzano que ATENDAM aos requisitos exigidos pela lei complementar que instituiu o Programa no Município de Suzano, matriculados nas modalidades de ensino:


Quando e como Solicitar
Cronograma do 2° Semestre de 2022


de 01 de Julho de 2022 à 30 de setembro de 2022
Período de INSCRIÇÕES (NOVOS/RECADASTRO)
Acessar a página eletrônica do Programa, clicar no botão (INSCRIÇÕES/CONSULTA) para ATUALIZAR suas informações (RECADASTRO) ou INSERIR seus dados (NOVOS).
À partir de 01 de Julho de 2022 ATÉ 14 de Outubro de 2022
Período de DIGITALIZAÇÃO de documento
Acessar a página eletrônica do programa no botão (INSCRIÇÕES/CONSULTA) informar seu CPF e na tela "Dados do Estudante" clicar em Enviar/Anexar Documentação para digitalizar seus documentos.
À partir de 18 de Julho de 2022
Período de ACOMPANHAMENTO da Análise da solicitação do benefício
Após a digitalização da documentação, sua solicitação será analisada, por isso é IMPORTANTE acompanhar a evolução do seu STATUS no botão (INSCRIÇÕES/CONSULTA) na tela "Dados do Estudante".
À partir de 18 de Julho de 2022
Período de divulgação da DATA e do LOCAL de confecção de cartão (SOMENTE PARA NOVAS SOLICITAÇÕES)
Os estudantes que estão solicitando pela primeira vez o benefício do Programa Passe Livre de Suzano, A PARTIR desta data, devem CONSULTAR DIARIAMENTE a página eletrônica do programa em “INSCRIÇÕES/CONSULTA”, NA TELA “Dados do Estudante”, até que visualize SUA DATA DE CONFECÇÃO DE CARTÃO
À partir de Agosto Até a primeira quinzena de dezembro de 2022
Período de vigência do benefício para o segundo semestre de 2022
O estudante deve RETORNAR à página eletrônica do programa uma vez por mês, verificando na tela "Dados do Estudante" o seu "STATUS", e eventuais lançamentos de "Pendências Documentais"

Documentos Necessários
Documentos Necessários


- Estudantes que estão solicitando o Passe Livre da Cidade de Suzano necessitam DIGITALIZAR os seguintes documentos, que serão utilizados para análise e comprovação dos dados informados durante a solicitação:


Curso Técnico
e Universitário

Estudante Novo

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Foto 3x4

Recadastro

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais

Ensino Fundamental I
do 1° ao 5° ano Público

Estudante Novo

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Foto 3x4
  • Declaração das Escolas Próximas de Casa Informando Não Haver Vaga

Recadastro

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Declaração das Escolas Próximas de Casa Informando Não Haver Vaga

Ensino Fundamental
e Médio Particular

Estudante Novo

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Foto 3x4
  • Declaração de Bolsista

Recadastro

  • Formulário Assinado e Carimbado
  • Folha Resumo do Cadastro Único
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço em Nome do Estudante/Pais
  • Declaração de Bolsista


Dúvidas Frequentes



  • QUAIS SÃO OS REQUISITOS BÁSICOS PARA SER ATENDIDO PELO PROGRAMA PASSE LIVRE DE SUZANO?

    De acordo com a Lei Complementar 226/2013, o estudante solicitante precisa:
    - ser morador da cidade de Suzano, E ;
    - residir a mais de 2km da instituição de ensino OU da estação Ferroviária, E:
    - ser estudante de:
    - ensino superior
    - ensino técnico
    - EJA (FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA JOVENS E ADULTO)
    - FUNDAMENTAL I e II e MÉDIO - Escolas particulares (Bolsistas)
    - FUNDAMENTAL I do 1° ao 5° Ano - Escolas públicas no município de Suzano
    (obs: o Programa não prevê atendimento para estudantes de escolas
    públicas do 6º ano do fundamental ao 3º série do ensino médio conforme
    legislação vigente)

  • CONCLUI MINHA INSCRIÇÃO E NÃO APARECEU O FORMULÁRIO PARA IMPRIMIR, ME DEPAREI COM UMA TELA EM BRANCO, O QUE FAÇO?

    Tente novamente, e ao clicar no botão “inscrição/consulta” digite seu RG sem pontos e traços (apenas os números).
    Realizou este procedimento e mesmo assim não conseguiu concluir sua inscrição, faça contato pelo telefone 4744-6084

  • QUANDO COMEÇAM AS INSCRIÇÕES ?

    O Programa Passe Livre Estudantil da Cidade de Suzano abre as inscrições no início de cada semestre letivo (janeiro e julho) de acordo com o cronograma de atendimento na página eletrônica do programa na seção “Quando e como solicitar”.

  • FIZ MINHA INSCRIÇÃO NO SEMESTRE PASSADO, PRECISO FAZER NOVAMENTE NESTE SEMESTRE?

    SIM, O Programa Passe Livre Estudantil da Cidade de Suzano é um programa semestral.
    Para o primeiro semestre letivo as inscrições tem início em janeiro.
    Para o segundo semestre letivo as inscrições tem início em julho.
    Maiores informações no cronograma de atendimento da página eletrônica do programa na seção “Quando e como solicitar”

  • POR QUE DIGITO MEU CPF E O SISTEMA NÃO PERMITE QUE EU FAÇA MINHA INSCRIÇÃO?

    - primeiro verifique se você está realizando sua inscrição dentro do prazo (observe a data de inscrição no cronograma de atendimento na seção "Quando e Como Solicitar");
    - tente novamente usando o número do seu CPF / RG (sem pontuação);

    - atualize a página eletrônica utilizando a tecla F5, e digite novamente usando o número do seu CPF / RG (sem pontuação).

  • CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO DO 2º SEMESTRE DE 2022

    De 01 de Julho a 30 Setembro de 2022 - Período de INSCRIÇÕES

    ATÉ 14 de Outubro de 2022 - Período de DIGITALIZAÇÃO de documento

    A partir de 18 de Julho de 2022 - Período de ACOMPANHAMENTO da Análise

    A partir de 18 de Julho de 2022 - Período de divulgação da DATA e do LOCAL de confecção de cartão (SOMENTE PARA NOVAS SOLICITAÇÕES ANALISADAS E APROVADAS)

    A partir de Agosto de 2022 até a primeira quinzena de Dezembro de 2022 - Período de vigência do benefício para o segundo semestre de 2022

    MAIORES INFORMAÇÕES NA "SEÇÃO QUANDO E COMO SOLICITAR"

  • A QUEM SE DESTINA O PROGRAMA PASSE LIVRE ESTUDANTIL DE SUZANO?

    O Passe Livre é um benefício semestral concedido para o uso exclusivo dos estudantes moradores do Município de Suzano que ATENDAM aos requisitos exigidos pela lei complementar que instituiu o Programa no Município de Suzano, matriculados nas modalidades de ensino:

    - FUNDAMENTAL I do 1° ao 5° Ano - Escolas públicas no município de Suzano (obs: o Programa não prevê atendimento para estudantes de escolas públicas do 6º ano do fundamental ao 3º série do ensino médio conforme legislação vigente)

    - FUNDAMENTAL I e II e MÉDIO - Escolas particulares (Bolsistas);
    - EJA - FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA JOVENS E ADULTO;
    - TÉCNICO;
    - SUPERIOR

  • CONCLUI MINHA INSCRIÇÃO E JÁ IMPRIMI MEU FORMULÁRIO O QUE FAÇO AGORA?

    - Leve o Formulário até a sua instituição de ensino e:
    solicite o carimbo da instituição,
    solicite assinatura e identificação (carimbo) do funcionário / diretor
    Assine o formulário (se o estudante for menor de idade a assinatura deve ser do responsável )
    Retorne a página eletrônica do programa;
    - Clique no botão INSCRIÇÃO/CONSULTA;
    - Informe o número do documento solicitado CPF / RG (sem pontos ou traços)
    - Na tela "Dados do Estudante" clique no botão "Enviar/Anexar Documentação", e anexe os seguintes documentos digitalizados:
    * Formulário de Inscrição (folha onde contém dados do estudante e da instituição de ensino);
    * Folha Resumo do Cadastro Único;
    * RG:
    * CPF;
    * Comprovante de Endereço (atualizado no nome do estudante ou dos pais - qualquer correspondência contendo nome, endereço completo e data)
    Acompanhe diariamente a análise da sua solicitação através do botão "Inscrição/Consulta"

  • MINHA MATRÍCULA NÃO ESTARÁ REGULARIZADA DENTRO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO, COMO DEVO PROCEDER?

    Você deve acessar a página eletrônica do programa, clicar em "INSCRIÇÕES/CONSULTA", digitar o número do documento solicitado (CPF / RG sem pontos ou traços) e realizar sua inscrição nos dias indicados no cronograma.
    E assim que regularizar sua matrícula, retornar à página eletrônica do programa e na tela "Dados do Estudante" digitalizar os documentos solicitados para análise.

  • AINDA NÃO TENHO DEFINIDA A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, COMO PROCEDER PARA REALIZAR MINHA INSCRIÇÃO?

    Você deve fazer sua inscrição nos dias indicados no cronograma de atendimento na seção "Quando e como solicitar".
    Na lista de nomes de escolas temos a opção “NÃO DEFINIDA”, assim poderá concluir sua solicitação.
    Lembrando que assim que você tiver o nome correto da sua instituição, sua solicitação necessita ser ATUALIZADA. Para isto, você deve acessar a seção "Fale Conosco" na página eletrônica do programa, ou enviar uma mensagem para passe.livre@educ.suzano.sp.gov.br com:
    - nome completo do estudante;
    - número do CPF / RG;
    - e todas informações que precisam ser alteradas

  • NÃO SEI QUANDO IREI FAZER MINHA MATRíCULA, O QUE DEVO FAZER?

    Faça sua inscrição nos dias indicados no "cronograma", e assim que regularizar sua matrícula, acesse a página eletrônica do programa, clique em "INSCRIÇÕES/CONSULTA", digite o número do documento CPF / RG (sem pontos ou traços) solicitado e na tela "Dados do Estudante" digitalize os documentos solicitados para análise.

  • COMO POSSO ALTERAR ALGUMA INFORMAÇÃO NO MEU FORMULÁRIO?

    Após gerar seu formulário de inscrição, o solicitante não poderá fazer qualquer alteração de dados pelo site do programa. Para qualquer correção necessária, acesse a seção "Fale Conosco" na página eletrônica do programa, ou envie uma mensagem para passe.livre@educ.suzano.sp.gov.br com :
    - nome completo do estudante;
    - número do CPF / RG;
    - e todas as informações que precisam ser alteradas.

  • MINHA ESCOLA ALTEROU OS DIAS DE AULA PRESENCIAL POR SEMANA. COMO FAÇA A COMPROVAÇÃO?

    Quando o estudante realiza sua solicitação no “Formulário de Inscrição” a Instituição Escolar informa a quantidade de dias de Aulas Presenciais.
    Se durante o semestre, a quantidade de dias informado for alterada, você deve utilizar a Declaração de Aulas Presenciais que está disponível para download no ícone “Legislação”, e seguir as instruções que estão na própria declaração.

  • MINHA UNIDADE ESCOLAR ASSINARÁ O MEU FORMULÁRIO SOMENTE QUANDO COMEÇAR AS AULAS, O QUE DEVO FAZER?

    Você deve fazer sua inscrição nos dias indicados no "cronograma" e aguardar a unidade escolar assinar seu formulário, para digitalizar todos os documentos solicitados para análise.

  • ESTOU SOLICITANDO O BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ, ONDE DEVO COMPARECER PARA FAZER A ENTREGA DOS DOCUMENTOS?

    A entrega da documentação para solicitação do Programa Passe Livre Estudantil da cidade de Suzano é feita exclusivamente através da digitalização dos mesmos na página eletrônica do programa.

  • COMO CONSIGO O FORMULÁRIO PARA LEVAR NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO?

    O Formulário de Inscrição fica disponível para o estudante, após ele realizar sua Inscrição no botão “inscrição e consulta”, conforme o procedimento abaixo:
    - Clique em "INSCRIÇÕES/CONSULTA”
    - Digite o número do documento solicitado (sem pontos e traços);
    - Clique em “cadastrar” (NOVOS) ou “atualizar dados” (RECADASTRO)
    - Atualize/informe os dados pessoais e escolares solicitados
    - Leia o regulamento e clique em “Li e Concordo";
    - Clique em “SALVAR / IMPRIMIR” para concluir sua inscrição e imprimir o formulário
    - PRONTO SUA INSCRIÇÃO ESTÁ CONCLUÍDA (OBS: É NECESSÁRIO CLICAR EM “SALVAR / IMPRIMIR” PARA CONCLUIR SUA INSCRIÇÃO)

  • COMO TER CERTEZA QUE MINHA INSCRIÇÃO FOI CONCLUÍDA?

    No período indicado no "cronograma":
    - Clique em "INSCRIÇÕES/CONSULTA”
    - Digite o número do documento solicitado (sem pontos e traços);
    - Clique em “cadastrar” (NOVOS) ou “atualizar dados” (RECADASTRO)
    - Atualize/informe os dados pessoais e escolares solicitados
    - Leia o regulamento e clique em “Li e Concordo";
    - Clique em “SALVAR / IMPRIMIR” para concluir sua inscrição e imprimir o formulário
    - PRONTO SUA INSCRIÇÃO ESTÁ CONCLUÍDA (OBS: É NECESSÁRIO CLICAR EM “SALVAR / IMPRIMIR” PARA CONCLUIR SUA INSCRIÇÃO)

  • QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O BENEFÍCIO DO PROGRAMA PASSE LIVRE DE SUZANO?

    Você pode encontrar a lista de documentos para solicitação do Passe Livre no ícone “'DOCUMENTOS NECESSÁRIOS".
    Para visualizá-lo, clique na sua Modalidade de Ensino e informe se você é um “Estudante Novo” ou “Recadastro”.

  • O QUE É A FOLHA RESUMO DO CADASTRO ÚNICO?

    É um documento emitido pelo CRAS/CADASTRO ÚNICO para que o estudante solicitante do benefício possa comprovar sua renda familiar.

  • COMO CONSIGO A FOLHA RESUMO?

    Você deve procurar o CRAS que atende seu bairro e solicitar a inclusão da sua família no CADASTRO ÚNICO.
    Você receberá o agendamento para uma entrevista socioeconômica. Aproximadamente 30 dias após essa entrevista, a FOLHA RESUMO estará disponível para você no CRAS ou pelo endereço eletrônico https://cadunico.dataprev.gov.br

  • NÃO TENHO A FOLHA RESUMO, CONSIGO O BENEFÍCIO?

    A Folha Resumo é o documento usado para comprovação da Renda Familiar, sem esse documento não é possível concluir a análise documental

  • QUAL O PRAZO DA FOLHA RESUMO?

    A Folha Resumo precisa ser atualizada a cada dois anos, á partir da Data de Entrevista / Data de Atualização

  • QUAL É O VALOR DA RENDA FAMILIAR ACEITA PELO PROGRAMA

    A Renda Familiar apontada na Folha Resumo deve ser de até 3 (três) salários mínimos e/ou ½ (meio) salário mínimo per capita de acordo com a Lei Complementar 226/2013

  • ENVIEI TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS E MEU STATUS ESTÁ PENDENTE DOCUMENTAÇÃO, O QUE DEVO FAZER?

    Antes de reenviar observe a descrição de cada documentos presente na página de digitalização:

    FORMULÁRIO – Verifique se ele está assinado pelo estudante ou responsável (quando estudante menor de idade);
    - Certifique-se que a escola assinou, carimbou, respondeu e colocou data;
    - Em caso de novas solicitações, certifique-se de colar a foto.

    FOLHA RESUMO – verifique se:
    * a data da entrevista está legível e se está dentro do prazo de vencimento (a partir da data da entrevista ao CAD, este documento tem validade de dois anos);
    * o estudante consta da composição familiar.

    RG - Enviar imagem legível do RG ABERTO. Certifique-se que na imagem a ser enviada consta nome, número do documento e foto do estudante.

    CPF – Certifique-se que na imagem a ser enviada consta número e nome do estudante.

    COMPROVANTE DE ENDEREÇO – O documento a ser enviado deve estar no nome do estudante ou de seus pais, no endereço declarado ao programa e com data recente.(qualquer correspondência)

  • QUANTAS VIAGENS POSSO UTILIZAR POR DIA?

    O programa disponibiliza para o estudante duas viagens por dia, de acordo com a quantidade de dias letivos informados pela unidade escolar.
    Cada viagem é descontada o valor de meia passagem vigente.

  • DÚVIDAS SOBRE A CONFECÇÃO DE CARTÃO

    PRIMEIRA VIA = acompanhe diariamente a análise da sua solicitação através do botão “inscrição/consulta”, até visualizar a “data” de confecção de cartão; Imprima a autorização para confecção de cartão; Compareça ao Espaço “OnPag” (Rua João Batista Fitipaldi, 406, Suzano - terminal rodoviário) com os seguintes documentos:
    a. Autorização para Confecção de Cartão;
    b. RG original;
    c. CPF original.

    SEGUNDA VIA = Compareça ao Espaço “OnPag” (Rua João Batista Fitipaldi, 406, Suzano - terminal rodoviário) com os seguintes documentos:
    a. RG original;
    b. CPF original.

  • NÃO CONSEGUI COMPARECER NA DATA AGENDADA PARA CONFECÇÃO DE CARTÃO, COMO DEVO PROCEDER AGORA?

    Poderá fazê-lo em outra data qualquer, após o agendamento, comparecendo ao Espaço OnPag - Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, Terminal Norte (avenida Jorge Bei Maluf, s/n – Vila Theodoro.

  • CUMPRI A "PENDÊNCIA DOCUMENTAL" E FUI DEFERIDO, MEU CARTÃO CARREGA IMEDIATAMENTE?

    NÃO, sua recarga acontecerá no prazo de 10 a 15 dias úteis

  • ESTOU COM DIFICULDADES NA DIGITALIZAÇÃO DOS MEUS DOCUMENTOS, O QUE FAZER?

    Os formatos dos arquivos aceitos são PDF, JPEG ou PNG, e devem ter no máximo 3 MB cada.

    Caso esteja usando celular para gerar suas imagens, uma dica é diminuir a resolução da câmera

    Imagens em PDF costumam ocupar menos armazenamento que JPEG. Então, caso tenha tirado a foto pelo celular, você pode convertê-la para PDF, para digitalizá-la com mais facilidade.

  • QUANDO RECARREGAR MEU CARTÃO?

    - O primeiro carregamento de semestre ocorre de 10 a 15 dias após o deferimento de sua solicitação.

    - Os demais carregamentos ocorrem entre os 3 primeiros dias úteis de cada mês

  • ONDE E COMO RECARREGAR MEU CARTÃO?

    Os carregamentos podem ser realizados das seguintes formas:
    - No validador dos Ônibus Municipais de Suzano
    - No validador da “OnPag” no Terminal Rodoviário de Suzano
    - No atendimento ao Estudante do “Espaço OnPag” no Terminal Rodoviário de Suzano
    OBSERVAÇÃO: O transporte complementar de Suzano (as vans permissionárias) não efetuam carregamento, permitindo apenas a utilização do cartão.

  • SUA DÚVIDA NÃO FOI ESCLARECIDA?

    Envie uma mensagem para passe.livre@educ.suzano.sp.gov.br