08/06/2022

Parceria garante curso de informática para jovens de Palmeiras

Parceria garante curso de informática para jovens de Palmeiras

Capacitação vai ocorrer no segundo semestre deste ano; ação será gratuita aos moradores da região

Uma parceria entre a Prefeitura de Suzano, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas) e a empresa IBM garantiu a realização de um curso de tecnologia para jovens que residem no distrito de Palmeiras. A capacitação vai ocorrer no segundo semestre na sede do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social (Indes), que fica localizado na rua Sebastião Moreira, 291, no bairro Parque Palmeiras. O objetivo é apresentar o conceito de tecnologia e programação de computadores aos participantes.

Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, esta será uma boa oportunidade para que os jovens possam conhecer um ofício e ajudar na escolha de uma profissão. “É uma importante forma de inclusão social, que poderá ampliar as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, principalmente depois da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), quando muitas pessoas passaram a utilizar os computadores para trabalhar de casa. Os cursos gratuitos serão oferecidos a crianças e adolescentes que querem aprender ou aprimorar o domínio sobre ferramentas tecnológicas”. As inscrições ainda serão divulgadas pela prefeitura e pelo Indes.

O mercado de trabalho que envolve o uso de computador vem crescendo nos últimos dois anos, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Catho. Somente para a profissão de programador houve um aumento nas vagas na ordem de 157%. Para o cargo de desenvolvedor de web, o crescimento da abertura de oportunidades foi de 107%.

“Esta será uma ótima chance para os moradores de Palmeiras, por isso estamos ofertando o curso em parceria com estas entidades. Esperamos que muitos possam participar e, quem sabe, encontrar uma profissão”, finalizou o secretário.