05/10/2021

Parceria com Suzano Vôlei promove projeto municipal de adoção responsável

Ao todo, 13 cachorros da iniciativa municipal ‘Baby, me leva’ acompanharam atletas em quadra antes da partida pelo Campeonato Paulista

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente firmou uma parceria com o Suzano Vôlei para promover o projeto “Baby, me leva” na partida da equipe na Arena Suzano, contra o Vôlei Guarulhos, na semana passada. Os atletas do time estiveram acompanhados de cães antes do início do jogo válido pela última rodada do Campeonato Paulista. A iniciativa teve o objetivo de reforçar a importância da adoção responsável de animais de estimação.

A ação foi realizada na última sexta-feira (01/10) e envolveu os jogadores da equipe minutos antes do início da partida contra o Vôlei Guarulhos. Cada um dos 13 atletas entrou em quadra acompanhado de um dos cachorros selecionados para o evento, todos em condição de serem adotados. Os cães que estiveram presentes na arena do Parque Max Feffer contavam com suas respectivas guias para estarem sob domínio provisório dos esportistas.

Cada animal reservado para a ação recebe os devidos cuidados de protetores e ONGs de registro com identificação e castração em dia, além dos procedimentos vacinais completos e atualizados. Desde a noite do evento, os animais estão disponíveis para adoção no portal do “Baby, me leva”: http://www.suzano.sp.gov.br/baby-me-leva. Todos eles já atingiram a idade adulta.

A primeira-dama de Suzano e coordenadora do PlayPet, Larissa Ashiuchi, pontuou a importância do ato de adoção responsável, relembrando casos de maus-tratos e de acolhimentos feitos pelas equipes. Lamentando o fato de que alguns pets sofrem com a falta de cuidado de seus donos, seja pela violência e maus-tratos ou por conta do abandono nas ruas, Larissa relatou que as equipes atuam para acolher estes animais. Pontuou também que chamar a atenção para essa causa com o vôlei da cidade é de grande importância.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, ressaltou que todo reforço sobre a necessidade de cuidar bem dos animais é muito importante. Ele comenta que antes de companheiros e amigos, os animais têm uma vida, que merece ser bem cuidada. Para o chefe da pasta, promover o assunto em uma situação tão diferente como uma partida de vôlei é algo que pode chamar mais atenção para o tema, que será muito bom e proveitoso para todos.

Conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente em conjunto com o PlayPet, o projeto “Baby, me leva” foi criado na cidade para fortalecer as ações de adoção dos animais de estimação com as ONGs e os cuidadores de Suzano, assim como o combate aos maus-tratos. Atualmente, a iniciativa conta com um portal no site da prefeitura que permite a visualização dos cães e gatos disponíveis para adoção entre os 12 parceiros registrados.

O espaço virtual conta com 57 animais, atualizados duas vezes por semana com o objetivo de incluir aqueles que foram resgatados ou acolhidos em parceria com os serviços não governamentais. Destes, 12 são filhotes e dez já foram adotados. No site, dois cães de menos de um ano podem ser acolhidos por novos donos por meio do processo de contato e adoção.

Larissa afirma que a iniciativa está dando bons resultados, provendo um lar adequado para os pets. Ela comenta que desde o início do projeto, 15 animais receberam ajuda, sendo dez cães e cinco gatos. A primeira-dama concluiu dizendo que a ação está sendo feita para tirá-los das condições precárias de abandono ou de rua e dar a eles uma nova chance de ter uma família e receber o carinho que merecem.

Entre os animais já adotados estão os cachorros Bob (filhote), Júlia, Angelina, Lessie, Maylon, Bob (adulto), Meg, Glória e Docinho e os gatos Twix, Leka, Paçoca, Sushi e Twix, todos filhotes.