14/10/2021

Parada Pedagógica enaltece história dos profissionais da Educação

Encontro virtual amplificou as vozes dos servidores municipais do setor e compartilhou suas vivências em Suzano

A Secretaria de Educação de Suzano realizou nesta quinta-feira (14/10) uma nova edição da Parada Pedagógica voltada aos profissionais da rede municipal de ensino. Com o tema “A história da gente!”, o evento virtual abordou os avanços da cidade ao longo dos anos e homenageou inúmeros servidores que contribuíram para a formação de tantas crianças e são parte da história do município.

O evento foi apresentado pelo titular da pasta, Leandro Bassini, nas instalações do recém-inaugurado Casarão da Memória, espaço público que reúne uma série de exposições sobre a construção e o desenvolvimento de Suzano. O ambiente foi escolhido para promover uma discussão a respeito da trajetória da própria rede municipal de ensino ao longo das décadas, tendo os educadores e demais profissionais do setor como protagonistas destas transformações.

Bassini explicou que esta é a terceira Parada Pedagógica de 2021. Contou que as últimas levaram a pasta a pensar no fechamento deste ano letivo e no preparo para o retorno das crianças às salas de aula. Ressaltou que agora é o momento de prestigiar todos aqueles que estiveram envolvidos nesta luta, comentando que o evento acontece em um momento muito importante, na véspera do Dia do Professor, promovendo uma reflexão sobre como o trabalho de cada um dá vida à rede municipal de ensino.

A transmissão virtual contou com a participação de vários servidores municipais da Educação que já atuaram ou seguem atuando em unidades por toda a região. Eles compartilharam suas histórias de vida, os motivos que os levaram a ingressar na profissão e os trabalhos junto às crianças e suas comunidades, inclusive com experiências exitosas. Ao longo do diálogo, o papel do educador foi relacionado diretamente ao contexto histórico de mudanças das últimas décadas, retratados no Casarão da Memória.

Por meio das memórias de professores, cozinheiras, agentes escolares e outras pessoas que contribuíram diretamente para a consolidação e crescimento da rede municipal de ensino, os presentes relembraram os avanços no setor, que envolvem desde a implantação de estrutura adequada para acolher os alunos até novas abordagens pedagógicas que visam o protagonismo das crianças na aprendizagem.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou da Parada Pedagógica e cumprimentou toda a equipe da Educação do município. Ele ressalta que esse encontro é muito importante para discutir os rumos da Educação. Mesmo com as adversidades impostas pela pandemia da Covid-19, tem conquistado grandes avanços, algo possível com a ajuda dos vários profissionais do setor. Por isso, agradeceu a todos que se dedicam todos os dias nas salas de aula ou nas atividades remotas, e fazem uma diferença enorme na vida de alunos e de suas respectivas famílias.

Por fim, Bassini recebeu o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, e a diretora de Patrimônio Cultural da pasta, Rita Paiva. Eles comentaram sobre como a história da cidade está intimamente ligada ao progresso da Educação e destacaram a importância da atuação conjunta entre os dois setores para o benefício de todos os estudantes. A expectativa é que novos projetos integrados sejam implementados em breve, inclusive com visitas das escolas ao Casarão da Memória.

O secretário de Educação detalhou que a pandemia ainda não passou, mas a sociedade segue vivendo um tempo de reflexão sobre este último um ano e meio e os caminhos que serão tomados no contexto pós-pandemia. Ele ressalta que para isso, é preciso entender não só o que é ser professor, mas também a importância e o impacto do trabalho. Para além de todas as metodologias pedagógicas, a rede municipal tem valores importantes em seu DNA, como amor, carinho, escuta, disponibilidade e entrega. Concluiu dizendo que é um compromisso diário de todos com as crianças e, por isso, merece este destaque.