14/10/2021

Operação Cata-Treco atenderá a 20 bairros até o próximo dia 26

Novo cronograma ainda prevê coleta de materiais inservíveis na área central de Suzano neste domingo (17/10)

A Secretaria de Governo de Suzano dará início nesta sexta-feira (15/10) a um novo cronograma da Operação Cata-Treco. O serviço deve se estender até 26 de outubro (terça-feira). Ao longo do período, 20 bairros serão atendidos pela iniciativa, além da área central da cidade, que receberá uma força-tarefa neste domingo (17/10).

Uma das equipes abrangerá o Jardim Portugália, Jardim Belém, Jardim Nazaré, Jardim Natal, Jardim Bela Vista, Jardim Miriam, Jardim Maneira, Vila Santana, Jardim Lazzareschi e Jardim Maitê. A outra percorrerá os bairros Vila Fátima, Parque Buenos Aires, Jardim Três Américas, Estância São Luís, Chácara das Hortências, Jardim das Lavras, Jardim das Lavras Mirim, Parque Palmeiras, Parque das Cerejeiras e Jardim Restinga.

Completando o ciclo atual, a Secretaria Municipal de Governo prepara mais uma ação voltada à malha central neste domingo, para atender aos pedidos de moradores e comerciantes. A coleta ocorrerá no período das 8 às 17 horas e compreenderá as ruas General Francisco Glicério, Nove de Julho e Benjamin Constant e as avenidas Armando de Salles Oliveira e Antônio Marques Figueira, bem como as travessas.

Com base no fluxo das equipes e no volume de pedidos feitos por meio do formulário online da Operação Cata-Treco (bit.ly/CTnoBairro), o titular da pasta, Alex Santos, reforça a importância do combate ao descarte irregular de materiais inservíveis. Ao conduzir o processo de coleta com os caminhões da equipe, é garantida à população uma maneira mais eficaz de combater não apenas os danos ao meio ambiente, como a imagem de Suzano, que fica mais limpa e bonita. Ele ressalta que com a colaboração dos munícipes, este é um bem que é feito à cidade ao evitar boa porção do descarte indevido de materiais.

Cada cronograma é definido por meio da análise das solicitações realizadas via formulário digital. Basta o munícipe inserir seu nome completo, local de residência, telefone e a área que precisa de atendimento. Com isso, os encarregados dos caminhões visitam os bairros indicados recolhendo todo tipo de material inservível, exceto restos de construção civil (entulho).

O titular pontua que existem ótimos funcionários trabalhando pela cidade, e isso é um motivo de orgulho para a pasta. No mês de agosto, as equipes contabilizaram mais de dez toneladas de inservíveis, considerando todos os ciclos realizados. Além dos moradores, que cooperam com a iniciativa ao separar materiais do lado de fora de suas residências, os servidores executam um papel importantíssimo. Santos finalizou a fala agradecendo aos funcionários.

Quem presenciar descarte irregular na cidade pode denunciar de maneira segura e anônima à Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo aplicativo para celular “Cidadão Online”.