26/08/2021

Operação Cata-Treco atende 12 bairros em novo cronograma

Projeto recolheu mais de cem toneladas de inservíveis entre julho e agosto

A Operação Cata-Treco inicia o seu novo cronograma de coleta nesta quinta-feira (26/08). Ao longo dos próximos sete dias úteis, a iniciativa visita 12 bairros de Suzano para recolher objetos inservíveis dos moradores, evitando o descarte inapropriado de materiais. A programação completa está disponível no site oficial da prefeitura (bit.ly/Cata-TrecoSuzano).

O serviço é realizado por duas equipes, cada uma responsável por determinadas regiões. O primeiro caminhão atende às ruas dos bairros Vila Maluf, Parque Maria Helena e Vila Maria de Maggi. Já o segundo grupo de coleta atua na área da Cidade Cruzeiro do Sul, Jardim Imperador, Jardim Roberto, Jardim Monte Cristo, Jardim Suzanópolis, Jardim Márcia, Jardim dos Ipês, Parque Suzano, Conjunto Iraí e adjacências. O cronograma de coleta pode sofrer alterações de acordo com a demanda dos moradores, portanto a recomendação é separar os materiais logo nos primeiros dias do itinerário.

Quem deseja descartar algum objeto deve deixar os itens na calçada em frente à sua residência, para que a equipe em circulação faça o recolhimento. Entre os inservíveis contemplados na ação, estão móveis, eletrodomésticos, materiais de isopor, vidro e todos os tipos de óleo, que devem ser entregues em garrafa PET fechada. O projeto não aceita restos de construção civil (entulho).

Para quem deseja indicar locais que precisam da coleta, é possível participar de uma consulta pública promovida pela administração municipal. Por meio desta, a população pode colaborar com a construção de futuros itinerários. Para participar, basta acessar o formulário por meio do link bit.ly/CTnoBairro, preenchê-lo com seus dados pessoais, como nome e telefone, e indicar o bairro ou localidade que deseja a visita dos caminhões. Com essa iniciativa, a gestão do projeto visa direcionar o serviço para atender prontamente às necessidades dos suzanenses.

O secretário municipal de Governo, Alex Santos, reforçou a importância do Cata-Treco para dar um destino correto aos objetos que não têm mais utilidade para os moradores. “Graças às equipes é possível levar o serviço de coleta para todos os pontos da cidade e incentivar o descarte adequado. A medida tem conquistado resultados expressivos e a prefeitura segue trabalhando em prol da preservação ambiental da cidade, algo comprovado pela média de toneladas recolhidas por ciclo”, destacou.

Ainda segundo o titular da pasta, prova do sucesso é que, entre julho e agosto, a operação registrou uma média de 14 toneladas de inservíveis recolhidos por semana, somando um total aproximado de 112 mil quilos de materiais corretamente descartados, evitando prejuízos para o meio ambiente. Quem presenciar descarte irregular na cidade pode denunciar de maneira segura e anônima à Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 0800-774-2007.