03/09/2021

Operação Cata-Treco anuncia programação especial para domingo

Operação Cata-Treco anuncia programação especial para domingo

Equipes vão realizar coleta nas ruas Benjamin Constant e General Francisco Glicério, atuando das 8 às 17 horas

A Operação Cata-Treco realiza neste domingo (05/09) uma operação de limpeza e recolhimento especial na região central da cidade. O novo processo foi idealizado para contemplar os comerciantes e moradores que não foram agraciados com as ações durante a pandemia, para que possam realizar o descarte de inservíveis de forma adequada.

Nesta ação especial conduzida pela Secretaria Municipal de Governo, os caminhões da operação fazem o recolhimento de materiais ao longo de toda a extensão das ruas Benjamin Constant e General Francisco Glicério, atuando das 8 às 17 horas no serviço de averiguação para coletar os objetos descartáveis da região.

O chefe da pasta, Alex Santos, destacou que a iniciativa de realizar um trabalho especial neste domingo faz parte da retomada dos comércios, que após o início da pandemia, não tinham sido contemplados com ações especiais. “Após esses meses sem a presença das equipes na região central, pretendemos oferecer aos comerciantes e, por extensão, aos moradores da área a possibilidade de realizar o descarte regular de objetos em desuso”, afirmou.

Os cidadãos e comerciantes que desejam realizar o descarte de objetos devem deixar os itens em suas calçadas para facilitar o recolhimento. Entre os inservíveis contemplados na ação, estão móveis, eletrodomésticos, materiais de isopor, vidro e todos os tipos de óleo. Estes devem ser entregues em garrafas PET fechadas. O projeto não aceita restos de construção civil (entulho).

A iniciativa também divulgou o novo cronograma base de coleta das equipes, prorrogado em relação ao último ciclo. A partir da próxima quarta-feira (08/09), a operação segue o atendimento aos moradores das áreas previamente estipuladas até a sexta-feira da semana seguinte (17/09).

Desta forma, o primeiro caminhão percorre as ruas dos bairros Vila Maluf, Parque Maria Helena e Vila Maria de Maggi, enquanto o segundo grupo atua na Cidade Cruzeiro do Sul, Jardim Imperador, Jardim Roberto, Jardim Monte Cristo, Jardim Suzanópolis, Jardim Márcia, Jardim dos Ipês, Parque Suzano, Conjunto Iraí e adjacências.

Santos reforçou a importância do Cata-Treco para dar um destino correto aos objetos que não têm mais utilidade para os moradores. “Hoje é possível levar o serviço de coleta para todos os pontos da cidade e incentivar o descarte adequado de materiais inservíveis. A prefeitura segue trabalhando em prol da preservação ambiental da cidade, fato demonstrado pelos atendimentos ordenados pelos pedidos da população”, destacou.

Quem deseja indicar uma localidade para ser contemplada com o serviço, é possível participar de uma consulta pública promovida pela administração municipal. A população pode colaborar com a construção de futuros itinerários por meio do formulário no link bit.ly/CTnoBairro, bastando preenchê-lo com dados pessoais, como nome e telefone, e indicar o bairro ou localidade que requer a visita dos caminhões.

Quem presenciar descarte irregular na cidade pode denunciar de maneira segura e anônima à Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 0800-774-2007.