03/07/2020

Obra da Central de Triagem do Miguel Badra entra na reta final

Obra da Central de Triagem do Miguel Badra entra na reta final

Funcionamento terá início após chamamento público para definir a entidade responsável, cujo edital será publicado nos próximos dias

A Prefeitura de Suzano está concluindo os últimos detalhes da construção da nova Central de Triagem de Resíduos Sólidos localizado no bairro Cidade Miguel Badra, na região norte. Será o segundo do tipo no município. O funcionamento terá início após a contratação da organização que ficará responsável pelo local, por meio de edital de chamamento público que deve ser publicado nos próximos dias.

Nesta semana, o prefeito Rodrigo Ashiuchi visitou o local, cuja obra teve início no segundo semestre de 2018, com investimento de mais de R$ 1,5 milhão. A futura Central de Triagem irá reforçar as ações de preservação e sustentabilidade. O secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, o diretor da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Rodolfo de Matteu, e o vereador Marcos Antônio dos Santos também acompanharam a vistoria.

A obra foi financiada com recursos do Fundo de Investimentos Difusos (FID) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O complexo totaliza 590 metros quadrados e conta com sala administrativa, refeitório, vestiários, local de recebimento e área de armazenagem. Também terá equipamentos pesados, como esteira elevada, esteira alimentadora e prensa enfardadeira horizontal.

Todo o sistema de triagem, prensagem e armazenamento foi elaborado pensando em facilitar e reduzir a força humana necessária na operação, sendo uma referência no setor em escala nacional. Terá uma capacidade de processar 50 toneladas por turno de trabalho, podendo chegar a 2 mil toneladas de recicláveis por mês. Desta forma, será possível atender à demanda de coleta seletiva de resíduos sólidos residenciais que o município produz mensalmente, complementando o serviço da Central de Triagem do Jardim Colorado.

A gestão da futura unidade, localizada na avenida Mário Bochetti, será definida por meio de um chamamento público para selecionar uma cooperativa de catadores. A operação incluirá coleta seletiva, triagem, acondicionamento e comercialização do material dentro da cadeia de reciclagem ou de reutilização sustentável.

Cabe salientar que o acordo entre a Prefeitura de Suzano e a organização vencedora do certame não inclui repasse financeiro, porém cada parte terá suas obrigações. A administração municipal fornecerá a infraestrutura e o apoio técnico e logístico, enquanto que a entidade deverá realizar os serviços, se responsabilizar pela remuneração dos integrantes, manter os equipamentos em funcionamento e arcar com as obrigações de impostos da atividade.

O prefeito afirmou que a nova Central de Triagem chega para ampliar a capacidade de captação e processamento de resíduos residenciais recicláveis. A administração aposta na educação ambiental e na formação de uma nova cooperativa que, assim como a Univence (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos Venceremos) faz na unidade do Jardim Colorado, desenvolverá um trabalho excepcional no município, abrindo caminho para novas ações voltadas à sustentabilidade.