25/11/2021

Nova gestão do Conselho de Promoção da Igualdade Racial toma posse

Nova gestão do Conselho de Promoção da Igualdade Racial toma posse

Representantes do Poder Público e de movimentos sociais atuarão de forma integrada para combater o racismo em Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira (25/11) a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com mandato vigente até 2023. O órgão é responsável por atuar junto ao Poder Público na articulação de ações e políticas de combate ao racismo.

Na ocasião, os 32 membros, entre titulares e suplentes, foram recebidos pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi em seu gabinete para assumirem suas posições e darem início às atividades. Metade do grupo é composta por agentes públicos, enquanto a outra parte, que representa a sociedade civil, conta com integrantes de instituições sociais já atuantes na cidade, como a União Nacional de Negros e Negras Pela Igualdade (Unegro) e a Associação Cultural Suzanense Bunkyo.

O titular da pasta de Assistência Social, Geraldo Garippo, também participou da ocasião e destacou a importância da premissa plural do órgão, que compõe uma linha de frente contra o preconceito racial de forma abrangente, valorizando todas as raças e etnias, principalmente as tidas como minoritárias. “Somos um município cuja história foi formada pela contribuição de inúmeros povos, como as comunidades de matriz africana e as asiáticas. Entendemos que o racismo é um problema amplo e extremamente segregacionista, que atinge muitas pessoas diariamente, portanto o Compir atuará em prol da equidade”, explicou.

O órgão é um conselho consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador e avaliador de políticas públicas da cidade, que preza pelo combate ao preconceito e a construção de uma sociedade mais igualitária. Criado em 2012 por meio da lei municipal nº 4.332/2009, o Compir foi reestruturado neste ano para retomar os trabalhos no setor e amplificar as vozes das entidades e de movimentos sociais.

Garippo aproveitou a oportunidade para agradecer o secretário municipal de Governo, Alex Santos, por contribuir com as articulações junto à Câmara de Suzano na retomada do conselho, garantindo agilidade ao processo. Ele ainda reforçou que o Compir sempre desempenhou um papel atuante e parceiro junto ao Poder Público, sendo essencial para a cidade.

A cerimônia contou com a participação de membros das entidades Casa do Candomblé Ilê Axé Danjiro, Central Pró Moradia Suzanense (Cemos), Coletivo Estadual Antirracismo Milton Santos, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) Sociocultural Negro Sim, Pastoral Afro, Unegro, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano e Bunkyo. Em diálogo aberto com o chefe do Executivo, os presentes compartilharam suas formações e experiências de vida.

Na ocasião também estiveram presentes representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, de Comunicação Pública, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, de Educação, de Governo, de Saúde e de Segurança Cidadã.

Após a posse, o prefeito ouviu as reivindicações dos membros e reforçou que as diversas pastas da administração municipal seguirão em diálogo constante com a nova gestão para que, juntos, seja possível construir uma Suzano melhor para toda a população. “O início das atividades do órgão vem em um momento importante, no mês da Consciência Negra, e ressalta a importância de estimularmos novas políticas públicas que garantam melhores condições a todos, independentemente de sua etnia. A igualdade de acesso e de direitos é um dos principais compromissos da prefeitura e segue como nossa prioridade independentemente de datas comemorativas”, concluiu.