02/12/2022

Nova edição do Plano Verão tem início nesta sexta-feira

Nova edição do Plano Verão tem início nesta sexta-feira

Lançamento oficial ocorreu nesta sexta-feira (02/12), no Cineteatro Wilma Bentivegna; objetivo é atuar na prevenção dos impactos das chuvas

O prefeito Rodrigo Ashiuchi oficializou na manhã desta sexta-feira (02/12) o lançamento do Plano Verão 2022/2023, que tem o objetivo de mitigar os impactos que as chuvas possam causar durante o Verão, até março. Entre essas ações estão limpeza de ruas, bueiros e valas e reforço junto à população sobre a necessidade de prevenção. Além da parceria principal entre a Defesa Civil e a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, as demais pastas também participam da iniciativa.

O evento, que ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna, ainda contou com as presenças do chefe de Gabinete e secretário interino de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva; do secretário de Governo, Alex Santos; do secretário de Saúde, Pedro Ishi; do secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira; e do diretor da Defesa Civil, Antônio Wenzler.

“Tudo que vamos realizar está focado na prevenção. Pode ser que não ocorra nenhum problema, mas para nós o que importa neste momento é nos cercar de todos os procedimentos que pudermos antecipar para evitar maiores riscos em razão das fortes chuvas”, destacou Wenzler.

As edições anteriores do Plano Verão mostram que a iniciativa traz resultados. Dados de 2019 mostram que houve 589 ocorrências atendidas pela Defesa Civil; em 2020 foram 323, em 2021 foram sete e neste ano somente uma. “Procuramos identificar todo e qualquer evento possível com base em nossas previsões e experiência que já tivemos para buscarmos um resultado satisfatório para o bem da população, e isso é fruto dos esforços de todos na prefeitura”, completou o diretor.

Durante seu pronunciamento, Ashiuchi elogiou o trabalho realizado pela Defesa Civil suzanense e reforçou as atribuições do órgão. “O principal sempre é preservar a vida das pessoas, mas se pudermos evitar a perda material é ainda melhor, e isso só se faz com muitas ações proativas. A Defesa Civil vem desempenhando um ótimo papel neste sentido. A performance se torna ainda mais destacada porque não podemos prever o clima; por muitas vezes chove mais do que a gente imagina e mesmo assim nossos agentes conseguem realizar um trabalho digno de heróis”, definiu o chefe do Executivo.

Na tentativa de impedir que acúmulo de água, o trabalho de prevenção é fundamental, e é neste sentido que a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos entra, promovendo a limpeza de bueiros, valas e rios. Mais recentemente, a pasta executou o trabalho de limpeza das margens do rio Una, entre as duas pistas da avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una. Agora, esse serviço avança e segue a partir deste sábado (03/12) pela parte canalizada. “Realizamos os trabalhos nas margens do rio na semana passada e agora vamos acessar o canal com as máquinas e começar essa fase da limpeza. Como estamos realizando esse trabalho de prevenção em parceria com a Defesa Civil, acredito que esse serviço será finalizado em dois dias”, concluiu o secretário Samuel Oliveira.

Também participaram do evento no Cineteatro o coordenador da Defesa Civil, Iraquitan Brito Fernandes; a coordenadora do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), Viviane Raquel Rodrigues de Figueiredo Matos; o tenente da Polícia Militar Rodoviária André Siqueira Belarmino; o tenente do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros Lucas Henrique Brolezi; o sargento Leonardo de Oliveira Marques, do Tiro de Guerra de Suzano; o gerente comercial da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Zemicindo Mendes; e representantes das unidades de Defesa Civil de Arujá, Poá e Itaquaquecetuba.