01/04/2022

No Dia do Autismo, Suzano inaugura espaço de atendimento especializado

No Dia do Autismo, Suzano inaugura espaço de atendimento especializado

Data também terá carreata promovida pela Associação União da Família Azul, em parceria com a Secretaria de Governo, para conscientização sobre o tema

Integrando a programação comemorativa dos 73 anos da cidade, a Prefeitura de Suzano vai inaugurar neste sábado (02/04) o espaço de Atendimento Educacional Especializado, no Jardim Monte Cristo. Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a administração presenteia a população com uma infraestrutura completa para receber os alunos integrantes do projeto-piloto do “Modelo Denver de Intervenção Precoce” e para apoio pedagógico dos professores.

O equipamento de ensino está anexo à Escola Municipal Caic (rua Cachoeira, s/n – Jardim Monte Cristo) e vai acolher as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede de ensino. Atualmente, seis suzanenses de até 3 anos de idade, participam da terapia comportamental que utiliza brincadeiras e ações conjuntas para estimular o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais e de linguagem.

A intervenção na primeira infância é essencial para otimizar o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas com TEA, pois estima-se que uma em cada 160 crianças apresente algum nível do transtorno. Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, o novo polo vem para somar com os 38 espaços existentes na cidade para o atendimento especializado de qualquer deficiência. “Aqui em Suzano nós temos um olhar muito sensível para a individualidade de cada criança, e nosso objetivo é oferecer condições favoráveis para o desenvolvimento de suas potencialidades. Portanto, o polo vai fortalecer um trabalho que já existe, principalmente com as crianças autistas”, afirma.

Suzano é pioneira no Brasil em oferecer a metodologia dentro da rede municipal de ensino e a implementação é fruto de uma parceria da administração com o Instituto Farol, que tem promovido desde então a capacitação dos servidores para atuarem diariamente com os alunos. A expectativa é de aumentar o quantitativo de profissionais formados para que o serviço seja ampliado para toda a comunidade.

“O acompanhamento por meio do Método Denver de Intervenção Precoce apresenta resultados comprovados cientificamente. Nosso objetivo é fazer com que mais famílias tenham acesso ao atendimento, pois sabemos que ele realmente faz diferença na vida dos pequenos. A cada avanço que eles demonstram é uma conquista para a equipe”, finaliza o titular da pasta.

Houve um aumento significativo nos diagnósticos de crianças autistas em todo o País. Em relação à população suzanense, a pasta registra mais de 200 alunos entre diversas idades, e o novo espaço de Atendimento Educacional Especializado vai potencializar o cuidado com todos eles e proporcionar mais qualidade de vida, conforme endossa o prefeito Rodrigo Ashiuchi. “Somos o único município do Brasil a oferecer este atendimento de forma gratuita e agora o trabalho estará voltado para a consolidação do projeto-piloto para mais famílias. Só os pais sabem o quanto pode ser angustiante não ter uma rede de apoio para o desenvolvimento dos seus filhos, mas aqui eles serão acolhidos de forma integral”.

Carreata
Ainda em comemoração à data, que busca difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno, a Associação União da Família Azul, em parceria com a Secretaria de Governo, vai realizar uma carreata para conscientizar a população. A ação terá como ponto de partida a Praça Cidade das Flores e seguirá até o Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador).

Para conferir a programação completa das festividades em alusão aos 73 anos de emancipação político-administrativa de Suzano, basta acessar o site oficial bit.ly/Programação73anos.