01/04/2022

No Dia do Autismo, Suzano inaugura espaço de atendimento especializado

Data também terá carreata promovida pela Associação União da Família Azul, em parceria com a Secretaria de Governo, para conscientização sobre o tema

Integrando a programação comemorativa dos 73 anos da cidade, a Prefeitura de Suzano vai inaugurar neste sábado (02/04) o espaço de Atendimento Educacional Especializado, no Jardim Monte Cristo. Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a administração presenteia a população com uma infraestrutura completa para receber os alunos integrantes do projeto-piloto do “Modelo Denver de Intervenção Precoce” e para apoio pedagógico dos professores.

O equipamento de ensino está anexo à Escola Municipal Caic (rua Cachoeira, s/n – Jardim Monte Cristo) e vai acolher as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede de ensino. Atualmente, seis suzanenses de até 3 anos de idade, participam da terapia comportamental que utiliza brincadeiras e ações conjuntas para estimular o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais e de linguagem.

A intervenção na primeira infância é essencial para otimizar o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas com TEA, pois estima-se que uma em cada 160 crianças apresente algum nível do transtorno. Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, o novo polo vem para somar com os 38 espaços existentes na cidade para o atendimento especializado de qualquer deficiência. “Aqui em Suzano nós temos um olhar muito sensível para a individualidade de cada criança, e nosso objetivo é oferecer condições favoráveis para o desenvolvimento de suas potencialidades. Portanto, o polo vai fortalecer um trabalho que já existe, principalmente com as crianças autistas”, afirma.

Suzano é pioneira no Brasil em oferecer a metodologia dentro da rede municipal de ensino e a implementação é fruto de uma parceria da administração com o Instituto Farol, que tem promovido desde então a capacitação dos servidores para atuarem diariamente com os alunos. A expectativa é de aumentar o quantitativo de profissionais formados para que o serviço seja ampliado para toda a comunidade.

“O acompanhamento por meio do Método Denver de Intervenção Precoce apresenta resultados comprovados cientificamente. Nosso objetivo é fazer com que mais famílias tenham acesso ao atendimento, pois sabemos que ele realmente faz diferença na vida dos pequenos. A cada avanço que eles demonstram é uma conquista para a equipe”, finaliza o titular da pasta.

Houve um aumento significativo nos diagnósticos de crianças autistas em todo o País. Em relação à população suzanense, a pasta registra mais de 200 alunos entre diversas idades, e o novo espaço de Atendimento Educacional Especializado vai potencializar o cuidado com todos eles e proporcionar mais qualidade de vida, conforme endossa o prefeito Rodrigo Ashiuchi. “Somos o único município do Brasil a oferecer este atendimento de forma gratuita e agora o trabalho estará voltado para a consolidação do projeto-piloto para mais famílias. Só os pais sabem o quanto pode ser angustiante não ter uma rede de apoio para o desenvolvimento dos seus filhos, mas aqui eles serão acolhidos de forma integral”.

Carreata
Ainda em comemoração à data, que busca difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno, a Associação União da Família Azul, em parceria com a Secretaria de Governo, vai realizar uma carreata para conscientizar a população. A ação terá como ponto de partida a Praça Cidade das Flores e seguirá até o Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador).

Para conferir a programação completa das festividades em alusão aos 73 anos de emancipação político-administrativa de Suzano, basta acessar o site oficial bit.ly/Programação73anos.