02/06/2021

Mutirão de zeladoria vai atender mais cinco bairros em junho

Mutirão de zeladoria vai atender mais cinco bairros em junho

Iniciativa leva serviços de manutenção e limpeza para diversos pontos da cidade aos finais de semana

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, anunciou o novo cronograma dos mutirões de zeladoria da cidade para o mês de junho. Ao longo dos próximos finais de semana, mais cinco bairros serão beneficiados com serviços intensivos de limpeza e conservação. A iniciativa é realizada desde abril para promover melhorias à cidade.

Os trabalhos já têm início nesta sexta-feira (04/06), atendendo a estrada Portão do Honda, o Jardim Margareth, o Jardim Europa e seus arredores. Nas datas do mutirão, as equipes da pasta realizam diversas ações nos locais, como varrição, capinação, roçagem, troca de lâmpadas e pinturas de guias. As estruturas de captação de água também são foco dos serviços, com troca de tampas e limpeza de bueiros, assim como retirada de resíduos da rede de drenagem.

Na próxima semana (11 e 12/06), os agentes concentrarão esforços nos bairros Jardim Gardênia e Jardim Alterópolis. O destino seguinte do mutirão é o Jardim Revista, ponto mais amplo onde as equipes passarão duas semanas espalhadas pelas vias da comunidade promovendo diversas melhorias. Com isso, os trabalhos por lá devem acontecer nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, concluindo a programação do mês. Para julho, a expectativa é que outras partes da região norte também sejam contempladas com a zeladoria.

Além dos serviços urbanos, o mutirão conta com o apoio da Operação Cata-Treco, por meio da Secretaria Municipal de Governo. O projeto municipal é responsável por coletar objetos que não têm mais utilidade para os moradores. Portanto, para aqueles que desejam descartar materiais em desuso como móveis, eletrodomésticos e outros, a recomendação é que os deixem na calçada em frente às suas casas, na data adequada, para que a equipe recolha. Não são aceitos restos de construção civil (entulho).

Em maio, o mutirão levou melhorias para importantes vias da cidade, como a rua Dr. Prudente de Moraes, e mais seis bairros, entre Jardim Colorado e o Parque Santa Rosa. O último ponto de parada da zeladoria foi no Jardim Quaresmeira, entre a última sexta-feira e o sábado (28 e 29/05). Na ocasião, as equipes executaram a limpeza das vias, pintaram guias e retiraram um total de 140 toneladas de resíduos descartados irregularmente nos bueiros. Para isso, 26 deles foram limpos, assim como uma extensão de um quilômetro da rede de drenagem de água da região.

O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, afirmou que, com a intensificação dos trabalhos aos fins de semana, a expectativa é que as manutenções necessárias na cidade sejam concluídas o mais breve possível, de forma a promover melhorias e levar mais segurança aos moradores.

Oliveira afirmou que estas medidas, inclusive, evitam possíveis alagamentos e enchentes, já que as estruturas de captação de águas pluviais passam por limpeza. Os mutirões acontecem todos os finais de semana do mês em pontos específicos para agilizar o atendimento aos suzanenses, mas as ações gerais seguem normalmente por todos os bairros e o centro durante a semana.

Solicitações, denúncias e reclamações podem ser feitas por meio da Ouvidoria Geral do Município, no telefone 0800-774-2007.