23/05/2022

Mutirão de vacinação garante mais 719 atendimentos em Suzano

Mutirão de vacinação garante mais 719 atendimentos em Suzano

Ação especial viabilizou doses contra a Influenza, Covid-19 e sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último sábado (21/05) mais um mutirão de vacinação, contemplando Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estratégicas na região do Miguel Badra Alto, Jardim Vitória, Jardim Monte Cristo e no distrito de Palmeiras. Ao todo, 719 atendimentos foram efetuados, com a imunização contra a Influenza (gripe), Covid-19 e sarampo, por meio da vacina tríplice viral (SCR), que também protege as crianças contra a caxumba e a rubéola. O atendimento nas salas de vacinação segue durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

De acordo com o balanço da operação especial, a vacina contra a gripe foi a mais procurada durante o mutirão, com 347 munícipes contemplados, sendo 92 crianças e 255 adultos que fazem parte dos públicos prioritários da campanha. Atualmente, o imunizante é voltado aos idosos maiores de 60 anos; aos trabalhadores da Saúde; às gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias); aos povos indígenas e professores; às pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades; aos caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuários; agentes de forças de segurança, militares das forças armadas; funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade; e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Em relação à Covid-19, 288 doses foram aplicadas, sendo que o maior público esteve concentrado entre aqueles que precisavam tomar a dose de reforço (3ª dose). Já a procura pela tríplice viral, especialmente voltada às crianças com idade de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, foi de 84 atendimentos.

O chefe da pasta, Pedro Ishi, reforçou a importância da ação e destacou que o atendimento continua nos postos de Saúde. “Nosso compromisso com a população segue fortalecido por meio de atividades estratégicas, a fim de aproximar o público dos serviços oferecidos. Contudo, contamos também com o comprometimento dos suzanenses em cuidar da saúde e buscar a imunização. Somente assim vamos garantir mais prevenção e a proteção de quem a gente ama”, comentou.

Atendimento

As salas de vacinação, nos 24 postos de Saúde do município, seguem em operação. O atendimento se dá de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

No caso da imunização contra à gripe, a pasta contempla os públicos prioritários até o dia 30 de junho ou enquanto houver doses disponíveis. Até o momento, 36.383 pessoas já foram vacinadas, conforme balanço mais recente.

A delimitação de público ocorre conforme as normativas da etapa vigente na campanha de vacinação. Vale lembrar que, no caso dos trabalhadores das categorias mencionadas, a recomendação é para que também seja apresentado um comprovante de vínculo empregatício na área de atuação. As pessoas com deficiência ou com comorbidades também devem contar com relatório médico ou receita. Além disso, todos os atendidos precisam apresentar documento original com foto, comprovante de residência de Suzano e carteirinha de vacinação.

A imunização contra a Covid-19 é voltada aos munícipes maiores de 5 anos. Em caso de dúvidas quanto à dose, o cidadão poderá consultar o cronograma disponível no site www.suzano.sp.gov.br. Aqueles que estão com a segunda, terceira ou quarta aplicação em atraso devem buscar orientação junto à unidade de atendimento. Para tanto, recomenda-se também a apresentação do cartão de vacinação adquirido nas etapas de imunização da Covid-19.

A vacina tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola) também segue disponível às crianças com idade de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A apresentação da carteirinha de vacinação também é indispensável. Até o momento, 5.883 crianças receberam a dose neste ano, conforme balanço mais recente.