20/09/2022

Mostra cultural Suzano-Komatsu tem início nesta quarta-feira

Mostra cultural Suzano-Komatsu tem início nesta quarta-feira

Casarão da Memória recebe primeiras atividades em homenagem à cidade-irmã de Suzano e ao centenário da Imigração Japonesa

A Secretaria Municipal de Cultura e a Divisão de Turismo e Intercâmbio Cultural de Komatsu iniciam a “1ª Mostra Cultural Suzano-Komatsu” no Casarão da Memória (rua Campos Salles, 547 – centro) nesta quarta-feira (21/09). A ação, que segue até sexta-feira (23/09), faz parte de uma série de eventos que celebram o Centenário da Imigração Japonesa em Suzano e o Cinquentenário da Irmandade com a cidade de Komatsu, incluindo a troca de obras de arte e materiais artísticos e culturais entre os municípios.

As atividades da mostra têm início ao meio-dia durante o três dias de evento, promovendo um encontro com a rica culinária japonesa no Casarão da Memória em um almoço que contará com pratos típicos para os apaixonados pela comida da Terra do Sol Nascente de forma gratuita. Junto a isso, também haverá a exibição de um vídeo voltado para a porcelana Kutani, tradicional estilo de arte praticado na região de Komatsu.

As ações de celebração seguem em 5 de outubro, às 19 horas, com a exibição de filmes curtos sobre a cultura japonesa no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Jardim Paulista). Com temas e produções típicas do país natal da cidade-irmã suzanense, o equipamento audiovisual da cidade exibirá outros filmes nas quartas-feiras seguintes (19 e 26 de outubro), também às 19 horas.

No dia 21, a partir das 18 horas, a equipe do Teatro Kabuki, voltada para uma representação estilizada do drama e da maquiagem utilizada pelos seus atores, realizará um ensaio aberto ao público no Anfiteatro Orlando Digenova, localizado dentro do Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro). A inspiração será as fotos e vídeos oferecidos pela Prefeitura de Komatsu.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, será um mês de muitas atividades e homenagens. “Estamos falando de uma programação rica, com muitas atrações que envolvem vários dos nossos espaços culturais. Convidamos a todo o povo suzanense a conhecer um pouco dessa rica herança cultural e à grande comunidade japonesa de nossa cidade para se reconectar aos costumes que formaram nosso município”, contou.

Segundo o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a irmandade entre os municípios se fundamenta na correspondência de experiências e aspectos culturais. “Suzano e Komatsu tem uma relação histórica e fundamentada na cultura japonesa e em seus laços, que nos conectam de múltiplas formas. Neste ano de centenário da Imigração Japonesa e do Cinquentenário de Irmandade com Komatsu, eu agradeço por toda a fraternidade e companherismo”, afirmou o chefe do poder Executivo suzanense.