29/07/2022

Moriconi recebe 128º Fórum Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Tietê

Evento ocorreu nesta sexta-feira (29/07) e tratou sobre a prevenção e os perigos de intoxicação por mercúrio

A Vigilância Sanitária de Suzano, em parceria com a Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional de Guarulhos, realizou na manhã desta sexta-feira (29/07) o 128º Fórum Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Tietê no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, entre 9 horas e meio-dia.

O tema do evento foi alertar fiscais do trabalho, sindicatos e demais entidades sobre os riscos de intoxicação por mercúrio. Durante o encontro, foi utilizado como exemplo um acidente ocorrido em julho de 2020, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, onde 34 pessoas se intoxicaram com este metal e foram internadas.

De acordo com diretor da vigilância sanitária municipal, cerca de 40 pessoas estiveram na iniciativa, a primeira de forma presencial desde a flexibilização das regras de distanciamento social em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19). “A iniciativa foi um sucesso, vieram representantes de Salesópolis, Poá, Itaquaquecetuba, Guarulhos e Santa Bárbara d’Oeste. Essa palestra trouxe muito aprendizado e a importância da Vigilância Sanitária. Saíram todos satisfeitos do fórum”, destacou o diretor da vigilância de Suzano, Mauro Vaz.

Vaz ainda destacou que, embora o evento fosse restrito, o conteúdo pôde ser repassado por outros meios, como a comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas). “Esperamos que a palestra seja replicada dentro das empresas e que possam ser passadas aos trabalhadores sobre os perigos da contaminação por mercúrio”.

Os palestrantes convidados para o 128º Fórum Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Tietê foram Wilson José Guarda, da Vigilância Sanitária de Santa Bárbara d’Oeste; Cristiane Tranquillini Rezende, da Secretaria de Estado da Saúde; e Edson Haddad, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).