31/07/2020

Membros do Conselho de Defesa do Meio Ambiente passam por capacitação virtual

Encontro também teve como objetivo realinhar os planos de ações para o setor durante o período de pandemia de Covid-19

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano realizou uma capacitação online com os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) nesta quinta-feira (30/07). A reunião também teve como objetivo realinhar os planos de ações para questões do setor durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O curso teve a mediação da diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo, que exerce a função de secretária executiva do Comdema. Estavam presentes os membros representantes da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano; do Instituto ECOO; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); da Organização Não-Governamental (ONG) Amparo Animal; das Secretarias Municipais de Saúde, de Planejamento Urbano e Habitação e de Meio Ambiente; e do Departamento de Agricultura de Suzano, além de convidados da ONG Agroterra.

Na oportunidade, foi apresentado um material elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que abordou assuntos como função do Comdema; diagnóstico da situação ambiental atual; necessidade de revisão das políticas, planos e legislações; estudos de cenários com a pandemia, fontes e aplicações de recursos; ferramentas de planejamento; entre outros.

Houve ainda deliberações sobre ajuste no calendário e temas acerca da fiscalização ambiental e a aprovação de uma moção de homenagem, indicando o nome da ex-diretora da Secretaria de Meio Ambiente Bianca Nunes para batizar a nova Unidade de Conservação Municipal do Parque do Sesc, que se encontra em estágio avançado de elaboração.

“A maior reflexão deste encontro é que essa pandemia foi causada pelos desequilíbrios ambientais e que o planejamento é um grande instrumento de gestão para os municípios”, disse Solange. Já o presidente do Comdema, Alexandre Fraga, declarou que os membros ficaram muito satisfeitos com a reunião virtual, considerando que essa ferramenta democratiza o acesso à participação popular e gera motivação na sociedade civil a participar da gestão pública.