13/09/2021

Meio Ambiente promove nova reunião da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal

Autoridades municipais e membros do órgão conversaram sobre a atuação da prefeitura na defesa dos animais domésticos

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano participou na última semana de uma nova reunião virtual da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal, órgão vinculado ao Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema). As autoridades municipais apresentaram mais detalhes aos presentes a respeito da atuação da administração municipal no atendimento aos cães e gatos desamparados.

A transmissão contou com a participação do titular da pasta, André Chiang, do vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, e de dez membros da Câmara Técnica, entre representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores de animais do município. Na ocasião, eles discutiram sobre os resultados da última reunião e foram informados sobre os procedimentos que os agentes municipais realizam diante de casos de maus tratos.

Após o recebimento de denúncias sobre possíveis crimes contra os animais, os agentes do Setor de Bem-Estar animal analisam as informações e prontamente vão até o endereço para vistoriar as condições em que o animal doméstico se encontra, além de checar a postura dos tutores com relação aos locais onde os pets são mantidos, a oferta de água e alimentação, entre outras obrigações que devem ser cumpridas ao se ter um pet.

Com base na vistoria, as equipes tomam as medidas cabíveis de acordo com cada caso, de forma a garantir a saúde e segurança dos animais se necessário, bem como para responsabilizar os tutores em situações que configurem maus tratos ou abandono, por exemplo. Só neste primeiro semestre, o Setor de Bem-Estar Animal recebeu 200 denúncias de maus tratos, sendo que 47 animais foram resgatados para auxílio imediato, conforme necessidade.

Os membros da Câmara Técnica ainda foram informados sobre o funcionamento do Canil do Centro de Controle de Zoonoses, que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Na sequência, os participantes discutiram sobre a possibilidade de futuras reuniões com mais vereadores, para destacar a importância da causa animal em meio às pautas de utilidade pública.

O secretário municipal explicou que estas reuniões acontecem de forma mensal junto a autoridades municipais e representantes da sociedade civil, em especial o público com participação ativa na luta pelos direitos dos animais. Chiang relata que estes encontros são promovidos para que seja possível evoluir e fortalecer o acolhimento aos pets que mais precisam. Ele concluiu pontuando que estas são experiências produtivas que contribuem muito para a causa animal e para a defesa dos direitos dos animais domésticos.