17/09/2021

Meio Ambiente investiga caso de descarte irregular na Cidade Boa Vista

Crime foi flagrado por moradores na última semana em trecho da estrada do Suzano

A Prefeitura de Suzano foi informada no início desta semana sobre um novo caso de descarte irregular que aconteceu em um trecho da estrada do Suzano, na Cidade Boa Vista. A situação foi flagrada por câmeras de segurança instaladas nas proximidades por membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região, que prontamente acionaram as autoridades. O espaço foi limpo nesta sexta-feira (17/09) pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos.

Ao tomar conhecimento dos fatos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início a uma investigação para identificar os responsáveis pelo crime. Inclusive, na última semana, agentes da Fiscalização Ambiental estiveram no local para verificar os resíduos descartados e a possível origem dos objetos. O endereço é um ponto recorrente desta prática ilícita e é acompanhado com frequência pela administração municipal, que realiza coleta rotineira de resíduos por toda a sua extensão.

Segundo o titular da pasta, André Chiang, a prefeitura realiza o monitoramento do descarte de resíduos pela cidade por meio do projeto Caçamba Verde, que completou dois anos em junho. A iniciativa é responsável pelo rastreamento e gerenciamento das empresas devidamente regularizadas que lidam com restos de construção civil (entulho) no município, acompanhando as atividades diárias dos caçambeiros e o destino dos descartáveis.

Chiang explicou que por meio do projeto, mais de 50 empreendimentos que abandonaram resíduos em locais impróprios neste primeiro semestre foram autuados. Será dado prosseguimento às análises técnicas e investigações para encontrar e responsabilizar os autores deste crime ambiental. Vale destacar que a participação dos moradores é essencial para impedir que estes casos continuem a acontecer, principalmente em pontos viciados, como a estrada do Suzano e outras vias com baixa movimentação de pessoas e veículos.

Em paralelo às ações do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos realiza um trabalho semanal de limpeza neste e em outros pontos da cidade com reincidência de descartes. Segundo o chefe da pasta, Samuel Oliveira, só neste ano já foram mais de 500 toneladas de resíduos retirados da estrada do Suzano. Ele conta que é preciso conscientização para que estes casos acabem e seja possível manter os espaços limpos. A preservação ambiental é um compromisso de todos, só com o apoio e participação ativa da população conseguiremos acabar com esses crimes.

Os cidadãos que presenciarem situações de descarte inadequado ou caçambas de entulho irregulares podem denunciar por meio do site (www.suzano.pontosviciados.com.br) ou pelo telefone 0800-774-2007. Despejar resíduos em locais impróprios é crime ambiental passível de multa de R$ 739,80, de acordo com o Código de Posturas de Suzano (lei municipal complementar nº 14/1993).