18/05/2022

Meio Ambiente apresenta balanço de ações voltadas à causa animal

Meio Ambiente apresenta balanço de ações voltadas à causa animal

Projeto ‘Baby, Me Leva’ e combate aos maus-tratos são destaques da pasta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou na última terça-feira (17/05) um balanço das ações voltadas à causa animal. A prestação de contas ocorreu em audiência pública na Câmara Municipal de Suzano, contando com a presença do chefe da pasta, André Chiang. Entre os principais destaques do setor de Bem-Estar Animal estão o projeto de adoção consciente “Baby, Me Leva!” e as operações de combate aos maus-tratos a animais.

De acordo com a secretaria, desde o início do projeto de adoção, mais de 200 pets já encontraram um lar. A iniciativa foi desenvolvida em 2021, em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores de animais, com o objetivo de apresentar os animais disponíveis para adoção no hotsite www.suzano.sp.gov.br/baby-me-leva. A plataforma online se mostrou indispensável para o sucesso do projeto, principalmente nos últimos meses em pandemia. Atualmente, a pasta também tem promovido eventos de adoção periódicos.

“Muitas famílias descobriram a vontade de adotar um animalzinho, então buscamos reunir todos os pets acolhidos pelas ONGs e protetores neste site. Por meio da plataforma, os interessados podem escolher os cães e gatos disponíveis, assim agendando uma visita com o cuidador para finalmente conhecer o pet e efetuar a adoção responsável, seguindo todas orientações repassadas. Sem dúvidas é um grande caso de sucesso em Suzano”, compartilhou o secretário.

Outro assunto importante abordado pela pasta foi o combate aos maus-tratos a animais. Entre 2021 e 2022, a pasta efetuou 560 vistorias, das quais 19 casos culminaram na emissão de boletins de ocorrência (B.O.). Neste ano, o trabalho também foi fortalecido por meio de parceria com o Departamento de Fiscalização de Posturas. As denúncias podem ser feitas de maneira anônima na Ouvidoria Geral do Município (0800-774-2007). Em média, o órgão recebe cinco denúncias por dia.

“Esse é um trabalho intersetorial que conta com a importante parceria da população. Nosso objetivo é levar mais conscientização sobre os maus-tratos e sobre os crimes ambientais, incentivando a denúncia. Em Suzano, nossa ouvidoria é o canal direto para esse tipo de demanda, que rapidamente é encaminhada às equipes de Meio Ambiente para as medidas necessárias”, comentou.

A prestação de contas ainda apresentou dados referentes à castração, em parceria com o setor de Zoonoses. Entre dezembro de 2020 e julho do ano passado, os mutirões de castração e microchipagem contemplaram 688 animais. Já a parceria com clínicas conveniadas, a partir de dezembro passado, contemplou outros 1.391 animais, previamente cadastrados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Contabilizando os números desde 2018, o índice chega a 5.538 animais castrados em Suzano. Os tutores interessados no serviço gratuito devem preencher o formulário online disponível na aba “Acesso Rápido” do site www.suzano.gov.br.

Em relação ao atendimento veterinário, também desenvolvido por meio de parceria com clínicas conveniadas, houve o atendimento a 310 animais no período de fevereiro a julho de 2021. O serviço é exclusivamente voltado a animais em sofrimento, vítimas de acidentes, abandonados e vítimas de maus-tratos sob guarda de munícipes de baixa renda, ONGs e protetores de Suzano. A continuidade dos convênios segue em processo de novo chamamento público.

Por fim, a pasta também reforçou a importância de ações de conscientização por meio de parcerias, como os trabalhos desenvolvidos com a ONG Espaço Urbano, o Suzano Shopping e o projeto “Histórias de Esperança”, que garantiu doações de ração e outros itens a 220 cães e gatos.

A audiência foi acompanhada pelos vereadores André Marcos de Abreu, o Pacola; Artur Takayama; Givaldo dos Santos, o Baiano da Saúde; Jaime Siunte; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; e Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul.