05/10/2021

Meio Ambiente alerta sobre casos de descarte irregular do lado de fora de ecoponto

Calçada da unidade do Parque Maria Helena tem sido alvo frequente do despejos irregulares de inservíveis

A Prefeitura de Suzano alerta a população sobre a importância de respeitar o horário de funcionamento dos ecopontos da cidade. Isso porque a Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou que a calçada da unidade do Parque Maria Helena tem sido alvo recorrente de descartes irregulares. A ação configura crime ambiental e é passível de multa.

Segundo o chefe da pasta, André Chiang, os servidores do local vêm constatando essa ocorrência nas últimas semanas. A calçada fica repleta de inservíveis, entre restos de materiais de construção, colchões, móveis e outros objetos. Isso acaba prejudicando a passagem dos pedestres e o ponto de ônibus.

Chiang explicou que apesar do ecoponto ser o local adequado para destinar inservíveis, eles devem ser devidamente entregues aos agentes municipais, e não simplesmente abandonados na calçada. A ação prejudica o meio ambiente, os moradores e o próprio trabalho da unidade. O titular da pasta afirmou que o local está à disposição dos munícipes de segunda a sábado, pedindo que a população aguarde os locais abrirem para fazer a destinação correta dos itens. Completou dizendo que todo o contingente descartado de forma irregular poderia ter sido acolhido rapidamente na data e na hora certas, sem prejuízo a ninguém.

O ecoponto do Parque Maria Helena, que fica na rua Antônio Francisco dos Santos, 186, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Sua estrutura está apta a receber diversos tipos de objetos, como entulho, móveis e aparelhos domésticos, resíduos de poda e jardinagem, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias e latas de tinta vazias. Seu funcionamento é interrompido apenas nos domingos e nos feriados.

Além da unidade do Parque Maria Helena, Suzano ainda conta com mais três ecopontos. A estrutura do Jardim Dona Benta (Estrada Takashi Kobata, 183) acolhe todos os tipos de materiais descartáveis, com exceção de pneus. Já a da Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira) recebe tanto entulhos como materiais recicláveis. A quarta e última, que fica na Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553), recebe exclusivamente pneus.

Descartar resíduos em locais impróprios é crime ambiental e passível de multa de R$ 739,80, de acordo com o Código de Posturas de Suzano (lei municipal complementar nº 14/1993). Quem presenciar ocorrências desta natureza pode denunciar de maneira segura e anônima por meio da Ouvidoria Geral do Município, no telefone 0800-774-2007.

O secretário lembrou que é preciso conscientização para que estes casos deixem de acontecer. Existe uma ampla estrutura de captação de entulhos e outros inservíveis em Suzano, não há necessidade de efetuar qualquer tipo de descarte irregular, muito menos na frente de um centro de coleta. O cuidado com o meio ambiente é um compromisso de todos.