29/11/2022

Manutenção e Serviços Urbanos promove diagnóstico por tomógrafo em árvores do centro

Manutenção e Serviços Urbanos promove diagnóstico por tomógrafo em árvores do centro

Iniciativa tem caráter preventivo e ocorre nas praças João Pessoa e Expedicionários; ação dará real dimensão do estado de saúde desses exemplares

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano está realizando um procedimento para detectar a saúde das árvores localizadas na Praça João Pessoa e na Praça dos Expedicionários. O diagnóstico é promovido por meio de um tomógrafo sônico, que são aparelhos do tamanho de celulares instalados ao redor da árvore a ser analisada.

Na última quinta-feira (24/11), os trabalhos ocorreram na Praça João Pessoa e os dados coletados pelo tomógrafo são enviados diretamente para um computador, que recebe as informações e gera um gráfico que evidencia as condições da árvore. A ação na Praça dos Expedicionários deve ocorrer nos próximos dias.

De acordo com o chefe da pasta, Samuel de Oliveira, o serviço que está sendo realizado é um trabalho preventivo, voltado para ter a real dimensão da situação dessas amostras. “Nós queremos ter conhecimento de como estão essas árvores por meio de um diagnóstico mais completo, por isso estamos utilizando esses aparelhos para ter certeza do que está ocorrendo”, destacou Oliveira. “Por fora, elas podem parecer saudáveis, porém, no interior delas, a estrutura talvez esteja comprometida”, completou o secretário.

Ainda participaram das análises nesta quinta-feira os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Eric Augusto Caravaggio e José Luís de Aguiar, e da Defesa Civil, Anselmo da Silva de Melo e Iraquitan Brito Fernandes. A empresa contratada pela pasta de Manutenção e Serviços Urbanos para efetuar o procedimento com o tomógrafo é a Matec Serviços, que foi representada pelo engenheiro Danilo Honório.

Prevenção

Além da tomografia realizada na quinta-feira, a secretaria promove de forma contínua a análise de árvores espalhadas pela cidade. Para garantir a segurança dos moradores de Suzano, podas são executadas durante todo o ano para conferir o crescimento correto e a saúde do tronco e demais estruturas. Somente neste ano foram realizadas 1.240 podas na cidade.