23/12/2021

Mais de mil pessoas são atendidas em cursos profissionalizantes do Saspe

Mais de mil pessoas são atendidas em cursos profissionalizantes do Saspe

Foram 20 diferentes modalidades oferecidas pelo órgão municipal durante o ano para potencializar a inserção no mercado de trabalho

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) atendeu mais de mil alunos em cursos profissionalizantes, de maneira virtual e presencial, durante 2021. Ao todo, 20 modalidades foram lecionadas aos suzanenses em iniciativas com professores do órgão municipal e parceiros, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Entre as oportunidades deste ano estavam cursos de Alongamento de Unhas, Bolos e Tortas, Confeitaria, Doces Finos, Esmaltação em Gel, Informática, Jardinagem, Pizzas, Assentador de Azulejos, Técnicas Administrativas, Workshop de Corte de Cabelo, Cursinho Pré-Vestibular e Saspe Línguas, como espanhol e inglês. Os pré-requisitos para cada modalidade foram divulgados nas plataformas oficiais da Prefeitura de Suzano.

No início de 2021, as instruções ocorreram de maneira virtual, respeitando os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19), como o curso de Técnicas Administrativas. Após o avanço na vacinação, o órgão municipal retomou as atividades presenciais, com ocupação de 35% e aumentando gradualmente.

O Saspe também organizou o atendimento emergencial de 193 munícipes no programa Boa Visão, sendo crianças e idosos. A ação realiza um trabalho completo de oftalmologia, desde a consulta com o médico até a entrega da armação com as lentes, de maneira gratuita.

Outra vertente importante de atendimento do órgão são os Projetos Especiais para Mulheres, com medidas de empoderamento e ampliação de direitos. O destaque fica com a 9ª edição do curso de Promotoras Legais Populares (PLP), que atendeu a 250 mulheres suzanenses. De maneira virtual, devido à pandemia, as mulheres tiveram acesso a 33 aulas sobre direitos básicos e aplicação no dia a dia.

Após o sucesso local, o curso quebrou fronteiras estaduais, alcançando 127 mulheres de Minas Gerais, por meio de parcerias. Com a participação das mineiras, a 9ª edição das PLPs alcançou 377 alunas em 2021.

Ainda voltado para o público feminino, o Saspe ofereceu 254 vagas em cursos livres, visando a inserção no mercado de trabalho e reforçando a luta das mulheres.

Para a dirigente do órgão municipal, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, oferecer oportunidades tão atuais para os munícipes fomenta o comércio local e a geração de emprego. “O Saspe busca sempre ofertar cursos que estão em alta, para os alunos saírem com grandes chances de emprego. São os suzanenses recebendo formação na cidade e prestando serviços aqui, gerando oportunidades para quem quer um novo emprego e para quem busca os atendimentos”, pontuou.