23/12/2021

Mais de mil pessoas são atendidas em cursos profissionalizantes do Saspe

Foram 20 diferentes modalidades oferecidas pelo órgão municipal durante o ano para potencializar a inserção no mercado de trabalho

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) atendeu mais de mil alunos em cursos profissionalizantes, de maneira virtual e presencial, durante 2021. Ao todo, 20 modalidades foram lecionadas aos suzanenses em iniciativas com professores do órgão municipal e parceiros, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Entre as oportunidades deste ano estavam cursos de Alongamento de Unhas, Bolos e Tortas, Confeitaria, Doces Finos, Esmaltação em Gel, Informática, Jardinagem, Pizzas, Assentador de Azulejos, Técnicas Administrativas, Workshop de Corte de Cabelo, Cursinho Pré-Vestibular e Saspe Línguas, como espanhol e inglês. Os pré-requisitos para cada modalidade foram divulgados nas plataformas oficiais da Prefeitura de Suzano.

No início de 2021, as instruções ocorreram de maneira virtual, respeitando os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19), como o curso de Técnicas Administrativas. Após o avanço na vacinação, o órgão municipal retomou as atividades presenciais, com ocupação de 35% e aumentando gradualmente.

O Saspe também organizou o atendimento emergencial de 193 munícipes no programa Boa Visão, sendo crianças e idosos. A ação realiza um trabalho completo de oftalmologia, desde a consulta com o médico até a entrega da armação com as lentes, de maneira gratuita.

Outra vertente importante de atendimento do órgão são os Projetos Especiais para Mulheres, com medidas de empoderamento e ampliação de direitos. O destaque fica com a 9ª edição do curso de Promotoras Legais Populares (PLP), que atendeu a 250 mulheres suzanenses. De maneira virtual, devido à pandemia, as mulheres tiveram acesso a 33 aulas sobre direitos básicos e aplicação no dia a dia.

Após o sucesso local, o curso quebrou fronteiras estaduais, alcançando 127 mulheres de Minas Gerais, por meio de parcerias. Com a participação das mineiras, a 9ª edição das PLPs alcançou 377 alunas em 2021.

Ainda voltado para o público feminino, o Saspe ofereceu 254 vagas em cursos livres, visando a inserção no mercado de trabalho e reforçando a luta das mulheres.

Para a dirigente do órgão municipal, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, oferecer oportunidades tão atuais para os munícipes fomenta o comércio local e a geração de emprego. “O Saspe busca sempre ofertar cursos que estão em alta, para os alunos saírem com grandes chances de emprego. São os suzanenses recebendo formação na cidade e prestando serviços aqui, gerando oportunidades para quem quer um novo emprego e para quem busca os atendimentos”, pontuou.