30/12/2021

Mais de 17 mil toneladas de resíduos são recolhidas durante ações de zeladoria

Número consta do balanço que também envolve limpeza de rios e valas, cuidados com a rede de galerias de águas pluviais e reparos na iluminação pública

A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos retirou 17.091 toneladas de resíduos durante as ações de zeladoria executadas em Suzano ao longo deste ano. O número consta do balanço elaborado pela pasta, que também envolve limpeza de rios e valas, cuidados com a rede de galerias de águas pluviais e reparos na iluminação pública.

Ao longo de 2021, foram realizados vários mutirões, principalmente aos finais de semana, por toda a cidade. E entre esses atendimentos destaca-se o recolhimento de resíduos das vias públicas. Só neste trabalho foram coletadas 8.942 toneladas de lixo. Este é considerado um dos principais focos de atuação.

Um dos pontos pensados para evitar alagamentos em períodos de chuva, os cuidados com as galerias de águas pluviais também foram alvo de atenção. Desde janeiro, a pasta limpou um total de 3.734 bueiros, removendo 1.226 toneladas de resíduos. Além destes, as equipes ainda trocaram 387 tampas, 188 guias chapéu, 80 tampões e 65 grades articuladas.

Os agentes públicos também providenciaram reformas das de águas pluviais, totalizando 3.743 metros, principalmente correções de danos estruturais causados pelo desgaste natural. Os funcionários também concluíram a limpeza de 398 quilômetros da rede e das valas de drenagem do município, o que também influenciou nos corpos d’água de Suzano. Ao todo, foram removidas 6.923 toneladas de resíduos da superfície e dos leitos dos rios, sendo que a ação mais recente ocorreu no rio Una, neste mês.

“Uma das principais qualidades destes trabalhos feitos pelas equipes está no trato e na conservação da cidade. Por exemplo, a limpeza de praças consiste, em sua maioria, na repintura de bancos, coleta de lixo e renovação das fontes de água para que o cidadão possa visitar um espaço público limpo, bonito e bem cuidado. É uma atuação constante com os mutirões de zeladoria e o resultado é uma Suzano cada vez mais bela”, pontuou o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira.

No ano, a pasta realizou 1.337 ações de limpeza e revitalização de espaços públicos de lazer, incluindo praças, áreas com gramado e feiras. Parte deste serviço foi a poda de árvores para mantê-las presentes nos ambientes urbanos, totalizando 1.519 concluídas.

Iluminação pública
Outra iniciativa conduzida é o projeto “Ilumina Suzano”. Por meio dele, os agentes municipais realizam o conserto da iluminação pública da cidade em todos os seus pontos com o auxílio da população, que pôde notificar a existência de lâmpadas queimadas e postes de luz danificados por meio do aplicativo “Suzano Iluminação Pública”. O conceito do sistema foi pensado para atender ao pedido em menos de 72 horas, garantindo rapidez no reparo, inclusive durante as madrugadas.

Ao todo, 11.404 lâmpadas foram substituídas em 2021, registrando uma média mensal de 1.036 atendimentos. Durante o período, a pasta promoveu trabalhos em todas as áreas do município, contabilizando números maiores em bairros mais populosos e extensos, casos do Miguel Badra e da Vila Urupês, resultando na presença de mais postes de iluminação e, consequentemente, de mais chamados no aplicativo e por telefone.

Além da troca de lâmpadas queimadas e substituição de bulbos incandescentes, também foi providenciada a troca de reatores defeituosos e de outros materiais que afetam o funcionamento pleno da iluminação, como relés, cabos e refletores, sempre atualizando sua tecnologia e desempenho.

Oliveira pontuou que estas ações têm como objetivo garantir a segurança dos munícipes. “Os postes, a fiação e as próprias lâmpadas são monitorados cuidadosamente pelas nossas equipes, para que uma via não fique com um ponto sem iluminação por longo período. Esta atenção é justamente o que sempre nos prontificamos a ter”, destacou.