30/11/2022

Mais de 140 alunos se formam no programa Bombeiro na Escola

Mais de 140 alunos se formam no programa Bombeiro na Escola

Crianças dos 4° e 5° anos de três instituições de ensino de Suzano concluíram curso iniciado em agosto

A Secretaria de Educação de Suzano e o Corpo de Bombeiros realizaram nesta quarta-feira (30/11) a formatura de 143 alunos de três instituições municipais de ensino que participaram do programa Bombeiro na Escola. O curso oferecido para crianças dos 4º e 5º anos tem como objetivo orientar e ensiná-los a evitar situações de risco e a ter noções básicas de proteção e segurança.

Na ocasião, o grupo esteve no quartel da corporação para receber o certificado de conclusão. Dos 143 jovens, 97 são da Escola Municipal Professora Ana Rita Gomes, do Jardim Margareth, 28 da Escola Municipal Professora Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, do bairro dos Moreiras, e 18 da Escola Municipal Paulo Henrique Barreiros, do Parque Residencial Samambaia.

A cerimônia, dividida em dois períodos, contou com as presenças dos responsáveis dos alunos e do secretário municipal de Educação, Leandro Bassini. Junto com a equipe formadora, dirigida pelo bombeiro André Fernandes de Oliveira, o chefe da pasta falou sobre a importância dos cuidados com a segurança nas escolas e nos lares antes de oficializar a entrega dos certificados e concluir com o agradecimento das crianças para os bombeiros.

Na formação, realizada desde agosto, os alunos foram orientados sobre as melhores formas para evitar situações de perigo, como o acionamento da corporação, e sobre a atuação em campo. Foram passadas também informações a respeito do procedimento correto de ação durante as ocorrências, incluindo alguns dos equipamentos utilizados no dia a dia.

A aplicação do programa foi feita com base na primeira experiência da ação, no semestre passado, na Escola Municipal Antônio Carlos Mayer, do Jardim Maitê. À época, os bombeiros conduziram treinamentos similares para 60 crianças que, ao final do período, também receberam certificados. Ainda em dezembro, a Educação concluirá o programa para mais 146 alunos da Escola Municipal Manoel Vicente Ferreira Silva, da Vila Helena, e a expectativa é de que a ação seja continuada para outras regiões em 2023.

Segundo Bassini, este é um projeto que já havia sido realizado em outros municípios de São Paulo, sendo estas algumas das primeiras turmas formadas. “Quando iniciamos esse programa, ainda no Jardim Maitê, nosso objetivo era garantir que os alunos adquirissem noções básicas de autodefesa em caso de acidentes e, mais ainda, de prevenção, o que evita a chance de acidentes, lesões ou até mesmo fatalidades. E pelo que pude observar, este ideal foi atingido. Desejo meus parabéns a todos, desde os alunos até os bombeiros formadores”, afirmou.