22/07/2020

Mais 110 artesãos são habilitados para atuação em Suzano

Entrega simbólica de carteirinhas oficializou a inclusão de novos profissionais no Programa Municipal de Valorização do Artesanato

O prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, realizaram nesta quarta-feira (22/07) entrega simbólica da Carteira Municipal do Artesão a quatro membros da categoria. Houve também a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi.

O encontro ocorreu no gabinete principal do Paço Municipal com poucos representantes por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A medida é resultado da segunda chamada pública para cadastramento desses profissionais e integra o Programa Municipal de Valorização do Artesanato e do Artesão de Suzano. Desta vez, 110 profissionais foram habilitados.

A artesã Ivonete Veríssimo Santiago classificou como uma grande conquista para o setor. “É um documento que nos deixa seguros e eleva a nossa autoestima. Lutamos muito tempo pelo reconhecimento do nosso trabalho e só podemos agradecer esta gestão, que passou a nos olhar com respeito e carinho”, disse.

A iniciativa tem base na lei municipal nº 5.177/2019, que instituiu o Programa Municipal de Valorização do Artesanato e do Artesão de Suzano. A atuação em conjunto entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e de Cultura e o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) permite que trabalhadores participem de eventos promovidos pelo Poder Público, paralisados neste momento devido à quarentena.

Larissa disse que sabe do valor do trabalho dos artesãos, que colocam muito amor em cada detalhe, por isso trabalha em conjunto para dar atenção a este setor da economia que tanto necessitava. Ela finalizou dando as bos-vindas e agradecendo a participação do grupo.

Agora, o programa totaliza 266 profissionais que receberam a Carteira Municipal do Artesão. Loducca destacou que este documento estreitou a relação do artesão com a cidade e traz geração de renda e dignidade ao trabalho. Para ele, todos que conquistaram a carteirinha se empenharam e mostraram talento em um segmento importante para o desenvolvimento do município.

Ashiuchi ressaltou que este foi um grande avanço da gestão, principalmente para organizar o trabalho deste público e relembrou que os projetos voltados ao setor, como a Loja e a Casa do Artesão, continuam na programação, porém tiveram que ser adiados em razão da pandemia da Covid-19.

O prefeito pontuou que, infelizmente, Suzano deu uma pausa nessas ações por causa das orientações dos órgãos de Saúde, mas o compromisso com os artesãos é grande e por isso a prioridade também é retomar os planos que já estavam em andamento assim que possível, bem como a participação nos eventos do município com a exposição dos produtos.

Serviço
Para se cadastrar junto à Comissão de Promoção do Artesanato de Suzano, o interessado deve comparecer ao Centro Unificado de Serviços, o Centrus (avenida Paulo Portela, 210, 2º andar, sala 211 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Após a inscrição, o solicitante será informado sobre cursos voltados ao empreendedorismo dentro da área de atuação e futuros chamamentos para habilitação e emissão da Carteira Municipal de Artesão.