18/05/2022

Luta Antimanicomial é reforçada em ação do CAPS Devir

Luta Antimanicomial é reforçada em ação do CAPS Devir

Grupo acompanha programação especial no Cineteatro Wilma Bentivegna

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quarta-feira (18/05), tem pautado a programação do Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Centro) neste mês de maio. A atividade planejada pelas equipes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Devir promove um momento de troca e reflexão ao grupo de usuários que acompanha a exibição dos filmes temáticos.

Nesta semana, o grupo assistiu ao filme “Toc Toc”, que trata com humor o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Os diferentes personagens trazem as formas de manifestação e, de uma maneira sensível, retratam o sofrimento e a dificuldade na convivência com o transtorno.

Na próxima terça-feira (24/05), às 10 horas, os usuários voltam a se reunir no cinema público para acompanhar o filme “Garota, Interrompida”. A obra se passa em 1967 e retrata a rotina de um hospital psiquiátrico em que um grupo de internas planeja a fuga. A obra é baseada no livro homônimo, de Susanna Kaysen, e traz a atuação de Angelina Jolie, que faturou quatro prêmios de melhor atriz coadjuvante, incluindo o Oscar e o Globo de Ouro.

Por fim, a programação semana se encerra no próximo dia 31 com o filme “O Holocausto Brasileiro”, também baseado no livro homônimo da jornalista Daniela Arbex. A adaptação emocionante retoma a memória das 60 mil vítimas do tratamento desumano e genocida promovido no Hospital Colônia de Barbacena, a maior instituição psiquiátrica da história do País.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da data. “Em Suzano tratamos a Saúde Mental com muito respeito e empatia. Todos nós passamos por momentos difíceis e reconhecemos a importância do trabalho desempenhado pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Neste ano, em março, recebemos uma bonita intervenção do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), com projeções de conscientização. É esse tipo de ação lúdica que buscamos abordar, a fim de desmistificar todos os tabus e preconceitos ainda existentes”.

Mais informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial podem ser obtidas no telefone (11) 4745-2094 ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.